O que é a responsabilidade social empresarial?
Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?
Quais os desafios de sua implementação?
Como implementar a responsabilidade social empresarial?
Que tal também embarcar nessa jornada?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre Responsabilidade Social Empresarial

Entenda como se comprometer com a Responsabilidade Social Empresarial causa impactos positivos no seu negócio e também no mundo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra tudo o que você precisa saber sobre Responsabilidade Social Empresarial

Com certeza você já deve ter pensado: se cada um fizesse um pouco, teríamos um mundo muito melhor. E diante dessa ideia, a responsabilidade social empresarial vem ganhando cada vez mais importância no âmbito dos negócios.

Essa prática possui benefícios nítidos quando se olha para fora da organização. Os consumidores passam a admirar uma marca, tê-la como referência e consequentemente passam a ser fiéis a ela. 

Mas a responsabilidade social empresarial também traz vantagens da porta para dentro. Os colaboradores se unem ao redor de um propósito, passam a se orgulhar e serem cada vez mais promotores de um negócio.

Quer conhecer mais sobre responsabilidade social empresarial? Acompanhe esse artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema através dos seguintes tópicos?

  • O que é a responsabilidade social empresarial?
  • Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?
  • Quais os desafios de sua implementação?
  • Como implementar a responsabilidade social empresarial?
  • Que tal também embarcar nessa jornada?

O que é a responsabilidade social empresarial? 

O conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) vem se tornando cada vez mais utilizado no ambiente corporativo. Ele diz respeito a um conjunto de ações que geram impactos positivos em âmbitos como qualidade de vida, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, bem-estar e meio ambiente.

Uma empresa socialmente responsável passa a fazer parte de um grupo que une a preocupação com a sociedade de diversos stakeholders, como fornecedores, governo, colaboradores, clientes e potenciais consumidores. Isso pode ser feito, por exemplo, através de:

  • Projetos sociais voltados para educação, sustentabilidade, filantropia, entre outros;
  • Ações de responsabilidade social no desenvolvimento de produtos e serviços, como não fazer testes em animais;
  • Apoio ao empreendedorismo social e Organizações Não Governamentais;  
  • Políticas de doação ou contribuição financeira para organizações de caridade e assistência social.

Aprenda a solucionar qualquer tipo de problema

Lidar com os problemas que surgem em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil, e por isso, fazer uso de algumas ferramentas é essencial para facilitar e otimizar esse processo.

Visto isso, nós criamos o Ebook As 7 Ferramentas do WCM para Solução de Problemas para que você aprenda a solucionar problemas utilizando 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing, a metodologia que virou pré-requisito para profissionais da indústria 4.0. Aproveite e baixe agora mesmo!

Baixe e entenda sobre as 7 ferramentas do WCM!

As possibilidades para tornar o seu negócio referência em responsabilidade social corporativa são muitas. No entanto, independente do caminho que você escolher, deve estar em linha com um ou mais pilares dessa prática. Por isso, a seguir você irá entender quais são eles. Vamos lá?

Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?

Uma empresa é considerada socialmente responsável quando evidencia nas suas ações e cultura organizacional projetos que foquem no meio ambiente, economia e sociedade. Por isso, esses são os três pilares que devem guiar as estratégias da organização.

Meio ambiente

No pilar de meio ambiente, as empresas podem atuar em frentes como aproveitamento e otimização de recursos naturais, redução da emissão de gases poluentes ou até mesmo o incentivo à reciclagem e sustentabilidade empresarial.

Economia

Além disso, outro assunto que deve ser levado em consideração para as ações de responsabilidade social empresarial é a questão econômica. Por meio dela, é possível impactar também diretamente nos outros pilares. Como por exemplo:

  • Investimentos conscientes, como em reflorestamento;
  • Redução ou até mesmoeliminação de desperdícios no processo produtivo;
  • Atividades pautadas nas políticas de governança e transparência.

Sociedade

Os problemas sociais muitas vezes são vistos como o centro das ações voltadas para a responsabilidade social. Por isso, elas em geral são voltadas para a comunidade e suas demandas.

Tendo como base esses três pilares, encontra-se um equilíbrio empresarial, que garanta a prosperidade nos negócios, a garantia do uso consciente dos recursos, bem como o ato de proporcionar maior qualidade de vida para a comunidade. 

Agora que você entendeu em quais deve pautar as suas ações de responsabilidade social empresarial, é hora de mapear os desafios da implementação das mesmas. Veja a seguir!

Quais os desafios de sua implementação?

Por mais que o propósito da implementação das ações de responsabilidade social empresarial seja claro, nem sempre colocá-las em prática é um processo simples. Afinal, mais do que iniciar projetos, é preciso engajar as pessoas que irão participar deles.

Por isso, em primeiro lugar, é importante dar treinamentos para colaboradores visando a consolidação dessa mudança de cultura. É preciso evidenciar os benefícios das novas ações, bem como mostrar quais serão os impactos delas no ambiente corporativo e social.

Além disso, também serão necessários plano de marketing e a aplicação da gestão empresarial para fortalecer a identidade da marca de acordo com o novo posicionamento da organização.

O sucesso de um negócio com responsabilidade social empresarial vem também da colaboração de seus stakeholders. Sendo assim, as ações de promoção dos projetos serão de importância ímpar para que a comunidade, os fornecedores e clientes também participem.

Para que você consiga superar esses desafios e implementar a responsabilidade social empresarial de maneira assertiva, separamos para você as principais boas práticas. Confira abaixo!

Como implementar a responsabilidade social empresarial?

Cada empresa tem a sua própria estratégia quando o assunto é responsabilidade social. Isso porque as instituições devem pensar em como melhor conseguem contribuir para a sociedade e o meio ambiente.

Por isso, não existe apenas um caminho a ser seguido. Mas, para que você encontre qual faz mais sentido para a sua organização, separamos algumas dicas.

Conecte a sua atividade com projetos sociais

Quando paramos para pensar, é fácil entender que as alternativas para projetos de responsabilidade social são inúmeras. No entanto, uma empresa deve pensar em como consegue alinhar o seu modelo de negócio com eles.

Nesse âmbito, é possível fazer uma ligação entre a atividade da organização e o que ela oferece à comunidade. Por exemplo:

  • O Banco Bradesco que disponibiliza aulas de educação financeira para pessoas com baixa renda;
  • A marca de rações Pedigree que coordena ações de incentivo à adoção de animais de rua

Otimize os seus recursos ambientais

Muitas organizações geram impactos negativos no meio ambiente através das suas operações. No entanto, é preciso entender como reverter ou melhorar esse cenário, explorando alternativas plausíveis.

Veja alguns exemplos:

  • A Amanco, empresa de produtos de construção civil, que prioriza a utilização de matérias-primas com baixo impacto ambiental;
  • A Natura, empresa de cosméticos, que foca em desenvolver produtos com refil e embalagens biodegradáveis.

Se insira em novos segmentos

Muitas vezes a responsabilidade social pode ser traduzida em uma ação que ajude uma empresa a se inserir em novos segmentos, tendo contato com clientes com determinados hábitos.

Alguns exemplos de empresas que adotaram essa prática:

  • O Banco Itaú que espalhou bicicletas em diversas cidades do Brasil como incentivo a um transporte de baixo custo e sustentável;
  • A marca de roupas Reserva que criou uma ação de doação de alimentos de restaurantes que não foram consumidos para pessoas de baixa renda.

Que tal também embarcar nessa jornada?

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.