Como funcionam os veículos autônomos da Nuro?
O projeto piloto das empresas
Nuro e Fedex não são as únicas nessa empreitada!

Parceria entre Fedex e Nuro prevê entregas de encomendas com veículos autônomos

Entenda o funcionamento dos carros autônomos da empresa de robótica Nuro e como ela atua em parceria com a Fedex, companhia de serviços logísticos.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Parceria entre Fedex e Nuro prevê entregas de encomendas com veículos autônomos

A Nuro é uma startup de robótica, localizada no Vale do Silício, e foi a primeira companhia a receber uma permissão de operação comercial para atuar na região.

Já a Fedex está presente em mais de 200 países ao redor do mundo e oferece serviços logísticos de diversas categorias, chegando até a ser a  2º maior companhia de transporte aéreo mundial.

Recentemente, as empresas anunciaram um acordo para testar veículos autônomos a fim de realizar entregas como parte de um programa piloto.

Isso mesmo! Entregas de mercadorias em sistemas autônomos, sem motoristas, sem peças tradicionais como volantes e pedais e até mesmo sem espelhos retrovisores.

Ficou curioso(a) para entender mais sobre o assunto? Então permaneça conosco, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Como funcionam os veículos autônomos da Nuro?
  • O projeto piloto das empresas;
  • Nuro e Fedex não são as únicas nessa empreitada!

Preparado(a)? Então vamos lá!

Como funcionam os veículos autônomos da Nuro?

Os veículos autônomos da Nuro, ao contrário de outras empresas, são controlados de maneira remota por apenas um operador humano, que consegue gerir as entregas de uma única estação.

A empresa foi a primeira nos Estados Unidos a receber uma licença comercial de direção autônoma, podendo então cobrar pelos seus serviços de entrega na região do Vale do Silício e também em Houston, no Texas.

Mas, é importante citar que a permissão é temporária e deverá contar com relatórios de segurança em tempo real, além de acesso à informações regularmente sobre os testes realizados.

O veículo é chamado de R2 e não possui pedais ou volantes, sendo destinado unicamente para armazenamento de pacotes.

A Nuro já realizou entregas de remédios em 2020, utilizando sua frota de carros Toyota Prius, também como parte de seus projetos pilotos.

Os clientes faziam os pedidos da receita médica pelo site ou aplicativo da farmácia,  podendo escolher entre entrega autônoma ou não.

Da mesma forma, precisaram apresentar seus documentos para desbloquear a entrega quando o veículo chegasse.

No entanto, o modelo Toyota Prius foi atualizado para o modelo R2, que segue com os testes.

O projeto piloto das empresas

De acordo com Rebecca Yeung, vice-presidente de tecnologias avançadas e inovação da FedEx, o veículo autônomo da Nuro poderá ser muito útil, já que com sua utilização não será preciso enviar motoristas para pegar as mercadorias.

As entregas que já fazem parte do projeto piloto das empresas são para uma rede de supermercados chamada Kroger e também para a rede de pizzarias Domino’s, em Houston, no Texas.

O robô R2 da Nuro recebeu em 2020 um financiamento de US$ 500 milhões, que equivale, aproximadamente, a R$ 2,60 bilhões.

A empresa conseguiu este montante pelo fato de que deu um grande incentivo no combate à Covid-19, visto que as pessoas passaram a depender, quase exclusivamente, do comércio eletrônico.

Inicialmente, a Nuro pretende colocar em circulação 10 carros R2 nas ruas para realizar entregas. No entanto, a autorização permite colocar até 2.500 veículos nas ruas.

Vale citar que a Fedex, em um projeto separado, está utilizando um robô chamado de “Roxo”, da Deka Research & Development, para entregas no mesmo dia no Texas.

Nuro e Fedex não são as únicas nessa empreitada!

As empresas Nuro e Fedex não são as únicas apostando em inovar nos processos logísticos.

A rival UPS (United Parcel Service), uma das grandes empresas de logística do mundo, está centrando seus esforços na entrega autônoma de encomendas utilizando Drones.

Os equipamentos possuem um alcance de até 120 quilômetros e poderão atingir 40 quilômetros por hora, para uso nos Estados Unidos e também no exterior.

Segundo a empresa, os equipamentos conseguem se manter em estabilidade de vôo mesmo em condições adversas no tempo.


E você? O que está achando das novas tecnologias inseridas nos processos logísticos? Nos acompanhe para ter acesso às principais atualizações do assunto e muito mais!

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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