O que é o Google Drive?
Quais são as principais funcionalidades do Google Drive?
Como usar o Google Drive?
Exemplos de uso do Google Drive!
Se liga nessa super dica!

O que é o Google Drive? Aprenda como usar esse armazenamento em nuvem.

Saiba mais sobre o que é e como funciona o google drive, assim como as principais vantagens do uso desse armazenamento em nuvem.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O que é o Google Drive? Aprenda como usar esse armazenamento em nuvem.

No contexto atual em que vivemos, onde os dados e arquivos são a maneira predominante de transmissão e gestão de conhecimento, ter um armazenamento seguro e confiável é essencial. Por isso, surgiu o Google Drive!

Criado em 2012, esse software de armazenamento em nuvem é um dos apps do Google que tem características muito interessantes e aplicações que facilitam o dia a dia das pessoas que precisam armazenar arquivos.

Quer saber mais sobre esse aplicativo de armazenamento gratuito do Google? Então, continue a leitura desse artigo, pois te contaremos todas as informações relevantes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o Google Drive? 
  • Quais são as principais funcionalidades do Google Drive?
  • Como usar o Google Drive?
  • Exemplos de uso do Google Drive! 

Vamos lá!

O que é o Google Drive? 

Como já foi dito anteriormente, o Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem de arquivos e pastas que podem ter diversos formatos de arquivos suportados, tais como: fotos, vídeos, planilhas, documentos, entre outros.

O Google Drive disponibiliza 15 GB de armazenamento gratuitamente, além de oferecer pacotes pagos para quem tem uma necessidade maior de espaço.

Para quem tem dúvida sobre o que é um armazenamento em nuvem, podemos definir o mesmo como um tipo de armazenamento que não precisa do espaço do HD ou SSD do seu computador, por exemplo, e sim apenas de uma conexão com a internet.

Além disso, o Google Drive não está restrito apenas ao uso pelo computador, visto que ele pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar, como: celulares, tablets, notebooks, etc.

Mas, você sabe quais são as principais funções do Google Drive? Então, não deixe de conferir o próximo tópico, pois, iremos tratar desse assunto.

Quais são as principais funcionalidades do Google Drive? 

Ao contrário do que muitos pensam, as funções do Google drive não se restringem apenas ao armazenamento, visto que, também é possível fazer criação e upload de documentos, compartilhamento e organização de arquivos. Saiba mais sobre cada uma dessas funções:

  • Criação e upload: dentro do google drive é possível criar documentos editáveis e fazer uploads de arquivos que estão no armazenamento do dispositivo móvel, por exemplo. 
  • Compartilhamento: uma das grandes vantagens do armazenamento em nuvem é a possibilidade de compartilhar um google docs, por exemplo, em tempo real com outros usuários.
  • Organização: além de armazenar, a organização é um fator muito importante para facilitar o acesso aos arquivos. Dessa forma, dentro do Google Drive é possível agrupar os arquivos de segmentos parecidos para essa finalidade. 

Nesse kit de Trabalhos Acadêmicos você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade:

• [eBook] Manual do TCC

• [Documento] Modelo de TCC

• [Documento] Modelo de Artigo Científico

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso kit de Trabalhos Acadêmicos!

Trabalhos Acadêmicos, baixe agora!

Agora que você já sabe que esse serviço é útil para o armazenamento e suas outras funcionalidades, nada mais justo do que entender melhor como usar o mesmo. Por isso, confira o nosso próximo tópico!

Como usar o Google Drive? 

Se você nunca acessou o Google Drive antes, é necessário que você crie uma conta antes, para isso, você pode seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site: drive.google.com 
  2. Clique em “Acessar o Google Drive” e você será direcionado para uma página de login; 
  3. Na parte de criação de conta, você tem a opção de criar uma conta para você ou para seu negócio, dessa forma escolha a que se adequa ao seu caso e preencha os dados solicitados; 
  4. O Drive solicitará uma verificação por email ou telefone e a conta estará criada; 

Simples, não é mesmo? Caso você já tenha uma conta no Google Drive, você só precisará logar com seu e-mail e senha para ter acesso!

Após fazer o login, você terá acesso a uma aba com as seguintes aplicações: Meu Drive, Computadores, Compartilhados comigo, Recentes, Com estrela e Lixeira. A função de cada um é intuitiva e a  localização dos mesmos na tela vai depender do dispositivo que você está acessando.

Além disso, você pode escolher qual o tipo de visualização que vai facilitar mais para você! Dessa forma, informações como o tamanho do arquivo e quem é o proprietário do mesmo podem ficar evidentes.

Mas, você deve estar se perguntando como é que esse uso do Google Drive se dá na prática, certo? Por isso, no próximo tópico vamos te contar alguns exemplos dessa aplicação, confira!

Exemplos de uso do Google Drive! 

Há inúmeras formas de usar o Google drive, entretanto, selecionamos algumas das principais formas interessantes para falar desse uso, tais que são:

Gestão de documentos de empresas

A gestão do conhecimento é um fator muito importante para que as empresas se desenvolvam e tenham bons resultados de desempenho. Diante disso, o Google Drive é uma ótima ferramenta para essa finalidade.

Com essa ferramenta, todos os membros da equipe podem ter acesso aos principais documentos de forma simultânea e ainda, de forma bem organizada para facilitar o acesso.

Armazenamento de fotos e vídeos  

Para os amantes de fotografias, o armazenamento dos celulares nunca é o suficiente! Por isso, o google drive é uma ótima opção para o armazenamento e ainda preserva a qualidade das fotos. Nele, é possível fazer backup do Google Fotos, por exemplo.

Além disso, para as pessoas que gostam de armazenar vídeos e até mesmo filmes, o Google Drive dá essa ótima oportunidade. Para isso, os conteúdos que excederem os 15GB gratuitos podem ser contemplados por um pacote pago.

Compartilhamento de arquivos de trabalho 

Para quem trabalha remotamente, por exemplo, o acesso aos arquivos é imprescindível. Diante disso, com o Google Drive é possível concentrar em um só lugar todos os arquivos necessários.

Além disso, essa é uma ótima ferramenta para fazer um trabalho em grupo com sua turma da escola ou faculdade, ou até mesmo armazenar as informações de algum projeto que está sendo feito em equipe.

Muito interessante, não é mesmo? Se gostou deste conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre estar por dentro das informações mais relevantes!

Se liga nessa super dica! 

Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.

Pensamento Crítico

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Documentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.