O que aconteceu no dia 11 de setembro?
O que mudou desde então?
Leia mais!

Relembre o ataque de 11 de setembro 20 anos depois

Relembre o 11 de setembro 20 anos depois do ataque terrorista e veja o que mudou desde então nos Estados Unidos e no mundo após o ataque.

Camila Rocha
Por: Camila Rocha
Relembre o ataque de 11 de setembro 20 anos depois

Uma das datas mundiais mais conhecidas, é o 11 de setembro. Infelizmente não é conhecida por ser uma data comemorativa e feliz para todos, mas sim uma data que remete à morte de milhares de pessoas em ataque terrorista nos Estados Unidos.

Hoje relembraremos o ataque terrorista de 11 de setembro, em que dois aviões foram jogados contra as Torres Gêmeas que completam 20 anos de um episódio marcante para todo mundo, visto que uma das maiores potências mundiais estava vulnerável e sendo atacada, ocasionando diversas mortes inocentes.

Em memória, falaremos de como foi o dia 11 de setembro de 2001 e o que mudou desde então. Acompanhe pelos seguintes tópicos:

  • O que aconteceu no dia 11 de setembro?
  • O que mudou desde então?
  • Leia mais!

O que aconteceu no dia 11 de setembro?

Há 20 anos, no dia 11 de setembro de 2001, a Torre Norte do World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos, foi atingida pelo avião 11 da companhia American Airlines.

Inicialmente, todos pensaram que seria um erro de rota ou um acidente aéreo. Porém, 17 minutos depois surge um segundo avião, o 175 da United Airlines, e atinge a Torre Sul. Com isso, ficou constatado que se tratava de um ataque terrorista e posteriormente ocasionou a queda das Torres Gêmeas do World Trade Center.

Além disso, Pentágono também foi atingido, com o avião comercial 77 da American Airlines e um quarto avião caiu em uma área rural na Pensilvânia, perto de Shanksville e acredita-se que seu destino seria o Capitólio ou a Casa Branca.

No total, morreram cerca de 3 mil pessoas, alguns com o impacto direto dos aviões, outros ficaram presos, e muitos entraram em desespero e se atiraram das janelas dos prédios. Realmente uma cena chocante e muito difícil de esquecer.

E por incrível que pareça, cerca de 40% dos corpos encontrados, ainda não foram identificados. E até hoje, 20 anos depois, novas vítimas são identificadas.

Onde se localizavam as Torres Gêmeas foi criado o Memorial e Museu Nacional do 11 de setembro, em homenagem às vítimas do ataque.

memorial de 11 de setembro

Todos os 4 aviões comerciais foram sequestrados em um ataque terrorista de responsabilidade da Al Qaeda, orquestrado por Osama Bin Laden, que só admitiu seu envolvimento em 2004. E após cerca de 10 anos de perseguição, Bin Laden foi morto por forças especiais norte-americanas em 2 de maio de 2011.

Em fátwa - pronunciamento legal no Islã emitido por especialista, seja religioso ou de um assunto específico - emitido pela Al Qaeda, declaram que algumas das motivações para o ataque foram o apoio dos Estados Unidos a Israel, a presença deles na Arábia Saudita e as sanções contra o Iraque.

Um ataque terrorista de tamanha dimensão, contra a maior potência mundial, não passaria sem deixar mudanças, tanto nos Estados Unidos, quanto no mundo. Por isso, confira o que esse atentado de 11 de setembro mudou no mundo.

O que mudou desde então?

Após o 11 de setembro, os Estados Unidos sob comando do presidente George W Bush, iniciaram a “Guerra ao Terror”, que mudou toda estrutura geopolítica e intensificou as guerras no Oriente Médio.

Outra mudança ocorrida, foi que nos Estados Unidos foi assinado o decreto USA Patrioct Act (Lei Patriótica), que permite as empresas de inteligência interceptarem as comunicações de pessoas que podem estar envolvidas com terrorismo, sem necessidade de autorização judicial.

Essa lei foi substituída posteriormente pelo USA Freedom Act, que impunha algumas restrições quanto ao manuseamento de dados.

O poder que as agências de inteligência norte-americanas possuem é criticado a anos, principalmente após o vazamento de casos de espionagem internacional, incluindo cidadãos e governos aliados, como o Brasil.

Houveram mudanças quanto a segurança de aviões também, onde cockpits a prova de balas e que podem ser bloqueados se tornaram padrão. Além disso, aumentou-se o rigor com objetos que podem ser utilizados como arma branca e a utilização de scanners de corpo inteiro.

De lá para cá, a tecnologia vem sendo muito utilizada tanto para identificar as vítimas, quanto para prevenir possíveis outros ataques, com o escaneamento e reconhecimento facial.

O 11 de setembro é um momento muito triste da história mundial, que deve ser sempre lembrado para que possamos estar atentos a possíveis perigos e desenvolver cada vez mais padrões de segurança.

Leia mais!

Um dos assuntos muito comentados nas últimas semanas é a tomada do poder do Afeganistão pelo Talibã, e contamos para você um pouco sobre como esses eventos relatam a falta de gestão de conflitos. Além disso, o 11 de setembro tem participação importante nessa história, por isso confira.

Para ter acesso a mais informações como essas e muito mais, continue acessando o Blog Voitto e se inscreva em nossa newsletter.

Camila Rocha

Camila Rocha

Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.