O que é Vale do Silício?
Quais são as empresas que se desenvolveram no Vale do Silício?
Como o Vale do Silício permanece sendo um sucesso?
O novo Vale do Silício
Quero transformar minha empresa em um case de sucesso!

O Vale do Silício e os seus maiores cases de sucesso tecnológico

Saiba porque a região do Vale do Silício é conhecida por ser um grande polo tecnológico e quais são as maiores empresas da região.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O Vale do Silício e os seus maiores cases de sucesso tecnológico

Você sabia que empresas como o Google, Apple e Facebook tiveram origem e possuem sede em uma mesma região? Pois bem, esse local se chama Vale do Silício e é um dos pólos tecnológicos mais importantes do mundo.

A área engloba diversos fatores que propiciam que as empresas de tecnologia se destaquem e sejam pioneiras em inovações, afinal contam com profissionais qualificados em diversas linguagens de programação, empreendedores com visões diferenciadas e que buscam solucionar problemas pensando fora da caixa.

O Vale do Silício é um grande atrativo para o desenvolvimento de inteligência artificial e as criações de empresas da região beneficiam todo o mundo. Quer saber mais sobre elas e sobre a história deste local? Confira os seguintes tópicos:

●     O que é Vale do Silício?

●     Quais são as empresas que se desenvolveram no Vale do Silício?

●     Como o Vale do Silício permanece sendo um sucesso?

●     O novo Vale do Silício.

O que é Vale do Silício?

O Vale do Silício é uma região situada no estado da Califórnia, Estados Unidos. Ela é considerada um dos pólos tecnológicos mais desenvolvidos do mundo e tem esse nome em homenagem ao elemento químico Silício, que é matéria prima fundamental para a fabricação de circuitos e chips eletrônicos.

Os marcos para o início do desenvolvimento do Vale do Silício foram a  Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Na época, as empresas da região eram responsáveis por fornecer tecnologia para aviões e estratégias de batalha.

No entanto, há relatos de que o Vale do Silício já contava com fortes tecnologias desde o início do século XX, com a criação do rádio na região. Desde então, a área passou a ser vista com bons olhos pelas empresas de tecnologia, pois contava com uma grande facilidade em se obter materiais e baixo custo dos mesmos.

Além disso, é fácil perceber que o Vale do Silício sempre teve como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser um pólo propício para a integração de empresas com foco em inovação. A região conta com diversas cidades, como por exemplo:

●     Palo Alto, cidade onde está situada a Universidade de Stanford;

●     Santa Clara;

●     San José;

●     San Francisco;

●     Campbell;

●     Milpitas;

●     Redwood City;

●     Saratoga;

●     Sunnyvale;

●   Union City.

Agora você já entendeu todo o contexto de criação do Vale do Silício e quais são os seus objetivos. Mas mais importante do que isso, é saber os grandes cases de sucesso de empresas da região. Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico!

Quais são as empresas que se desenvolveram no Vale do Silício?

O Vale do Silício é considerado o berço de muitas empresas de maior sucesso na atualidade. Não é de se surpreender o fato de que a sede da Apple, do Facebook, da Intel, do Ebay, do Yahoo! e da Microsoft estão na região.

Com esses nomes, é possível perceber que apesar de terem a tecnologia da informação como um ponto em comum, as empresas atuam em diferentes nichos de mercado e oferecem soluções para problemas do cotidiano.

Exemplos nítidos dessa diversidade no mercado de atuação são:

●     Netflix: empresa pioneira no ramo de plataformas de streaming, que democratizou o acesso a filmes e séries e possibilitou que eles pudessem ser escolhidos quando e onde o cliente desejasse;

●     Uber: mais popular empresa de transporte que verdadeiramente revolucionou a forma de ir e vir das pessoas do mundo todo;

●     HP: uma das empresas de alta tecnologia informática que conta com o auxílio de diversos engenheiros da computação e profissionais de tecnologia do Vale do Silício;

●     Google: um dos cases mais famosos da região, a plataforma de busca expandiu o mercado e atualmente oferece uma carta de serviços completos que vai desde servidores de e-mails até sistemas operacionais para celular e computadores.

Você tem ideia do que faz do Vale do Silício esse sucesso? Parte do sucesso das empresas da região se deve a uma excelente gestão financeira.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Como o Vale do Silício permanece sendo um sucesso?

Com certeza você deve estar se perguntando: vale a pena que as empresas já consolidadas ainda mantenham suas sedes ou pelo menos escritórios no Vale do Silício? A resposta é simples e objetiva: sim!

Mais do que um local para impulsionar empresas tecnológicas, o Vale do Silício conta com um ambiente ímpar para quem busca crescimento e inovação sem barreiras. Entre os aspectos que são benéficos da região, estão:

Networking

Nada melhor do que estar inserido em um local onde as pessoas pensam fora da caixa e buscam sempre maneiras diferentes de solucionar seus problemas, não é mesmo? Esse ambiente é exatamente o que o Vale do Silício proporciona.

Muitas empresas juntas com o mesmo propósito e com a cultura de inovação e desenvolvimento tecnológico empresarial fazem com que a região possibilite que as organizações se desenvolvam em conjunto e consigam trocar boas práticas entre si.

Mão de obra qualificada

Os melhores profissionais do mercado de tecnologia e inovação estão no Vale do Silício. Afinal, lá é o local onde podem explorar ao máximo suas ideias e colocar em prática seus potenciais em grandes empresas. Por isso, a região é conhecida pela facilidade em encontrar bons profissionais.

Visibilidade para investidores

Outro ponto muito atrativo no Vale do Silício é que essa região ganhou muita visibilidade para os investidores com capital de risco disponível. Com isso, empresas que atuam na região podem ter mais acesso ao capital de fundos e pessoas que buscam ajudar no desenvolvimento de startups.

Será que o Vale do Silício tem concorrentes? Descubra a resposta a seguir!

O novo Vale do Silício

O Vale do Silício é um polo de tecnologia e inovação, por isso muitos países tentam replicar esse ambiente e buscar trazer desenvolvimento de mercado para suas localidades. O projeto mais avançado nesse sentido está acontecendo no Reino Unido.

Muitas startups da região estão virando os chamados unicórnios. Isso significa que elas estão chegando cada vez mais perto da marca de 1 bilhão de dólares em valor de mercado.

Mas não são só esses números que mostram o potencial do novo Vale do Silício. Em um comparativo com os Estados Unidos, percentualmente a Inglaterra já conta com uma evolução mais acelerada. Atualmente, o país é o quarto com mais startups unicórnios do mundo e esse número tende a crescer exponencialmente.

Quero transformar minha empresa em um case de sucesso!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.