O que é Prototipagem?
Qual a função da Prototipagem?
Quais são as vantagens da Prototipagem?
Quais são os tipos de Prototipagem?
Quais são os tipos de fidelidade de um Protótipo?
Quais são os tipos de contextualidade da Prototipagem?
Descubra o poder do MASP e eleve sua gestão de processos a um novo patamar!

Entenda o que é Prototipagem e saiba quais são as vantagens para o seu negócio!

Aprenda, neste artigo, o que é a Prototipagem, quais são as suas vantagens e como esta técnica pode garantir o sucesso da sua ideia de negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Prototipagem e saiba quais são as vantagens para o seu negócio!

A Prototipagem é um processo fundamental no desenvolvimento de produtos, serviços ou soluções, que consiste na criação de modelos iniciais para validar ideias, testar funcionalidades e obter feedback dos usuários.

É uma abordagem interativa e colaborativa, que permite visualizar e interagir com uma versão simplificada do produto final antes de investir recursos na sua produção em larga escala.

Você sabia que a prototipagem é uma importante etapa do Design Thinking? Pois é, a técnica de prototipação pode garantir diversas vantagens para quando sua empresa quiser desenvolver um novo produto.

Teve umaideia de negócio depois de realizar um brainstorming com seu time e deseja saber se ela irá funcionar e além de tudo conseguir pontos de melhoria de seus usuários? Crie um protótipo!

Deseja saber sobre a técnica de prototipagem? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Prototipagem?
  • Qual a função da Prototipagem?
  • Quais são as vantagens da Prototipagem?
  • Quais são os tipos de Prototipagem?
  • Quais são os tipos de fidelidade de um Protótipo?
  • Quais são os tipos de contextualidade da Prototipagem?

Vamos à leitura?

O que é Prototipagem?

A prototipagem consiste em um termo que relaciona ao ato de prototipar, ou seja, criar um protótipo para algo que deseja produzir e colocar no mercado. Sendo que é uma das formas de validar ideias.

O exemplo mais clássico que podemos citar é sobre a prototipagem de softwares, imagine que você deseja testar as funcionalidades de um programa de computador mas não deseja gastar rios de dinheiro.

Simples! Você pode criar um protótipo. Sendo assim, você irá criar um modelo do produto final, mas sem toda a qualidade técnica e a robustez do que seria o software de fato.

Qual a função da Prototipagem?

O principal objetivo seria transmitir a sua usabilidade e seu propósito. Relacionado a softwares principalmente, existe o conceito de MVP (Minimum Viable Product) que consiste em criar uma versão simples para testar funcionalidades do produto dentro de um ciclo incremental.

Mas vale lembrar que a prototipagem não é relacionada apenas a softwares. A técnica pode ser utilizada para os mais diversos setores, como por exemplo na indústria automotiva, construção civil, arquitetura, etc.

Outro exemplo seria criar um protótipo a partir de impressão 3D de uma peça automotiva, que posteriormente seria fabricada a partir de moldagem por injeção plástica.


Utilizar esta técnica para validar seu produto gera diversas vantagens para o negócio, vamos conferi-las no tópico seguinte?

Quais são as vantagens da Prototipagem?

Existem diversas vantagens em realizar a prototipação do produto, antes que ele de fato lance no mercado, sendo as principais:

Testar a Funcionalidade

Ter o produto pré desenvolvido fisicamente ou virtualmente, permite responder se o produto funciona ou não e se precisa ser ajustado.

Testar a Usabilidade

Através do protótipo é possível testar a ideia entre o usuário e o protótipo, entendendo se o produto funciona, se é user-friendly e quais são os possíveis pontos de melhoria.

Coleta de Feedback

A coleta de feedback é uma das principais vantagens da criação de protótipos.

Ouvir o público alvo é a melhor forma de ter insights e entender o que é necessário melhorar, o que vai diretamente de encontro com a próxima vantagem.

Maior Assertividade

Se você coletou o feedback, você irá saber melhor do que o usuário precisa, logo irá melhorar o produto.

Desta forma, diminuirá as chances de lançar um produto fracassado, no qual não tenha demanda no mercado.

Redução de Custos

Investir em protótipos e investigar falhas é mais barato do que investir muito dinheiro em um produto final que não foi previamente testado.

Ou seja, uma empresa que realizou esta técnica da maneira correta, economiza tempo e dinheiro.


Bom, agora que você já sabe sobre a importância da prototipagem, vamos conferir seus tipos de maneira mais detalhada?

Quais são os tipos de Prototipagem?

Existem diferentes tipos de prototipagem utilizados no processo de desenvolvimento de produtos, alguns dos principais são:

1. Papel

Os protótipos de papel consistem em representações de interfaces com variados níveis de fidelidade, podendo ser wireframes, desenhos a mão ou até mesmo embalagens com finais com cores e desenhos.

Geralmente, os protótipos de papel são utilizados para representar esquematicamente telas de aplicativos, avaliar o fluxo de informação e navegação de um sistema e testar a interface.

O protótipo feito em papel pode começar simples e ir ficando mais complexo conforme os usuários retornam o feedback.

O resultado final inclusive pode ser feito através do computador, existem ferramentas específicas para isso.

2. Modelo de Volume

Os modelos de volume são aqueles que possuem a aparência mais fiel ao produto final, podendo até mesmo apresentar detalhes e texturas, porém, não são funcionais.

Este tipo, serve para representar a visão 3D de um produto conceito.

Devido a diversas tecnologias que existem hoje, como por exemplo a impressão 3D, é possível construir protótipos de modelo de volume com uma alta fidelidade e com um baixo custo.

3. Encenação

A prototipagem do tipo encenação consiste em uma simulação improvisada que busca representar as possíveis ações que um usuário tem com o produto, serviço ou interface.

Ela pode ser feita a partir de uma interação de uma pessoa com uma máquina ou por diálogos que representam a jornada do usuário.

Geralmente, é utilizada quando deseja-se exemplificar uma situação de uso do produto, identificar se o usuário possui uma experiência fluida e testar a usabilidade.

Além disso, este tipo de prototipagem ajuda a identificar pontos de melhoria e lacunas no processo.

Além destes tipos apresentados, também existe o protótipo de serviços, que busca simular ambientes ou relações interpessoais que representam os aspectos do serviço.

E também os storyboards, que representam visualmente uma história por meio de quadros estáticos com desenhos, fotografias e colagens.

Existem protótipos que são feitos usando até mesmo arduino, sendo que a criatividade do time pode ter grande influência de como o protótipo será feito.

Quais são os tipos de fidelidade de um Protótipo?

Os protótipos podem ter variações de fidelidade, de acordo com suas semelhanças com o produto final.

Ele pode ser tanto de alta fidelidade, com o tamanho real, detalhes, funcionalidade, etc.

De média fidelidade, que basicamente consiste em uma representação parcial do produto. E, de baixa fidelidade, que trata-se de um rascunho da ideia, representando as características superficiais do produto.

Consequentemente, os protótipos de baixa fidelidade são mais baratos e mais simples de serem construídos, ao contrário, os de alta fidelidade são mais caros e de fabricação mais difícil.

Quais são os tipos de contextualidade da Prototipagem?

Os protótipos também podem ter uma variação de contextualidade, que se refere ao ambiente nos quais eles serão testados, podendo ser em laboratórios, ou de fato na realidade na qual o produto será utilizado, além de claro, com a utilização dos usuários.

Existem diferentes tipos de contextualidade na prototipagem, que incluem:

Prototipagem de contexto físico

Nesse tipo de prototipagem, o protótipo é desenvolvido levando em consideração o ambiente físico em que o produto final será utilizado. Isso inclui características como tamanho, forma, peso e interação física com o usuário.

Por exemplo, ao projetar um dispositivo eletrônico portátil, o protótipo deve considerar a ergonomia, o encaixe na mão e a disposição dos botões para facilitar a interação do usuário.

Prototipagem de contexto virtual

Esse tipo de prototipagem envolve a criação de modelos digitais interativos que simulam o uso do produto em um ambiente virtual. Pode incluir a criação de interfaces de usuário, simulação de interações e experiências virtuais.

Por exemplo, ao projetar um aplicativo móvel, é possível criar protótipos de alta fidelidade usando ferramentas de design de interface para simular a interação do usuário com os recursos do aplicativo.

Prototipagem de contexto social

Nesse tipo de prototipagem, o foco está na interação social e nas relações entre os usuários e o produto. Envolve a simulação de situações sociais e a análise de como o produto afeta ou é afetado por essas interações.

Por exemplo, ao projetar uma plataforma de mídia social, é possível criar protótipos que simulem a interação entre usuários, o compartilhamento de conteúdo e as funcionalidades de comunicação.

Prototipagem de contexto organizacional

Esse tipo de prototipagem considera o contexto e os processos organizacionais em que o produto será implantado.

Envolve a criação de protótipos que simulem as interações entre o produto e os sistemas existentes da organização, bem como a integração com outros processos ou fluxos de trabalho.

Por exemplo, ao projetar um novo software para gerenciamento de projetos, é possível criar protótipos que simulem a interação do software com outros sistemas de gerenciamento utilizados pela organização.

Descubra o poder do MASP e eleve sua gestão de processos a um novo patamar!

Baixe agora mesmo o ebook "MASP - Como Resolver Problemas na Prática" e mergulhe no universo dessa metodologia revolucionária.

Aprenda como identificar e solucionar problemas complexos, implementar melhorias contínuas e alcançar resultados excepcionais.

Descubra as etapas fundamentais do MASP, desde a definição clara do problema até a análise de causa raiz e a implementação das ações corretivas.

Não perca tempo! Faça o download gratuito do ebook "MASP - Como Resolver Problemas na Prática" agora mesmo e comece a transformar seus processos de forma eficiente e eficaz!

Banner do ebook "MASP - Método de Análise e Solução de Problemas".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ebook Como Tirar Uma Ideia Do Papel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.