Até onde sabemos, a tecnologia está se tornando parte de nossas vidas. O mesmo também acontece no cotidiano das empresas.

No entanto, a aplicação da tecnologia na maior parte das vezes ainda é um desafio, pois a maioria das empresas já possuem muita complexidade em sua estrutura e sempre trabalham com diversos setores.

Por essa razão, as mudanças também se tornam difíceis de serem aplicadas com rapidez. Mas nesse post, nós vamos falar de algumas dicas de tecnologia empresarial que chegaram para se tornar parte de todas as empresas do futuro, sejam elas grandes ou em desenvolvimento! Quer saber como elas funcionam? Continue lendo!

 

1- Softwares de controle

 

Quando falamos em controle nos ambientes corporativos, normalmente relacionamos ao controle de máquinas, equipamentos e também das finanças.

Uma empresa não pode ficar sem seu controle, especialmente quando se trata da operação industrial e dos cuidados das máquinas. Por essa razão, existem os softwares de controle.

Isso porque, é comum existir um grande volume de dados e informações que precisam ser administrados e automatizados, e os softwares de controle são a maneira perfeita de solucionar essa necessidade!

Alguns dos softwares de controle mais utilizados são o CRM e o ERP. Além disso, eles auxiliam os empreendedores em todos os departamentos empresarial.

 

2- Big Data Analytics

 

Apesar desse software fazer parte das ferramentas de controle, vale a pena ter um ítem só para esclarecermos mais sobre sua funcionalidade:

O Big Data Analytics se trata de uma ferramenta de estrutura de dados que possui como objetivo gerenciar as informações e os dados registrados, por meio de diferentes formas de captura.

Se sua empresa atua com a fabricação de oxigênio medicinal, por exemplo, essa ferramenta irá analisar e gerenciar todos os dados que a empresa considera relativamente grande para serem tratados e gerenciados individualmente.

Normalmente, esses dados e informações fazem parte de todas as conexões relacionadas à rede comercial e legislativa de uma empresa, além das máquinas, equipamentos e sensores.

 

3- Drones

 

Se sua empresa não consegue acompanhar o que acontece em todos os processos produtivos, os drones são uma ótima opção para isso.

Afinal, eles podem ser controlados de longas distâncias. Além disso, é comum esses aparelhos possuírem câmeras e literalmente “voarem” em diversas superfícies.

Se você possui uma empresa que fabrica molde de injeção plástica, por exemplo, essa ferramenta é altamente adequada para garantir o monitoramento dos setores e dos equipamentos de forma prática e dinâmica.

 

4- Impressoras 3D

 

Não podemos finalizar esse post sem mencionar as famosas impressoras 3D, não é mesmo?

Elas, por sua vez, facilitam e otimizam a criação de peças e protótipos para que sua empresa tenha sempre uma reserva de equipamentos.

Ela trabalha com componentes variados, como plásticos e diversos tipos de metais. Imagine que você tenha uma indústria que fabricar um placa de circuito impresso dupla face, por exemplo, sem dúvida ela será sua grande aliada.

Por meio da impressora 3D, grande parte das matérias-primas e insumos podem ser produzidos de forma automática!

Há projeções de que as impressoras 3D sejam responsáveis pela maioria das criações de ferramentas no futuro. Incrível, né?

 

Acompanhe todas as tecnologias

 

Uma empresa que se atualiza no mercado também consegue se destacar diante da concorrência. Como vimos ao longo deste conteúdo, a tecnologia surgiu para revolucionar todas as atividades!

Além de otimizar diversos processos, os softwares promovem controle e melhoria nos processos produtivos e na organização e administração da empresa, como no caso do Big Data Analytics.

Agora que você já sabe tudo sobre as maiores dicas de tecnologia empresarial, o que acha de seguir todas essas novas tecnologias? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.