O que é a Teoria de Dow?
Como funciona a Teoria de Dow?
Quais os 6 princípios da Teoria de Dow?
Dica bônus!

Saiba o que é a teoria de Dow e como aplicar aos seus investimentos!

A Teoria de Dow é o ponto de partida para quem deseja ganhar dinheiro investindo no mercado financeiro, entenda o porquê!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Saiba o que é a teoria de Dow e como aplicar aos seus investimentos!

A Teoria de Dow é o ponto de partida para qualquer investidor de sucesso. Não adianta conhecer os padrões de candlestick, setups de investimento e não ter uma base sólida sobre o que é a Teoria de Dow, justamente porque essa teoria é isso: a base de tudo.

A Teoria de Dow traçou os pilares da análise técnica de investimentos e sua maior preocupação está em identificar qual a direção do mercado financeiro, estudando suas oscilações e o comportamento dos investidores.

Se você ainda não domina a Teoria de Dow, não fique para trás! Continue a leitura e descubra tudo sobre:

  • O que é a Teoria de Dow?
  • Como funciona a Teoria de Dow?
  • Quais os 6 princípios da Teoria de Dow?

Você está pronto?

O que é a Teoria de Dow?

A Teoria de Dow é a base para a análise técnica de investimentos, desenvolvida por Charles Henry Dow (1851-1902). Esse modelo conta com seis princípios,que  analisam as oscilações de preço, volume e o comportamento dos investidores.

Charles Dow, o autor dessa teoria, foi um jornalista norte-americano que viveu no século XIX e revolucionou o mercado financeiro.

Além de pai da análise técnica, fundou o The Wall Street Journal, um dos principais jornais sobre economia do mundo, criou o DIJA (Índice de Dow Jones) e construiu um legado que se mantém atual mesmo após 100 anos.

Em seus estudos Dow percebeu que o mercado não se comporta de maneira aleatória e sim segue tendências bem definidas. Essas tendências podem ser identificadas por pessoas comuns, como explica a Teoria de Dow.

Como funciona a Teoria de Dow?

A Teoria de Dow funciona como um guia para traders compreenderem os gráficos de investimento e fazerem uma leitura precisa dos movimentos do mercado. Conhecer essa teoria é a chave para fazer boas análises e investir na hora certa.

Os fundamentos da teoria se dividem em seis bases, que devem ser entendidas uma de cada vez, mas trabalham juntas para o sucesso de uma análise.

Você quer se tornar um investidor de alta performance? Chegou a hora de conhecer os seis princípios da teoria de Dow!

Quais os 6 princípios da Teoria de Dow?

Dow deixou em vida muitos estudos sobre o comportamento dos ciclos de mercado e bolsa de valores, porém após sua morte, aos 51 anos, seu legado foi sintetizado em seis princípios, você está pronto para conhecê-los?

1. Os índices se ajustam a todas as situações

Os índices são métricas que avaliam o desempenho do mercado financeiro, mostrando os resultados passados permitindo uma previsibilidade futura. Esse é um recurso muito utilizado pelos traders para conduzir uma boa gestão de recursos, ou seja, decidir onde investir e quanto dinheiro aplicar.

A sacada de Dow é perceber que, apesar dos altos e baixos típicos de investimentos de renda variável, os índices se ajustam e, com o tempo, os preços tendem a se estabilizar, mesmo após eventos desfavoráveis.

Assim, todos os índices consideram, ou “descontam”, o peso de notícias, catástrofes e eventos que podem deixar os investidores inseguros. 

2. O mercado se move em 3 tendências:

Já cantava Lulu Santos “como uma onda no mar”, você conhece essa música? Estamos falando de uma analogia que pode ser usada também no mercado financeiro e, aliás, foi exatamente o que passou na cabeça de Dow.

Imagem ilustrando as tendências primária, secundária e terciária


Assim como o balançar as ondas, o mercado tem suas altas e baixas, as chamadas tendências do mercado financeiro. Segundo Dow podemos entender esses movimentos como tendências primárias, secundárias e terciárias:

  • Primárias: são como as marés, representam a tendência dominante do mercado. A tendência primária é de longo prazo, pode durar alguns meses ou até mesmo anos; 
  • Secundárias: são as “ondas” do nosso mar financeiro, as tendências secundárias demonstram as reações e correções do mercado conforme a maré sobe e desce. Sua duração média é de três semanas a três meses.
  • Terciárias: assim como as “marolas” que acontecem entre as ondas, a tendência terciária tem uma duração de pouco tempo e representa as pequenas variações de preço de um ativo. Duram poucas semanas.

3. As marés (tendências primárias) têm em 3 etapas

As marés são tão longas que, para entender como se formam, Dow dividiu esse movimento em três etapas:

  • Acumulação: é o melhor momento para aplicar! Na fase de acumulação, o investimento vai acumulando potencial de valorização enquanto muitos investidores têm receio de entrar com uma posição. Aqueles com um olhar mais atento aproveitam a oportunidade para comprar a preço de banana. 
  • Participação pública: os investidores no geral passam a notar o potencial de valorização e perdem o receio, assim mais pessoas entram na jogada, os preços sobem e o investimento se torna mais volátil.
  • Distribuição: todo mundo já está sabendo que tendência é de alta e os preços disparam, para Dow aqui é o momento certo de vender a posição e garantir seus lucros

4. O princípio da confirmação

Você lembra dos índices? Eles estão aqui também!

O princípio da confirmação afirma que para um movimento ser confiável os índices e o preço médio, ou seja, as médias devem apontar para a mesma direção.

Esse alinhamento garante que o mercado está compartilhando a mesma visão em relação àquele investimento e por isso a tendência se torna genuína.

5. Volume convergente

O volume demonstra a quantidade de investidores que estão comprando ou vendendo uma posição e essa é mais uma métrica usada por Dow para confirmar uma tendência.

Segundo Dow, uma mudança na tendência só pode ser confirmada se houver também um grande volume de negociações indicando essa alteração.

Imagine que existe uma movimentação de preços, as ações da loja Radical Esportes caiu 2%, porém o volume de negociações naquele dia foi pequeno. Esse cenário demonstra uma tendência de baixa é pouco expressiva, porque a maioria dos investidores não aposta neste movimento.

6. A tendência se mantém até aparecerem sinais de reversão

Primeira lei de Newton: um corpo tende a se manter em repouso até que uma força externa atue sobre ele. Quem diria que os investimentos também seguem as leis da física?

Sim, no mercado é a mesma história! Até que os índices se confirmem, o volume seja convergente e a tendência se torne confiável admite-se que a antiga tendência segue em vigor.

Todos os sinais de reversão devem caminhar juntos para confirmar a tendência, apesar de pequenos movimentos aparentes de reversão. Esse princípio protege os investidores de realizarem compras e vendas na hora errada, de forma prematura, e perderem dinheiro.

Dica bônus!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.