A cultura ágil vem ganhando cada vez mais espaço frente a um mercado repleto de mudanças. Profissionais que possuem a capacidade de gerenciar projetos através de métodos ágeis são cada vez mais valorizados, e, para comprovar as suas competências nesse quesito, foi criada a certificação PMI - Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®).

Um profissional certificado pela PMI é reconhecido por sua capacidade de compreender os princípios e conceitos do gerenciamento ágil de projetos, além disso, pode comprovar sua capacidade em aplicar ferramentas e técnicas Agile.

A certificação PMI-ACP® faz um registro formal de seus conhecimentos e experiências na cultura ágil de projetos; isso faz com que profissionais que possuam essa comprovação obtenham um grande diferencial no mercado de trabalho.

A PMI-ACP® é, sem sombra de dúvida, a certificação Agile com o maior crescimento nos últimos anos. Empresas que estão incentivando seus funcionários a obter esse certificado já estão sentindo os efeitos positivos, tendo um grande aumento nos lucros.

 

Por que fazer uso das metodologias ágeis?

 

O uso das metodologias ágeis pode gerar muito impacto nas equipes que as adotam. Elas são baseadas em entregar determinado produto ou serviço, visando a satisfação do cliente de maneira incremental, ou seja, os clientes passam um retorno rápido para os próximos passos do processo, para que assim correções sejam feitas.

Diferente do que muitas pessoas pensam, as técnicas ágeis não são utilizadas somente nas áreas de tecnologia de informação; atualmente, são implementadas nos mais diversos setores da indústria. Por isso, saber utilizar as metodologias ágeis faz de você uma pessoa com conhecimentos muito desejados pelas empresas.

Para buscar informações sobre as metodologias ágeis, não existe distinção entre cargos, não importa se você é um profissional técnico ou um profissional voltado para áreas gerenciais, o que importa é estar antenado sobre essas novas tendências. 

 

A certificação PMI-ACP® é indicada para quem?

 

Essa certificação é indicada para todo mundo que trabalha com gestão de projetos ágeis. 

De uma maneira generalista, é indicada para quem trabalha em equipes ou empresas que adotem qualquer tipo de metodologia ágil.

O grande diferencial em relação às demais certificações, é que ela é capaz de exibir, não somente suas experiências teóricas, mas também todas as suas experiências práticas adquiridas ao longo da carreira.

 

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Quais são os pré-requisitos?

 

Para conseguir a certificação PMI-ACP®, é necessário que alguns critérios sejam cumpridos. Abaixo, listamos todos esses pré-requisitos. Confira: 

 

  • O candidato à certificação deve possuir ensino médio completo;

  • O candidato à certificação deve possuir no mínimo 2000 horas (12 meses) de trabalho em projetos adquiridos nos últimos 5 anos;

  • O candidato à certificação deve possuir no mínimo 1500 horas (8 meses) de trabalho em projetos que utilizam alguma metodologia ágil nos últimos 3 anos;

  • O candidato à certificação deve possuir no mínimo 21 horas de treinamento em Gerenciamento Ágil de Processos.

 

É importante salientar que é necessário ter atuado em projetos, porém, não é necessário que os candidatos tenham sido gerentes de projetos.

 

Quais são os benefícios em se obter a certificação PMI-ACP®?

 

Através dessa certificação da PMI, você obterá inúmeros benefícios. Listamos para você os mais importantes:

 

  • Demonstra para o mercado de trabalho que você é um profissional habilitado para executar projetos de cultura de ágil;

  • Faz com que você ganhe maior conhecimento em técnicas e ferramentas de gestão de projetos;

  • Os profissionais certificados mostram que têm capacidade de liderar grandes equipes de projetos ágeis;

  • Essa certificação possui uma enorme credibilidade no mercado de trabalho, pois comprova as suas reais competências práticas.

 

Como funciona o exame?

 

A inscrição no exame deve ser efetuada pelo site http://certification.pmi.org. É necessário informar seus dados pessoais e algumas informações relacionadas com sua experiência profissional. O formulário com suas informações deve ser preenchido em até 90 dias. Caso o seu formulário seja aprovado, você é autorizado a fazer o pagamento da taxa de inscrição.

A prova pode ser realizada pela internet, ou em uma agência autorizada. Ela é composta por 120 questões de múltipla escolha e você tem o tempo máximo de 3 horas para sua realização.

 

E aí, que tal aprender com a gente?

 

Agora que você já sabe o que é a certificação PMI-ACP®, qual a sua importância e como prestar o seu exame, chegou a hora de aprender ainda mais com a gente.

Já que estamos esse tempo todo falando sobre metodologias ágeis, nós, da Voitto, te convidamos a conhecer o nosso curso, totalmente gratuito, de Introdução ao Agile Scrum. Através dele, você vai dar os seus primeiros passos nessa metodologia.

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