O que são infoprodutos?
6 tipos de infoprodutos para se inspirar
Como criar o seu primeiro infoproduto?

6 tipos de infoprodutos para começar a empreender desde já

Conteúdos digitais de vídeo, áudio e texto estão com as vendas a todo vapor. Entenda os tipos de infoprodutos e por que vale investir neles.

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Por: Parceiro
6 tipos de infoprodutos para começar a empreender desde já

Ei, empreendedor! E se a gente te contasse que existe uma forma de aliar conhecimento, criatividade e habilidade de vendas em um único conceito? Pois bem: é exatamente aqui que entram os diferentes tipos de infoprodutos.

Se você tem alma empreendedora e adoraria passar suas experiências adiante – e, claro, pretende lucrar com isso –, esta matéria vai te ajudar bastante.

Olha só os tópicos que virão na sequência:

  • O que são infoprodutos?
  • 6 tipos de infoprodutos para você se inspirar
  • Dicas práticas para criar o seu primeiro infoproduto

Boa leitura!

O que são infoprodutos?

Um infoproduto é um produto digital, que é criado e comercializado na internet. Você mesmo pode “fabricar” esse conteúdo e vender em uma plataforma eletrônica.

Em outras palavras, um infoproduto é qualquer conteúdo digital que ensine a fazer determinada coisa – e que possa ser comercializado e acessado inteiramente no mundo digital.

Mas, afinal, por que é vantajoso vender um infoproduto? Separamos alguns números que mostram como as vendas online podem ser uma boa alternativa para o seu negócio!

O boom das vendas pela internet

  • 5,7 milhões de novos consumidores aderiram ao comércio digital nos primeiros meses da pandemia (Neotrust/Compre&Confie, 2020);
  • Os e-commerces devem crescer 17%, anualmente, até 2024(Kearney, 2020);
  • No ano passado, o Brasil foi listado como um dos países mais “quentes” em compras e vendas digitais (Serasa Experian, 2020);
  • No primeiro semestre de 2021 bateu o recorde de vendas por comércio eletrônico no Brasil: R$ 53,4 bilhões de faturamento (Webshoppers, Ebit/Nielsen, 2021).

Interessante, não?

Agora que você já entendeu as vantagens dos infoprodutos, confira os 6 tipos mais comuns para empreender. Eles foram divididos de acordo com o formato: vídeo, áudio e texto.

6 tipos de infoprodutos para se inspirar

Infoprodutos de vídeo

1. Curso online

Esse é um dos tipos de infoprodutos mais conhecidos (e com ótimo retorno sobre o investimento). Segundo um relatório do portal Cuponomia, as compras de cursos e aulas online aumentaram 224% desde o início da pandemia.

Aqui, o infoproduto consiste em transformar o seu conhecimento em vídeos e vendê-los na estrutura de capacitação, com diversos módulos e aulas.

O interessante é que hoje existem plataformas de infoprodutos que oferecem recursos de hospedagem de vídeos – ou mesmo de transmissão online.

A mesma estrutura permite que você aplique provas online, gere certificados e ainda disponibilize um fórum para toda a comunidade de alunos.

2. Webinar

O webinar nada mais é que um seminário totalmente digital – e pode ser um infoproduto com excelente aceitação no seu negócio.

Só para ter uma ideia, os eventos digitais foram adotados por 85% dos organizadores de eventos em 2020 (segundo o LinkedIn).

Enfim, nesses vídeos transmitidos em tempo real, você pode palestrar sobre o assunto de sua especialidade, a fim de capacitar outros profissionais e construir uma autoridade para o seu negócio.

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

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Infoprodutos de áudio

3. Podcasts

Sabia que os tipos de infoprodutos de áudio (como o podcast) vêm ganhando bastante espaço ultimamente?

Segundo uma pesquisa da Statista deste ano, 41% dos consumidores de conteúdo nos Estados Unidos ouviram pelo menos um programa de podcast no último mês (um crescimento que é praticamente o triplo da última década).

Esse formato de infoproduto é basicamente um programa de rádio – gravado e disponibilizado na internet e em plataformas de streaming –, e se destaca pela versatilidade.

Você pode, por exemplo, produzir podcasts focados em entrevistas, transmissão de notícias, reprodução de séries/histórias, aulas e muito mais.

4. Audiobooks

Pegando carona no crescimento deste setor de infoprodutos, os audiobooks aumentaram a produção em dez vezes, em comparação com os últimos dez anos. Apenas nos Estados Unidos, as vendas atingiram 1,3 bilhão de dólares (Statista).

Apesar de parecer simples, esse infoproduto vai muito além da narração de livros. A  produção do audiobook envolve um tipo de dramatização do narrador, com uma descrição bem rica da cena – a fim de passar a emoção necessária para o ouvinte.

Embora dê um pouco mais de trabalho para produzir, essa pode ser uma alternativa muito interessante para seu negócio!

Infoprodutos de texto

5. Ebooks

Se acabamos de falar do livro em formato de áudio, saiba que também existe o livro digital – que alia texto e imagem e é bastante versátil.

O ebook pode ser desde um conteúdo mais aprofundado sobre um tema ou mesmo servir como um material de apoio para outros infoprodutos que você já tenha criado.

Por exemplo, depois de desenvolver um curso online sobre marketing digital, com videoaulas e tudo mais, você consegue criar um ebook em formato de apostila – que complemente o conteúdo programático.

E, como não poderia deixar de ser, esse formato de infoproduto também vem crescendo exponencialmente nos anos recentes. Apenas em 2020, foram vendidos mais de 8 milhões de ebooks no Brasil (de acordo com a Nielsen).

6. Revistas eletrônicas

As revistas eletrônicas são boas opções de infoprodutos e têm poucos custos envolvidos.

Afinal, elas não precisam de todo o estoque e a logística que os modelos impressos demandam – e podem ser acessadas por um grande número de pessoas, em qualquer lugar.

Uma vertente bastante conhecida das revistas eletrônicas é a de fanzines digitais (também chamadas de e-zines). As publicações são usadas para falar sobre assuntos variados e, a exemplo do ebook, servem de apoio para outros infoprodutos.

Como criar o seu primeiro infoproduto?

Depois de avaliar os tipos de infoprodutos, é hora de definir o formato do seu conteúdo. Um estudo aprofundado do seu público (bem como do mercado, no geral) deve auxiliar nessa decisão!

Para produzir o infoproduto, você pode contar com ferramentas digitais – de acordo com o modelo escolhido. Veja alguns softwares úteis:

  • OBS Studio (para gravação, edição e transmissão de vídeos);
  • Audacity (para captar e editar o áudio de podcasts e audiobooks);
  • LibreOffice + Trakto (para escrever e diagramar os infoprodutos de texto/imagem).

Por fim, você precisará de uma estrutura de hospedagem de conteúdos.

Além dos sites focados em áudio (como o SoundCloud), existem as plataformas EAD – que suportam arquivos de vídeo e uma boa variedade de documentos de texto (em PDF).

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

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Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

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Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

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