O que é Google Trends?
Quais são as funcionalidades  do Google Trends?
Como o Google Trends pode ajudar a sua empresa?
Como você pode aplicar o Google Trends?
Invista em resultados!

O que é o Google Trends? Conheça a ferramenta de mapeamento de interesses!

Como ter sucesso no seu negócio? Para isso, saber qual é o interesse do seu público é essencial, logo, conheça o Google Trends.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o Google Trends? Conheça a ferramenta de mapeamento de interesses!

Um dos maiores desafios para os criadores de conteúdo é acompanhar os assuntos que são tendência e possuem os maiores volumes de buscas. No entanto, hoje você vai conhecer uma ferramenta que facilita esse processo: o ​​Google Trends.

Com esses dados em mãos, muitos sites conseguem ter um direcionamento daquilo que o seu público se interessa. Assim, a produção de conteúdo passa a ser mais direcionada e assertiva.

Quer saber como o Google Trends pode ser um aliado na visibilidade no seu site? Leia este artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta! Confira:

  • O que é Google Trends?
  • Quais são as funcionalidades do Google Trends?
  • Como o Google Trends pode ajudar a sua empresa?
  • Como você pode aplicar o Google Trends?
  • Invista em resultados! 

Vamos lá! 

O que é Google Trends? 

O Google Trends é uma ferramenta desenvolvida pelo buscador para mapear as tendências no consumo de conteúdo. Para isso, ela utiliza alguns quesitos como os termos pesquisados no google.

Apesar de ter sido criado em 2006, o Google Trends se atualiza cada vez mais para trazer as melhores informações para o usuário. Por isso, atualmente permite que diversos filtros sejam feitos, como:

  • Categoria da busca;
  • Período de tempo a ser analisado;
  • Tipo de conteúdo consumido.

Além disso, um detalhe muito importante: o Google Trends é uma ferramenta gratuita. 

Com isso, ele democratiza o acesso à informação e ajuda qualquer empreendedor ou criador de conteúdo a melhorar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa, mais conhecido como search results.

Quer entender mais a fundo sobre as funcionalidades disponíveis no Google Trends? Confira a seguir!

Quais são as funcionalidades  do Google Trends?

Como você já sabe, o Google Trends traz informações sobre keyword research, ou seja, as palavras chave mais buscadas. No entanto, ele pode trazer ainda mais detalhes que facilitam a segmentação assertiva na produção de conteúdo.

Uma das mais utilizadas é a de localização. Com ela, é possível analisar as buscas de termos relacionados a uma região específica, sendo ideal para negócios focados em atender uma área específica. 

No entanto, essa também é uma funcionalidade que permite que sejam analisadas tendências globais pelo Google Search volume. Em outras palavras, os assuntos que estão ganhando mais visibilidade nas pesquisas da plataforma.

Além disso, também é possível recortar por period of time, em português, períodos de tempo. Com essa funcionalidade é fácil detectar as épocas de maior sucesso de determinado assunto, bem como traçar estratégias de marketing de  conteúdo para possíveis tendências.

A atualização dessa ferramenta do google é real time, com isso não há defasagem no acompanhamento das buscas. Vale também ressaltar que o período mais antigo mapeado é o ano de 2004.

Outra vantagem do Google Trends é a possibilidade de procurar por nichos. Por exemplo: sites de entretenimento podem segmentar as suas buscas apenas no assunto, tirando outros setores como política e culinária, fazendo assim consultas relacionadas ao termo buscado.

Por último, a funcionalidade que pode trazer mais qualidade pro seu conteúdo: tipo de busca. Se você quer produzir conteúdo de determinado assunto, o Google Trends indica como ele é mais consumido. Por exemplo:

  • Em texto;
  • Através de vídeos;
  • Imagens;
  • Notícias. 

Agora é hoje de entender como essas funcionalidades podem ser um diferencial para o seu negócio. Acompanhe!

Como o Google Trends pode ajudar a sua empresa?

Usar o Google Trends para mapear o search interest (interesse de pesquisa) do seu público-alvo é uma forma de alavancar os negócios. No entanto, muitas empresas não sabem por onde começar a fazer suas estratégias voltadas para o negócio.

Pensando nisso, separamos algumas das maneiras que o Google Trends possui para auxiliar na visibilidade. Veja com mais detalhes!

Alinhamento com as tendências de buscas (search trends)

No mundo digital dois pontos devem estar sempre muito alinhados: a qualidade do conteúdo e o interesse do consumidor sobre ele. 

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!

Ebook Storytelling, baixe agora!

Pensando nisso, ao usar o Google Trends você terá acesso aos temas considerados rising searches. São classificados nesse quesito os assuntos ou palavras-chaves com crescente aumento nas buscas.

Sendo assim, você consegue produzir um conteúdo relevante que gera mais visitas ao seu site. Afinal, eles são de fato de interesse dos consumidores.

Uso estratégico das palavras-chaves (search terms)

Quando uma pessoa vai pesquisar uma música para concentração, qual verbo é mais utilizado: ouvir ou escutar?

Esse é um exemplo de como o Google Trends pode trazer mais assertividade na geração do seu conteúdo! 

As pesquisas na internet, ou web searches, levam em consideração a busca do usuário e nem sempre são sensíveis aos sinônimos. Por isso, ao produzir um conteúdo é necessário focar nas palavras que têm mais procura.

Lançamento de campanhas com base no search interest

Imagine uma loja de roupas planejando as suas campanhas para a Black Friday. Inúmeras ideias podem surgir, mas o uso assertivo das palavras pode ser o fator que diferencie o seu sucesso em comparação com a concorrência.

Seria melhor oferecer "frete grátis", "descontos progressivos" ou "leve duas peças e pague só uma"?

Esse é um tipo de questão que também pode ser avaliada pelo Google Trends através dos search queries, ou consultas de pesquisa.

Com isso, é mais fácil mapear o que chama mais atenção do seu público-alvo.

Como você pode aplicar o Google Trends?

A utilização do Google Trends é simples, assim como outras ferramentas da plataforma, como:

Por isso, não precisa se preocupar! Preparamos um manual que servirá de apoio para qualquer que seja a sua necessidade.

Pesquise pelo termo

Logo ao acessar o link do Google Trends, você já encontrará na página inicial o campo para pesquisar o termo ou palavra-chave que está buscando.

Essa ferramenta é ideal para quem já possui direcionamentos iniciais para a criação de conteúdo.

interface inicial

Pesquisa pela tendência

Por outro lado, também é possível encontrar inspirações na plataforma. Para isso, é preciso acessar o menu principais pesquisas:

principais pesquisas

Depois disso, você poderá filtrar por categoria pesquisando o assunto, por tendências diárias ou em tempo real, bem como a localidade que você deseja as informações.

aba de pesquisa

Pesquisas do ano

Outra alternativa para quem busca insights é a chamada "pesquisas do ano". Por ela, é possível ter recortes temporais do volume de procura sobre um determinado tema.

pesquisas do ano

Quer acompanhar uma palavra-chave? Se inscreva!

Outra sugestão é a opção de se inscrever para receber notícias acerca de um tema ou palavra-chave. Assim, você se atualiza constantemente para oferecer o conteúdo que o seu público mais se interessa.

inscrições

Quer uma pesquisa mais específica? Veja mais!

Além de todas as opções acima, você pode ser ainda mais específico nas suas buscas. Clicando no menu em "ver mais", será possível filtrar por:

  • Localização;
  • Período;
  • Categoria;
  • Tipo de pesquisa. 

termos de pesquisas

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre atualizado das principais informações e conhecimentos!

Invista em resultados!

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.