O que é varejo?
O que são vendas de varejo?
Qual é o impacto das vendas de varejo na economia?
Um presente para você!
Como melhorar suas vendas no varejo?
Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional mais completo com a Voitto!

Entenda qual é o impacto das vendas de varejo na economia brasileira

Aprenda neste artigo o que são vendas de varejo e qual é o impacto deste importante setor dentro da economia de nosso país.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda qual é o impacto das vendas de varejo na economia brasileira

Você sabia que as vendas de varejo têm uma importante participação na economia brasileira?


Este setor, em 2019, chegou a movimentar mais de 1 trilhão de reais! Incrível, não é mesmo?


Então, que tal aprendermos mais sobre o varejo no Brasil e de quebra conferir algumas dicas para melhorar suas vendas de varejo? Separamos este artigo nos seguinte tópicos:

  • O que é varejo?
  • O que são vendas de varejo?
  • Qual é o impacto das vendas de varejo na economia?
  • Como melhorar suas vendas no varejo?

Vamos à leitura?

O que é varejo?

Bom, antes de aprender o que são vendas de varejo, vamos aprender primeiro qual é o significado da palavra varejo.


O varejo no Brasil é relacionado à venda sob unidade, em referência a vara, que era usada como instrumento de medida para cortar peças em tecido, linhas, cordas, etc, e que, ainda é utilizada em algumas lojas especializadas na venda deste tipo de produto.


Agora sim podemos entender melhor o que são vendas de varejo.

O que são vendas de varejo?

As vendas de varejo são um tipo de venda realizada diretamente para o consumidor final, sem outros intermediários no meio da negociação, e que geralmente são comercializadas mercadorias em poucas quantidades.


O mercado de varejo vende seus itens em quantias de acordo com a demanda dos consumidores finais.


As vendas podem ser realizadas em supermercados, lojas, feiras, quiosques ou em residências divididas entre os seguintes itens:

  • Material de construção;
  • Veículos, motos, partes e peças;
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos de perfumaria;
  • Livros, jornais, revistas e papelaria;
  • Equipamentos e material para escritório de informática e comunicação;
  • Tecido, vestuário e calçados;
  • Além de outros artigos de uso pessoal.

No geral, os fatores principais para o sucesso das vendas por varejo são: o bom atendimento ao consumidor, exposição dos itens e a boa localização da loja física.


Porém, com o avanço da tecnologia e crescimento das vendas online, as vendas de varejo tomaram um novo rumo. Agora, não é mais necessário ter uma loja física.


Através de um website é possível realizar todas as suas vendas. Nele, podem ser apresentados todos os produtos e o consumidor pode escolher aquele que mais gostar. Como grande exemplo disso, podemos citar a Amazon e o Walmart.

Qual é o impacto das vendas de varejo na economia?

É fato que as vendas de varejo se destacaram na economia brasileira nos últimos anos, tendo grande influência no crescimento do PIB nacional. As vendas de varejo crescem cada vez mais!


Além disso, o setor consegue gerar uma grande quantidade de empregos, levando o sustento e a renda para milhões de famílias brasileiras.


Segundo o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2021, apresenta que o varejo no país segue em crescimento acima do PIB, mesmo com a pandemia mundial da COVID-19.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2021 o volume de vendas do comércio varejista cresceu em 1.4%, e em abril, 4.9%.


Sendo assim, o estudo nos mostra que apesar do cenário de crise, o setor continua a impulsionar o mercado.


Os números mostram que em 2019 e também nos anos anteriores, no período pré pandemia, o varejo conseguiu desempenhar de maneira significativamente acima da economia de modo geral.


Naquele ano, o Varejo Restrito, no qual não inclui automóveis e material de construção, cresceu 1,8%, contra o 1,1% do PIB nacional. Ao todo, o setor movimentou cerca de 1,4 trilhão de reais, equivalente a 19,24% do PIB.


Sendo este um setor tão importante para a economia do país, separamos algumas dicas para ajudar você a melhorar o seu processo de vendas no varejo. Vamos conferir?


Você quer aprender como alcançar todas as suas metas de negócio? Confira!

Um presente para você!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Como melhorar suas vendas no varejo?

Sem dúvidas, conseguir aumentar o volume de vendas no varejo é o que todo empreendedor quer! Mas para que isso seja feito com sucesso, é importante prestar atenção em alguns pontos que podem afetar o negócio. Vamos ver quais são estes pontos?

Conheça o seu público alvo

Para conseguir impulsionar as suas vendas, é fundamental que você conheça de maneira detalhada o seu público alvo.


Desta forma, é necessário entender quem são as pessoas que compram de você e para que tipo de perfil sua marca deve comunicar.


Buscar entender o que o público quer encontrar em sua loja, sua capacidade financeira, suas formas de compra preferidas, etc, são conhecimentos indispensáveis para melhorar seus resultados.


Desta forma, você conseguirá realizar as campanhas de marketing, atendimento ao consumidor e preços, tudo de forma muito mais assertiva.


Caso você venda online e tenha um blog, por exemplo, você conseguirá até mesmo saber quais são as melhores palavras-chave para vender.

Atendimento ao consumidor

Entender quem são as pessoas que consomem seus produtos irá ajudar você a ter um melhor atendimento ao consumidor.


Desta forma, você consegue adaptar seu atendimento para que as pessoas tenham uma experiência incrível em sua loja física ou online e você consiga bater suas metas de vendas.


Por conta da internet, as pessoas estão cada vez mais exigentes na hora de tomar a decisão de compra. Dessa maneira, ter um ótimo atendimento poderá ser o seu diferencial competitivo.

Tenha um bom lugar para receber os consumidores

Para conseguir aumentar suas vendas, também é necessário investir em um bom ambiente para seus clientes, para que eles se sintam à vontade.


Podemos considerar também o ambiente online, por meio de um site bonito, leve, user-friendly e extremamente seguro.


Procure mostrar nesses espaços detalhes que reflitam as características e desejos do seu público.

Trabalhe com o marketing digital

Grande parte da população brasileira faz uso das mídias sociais, sendo que já são consideradas uma das estratégias de marketing mais relevantes.


Através da internet, as pessoas conseguem se informar dos mais diversos produtos e serviços, então cabe a você se posicionar na internet e alinhar-se com essa realidade.


Hoje, praticamente todo mundo que conhecemos faz uso do Instagram ou Facebook. Logo, sua empresa também precisa estar nesses canais.

Pós-venda

Tão importante quanto realizar uma compra, é garantir que as pessoas que compraram fiquem tão satisfeitas ao ponto de quererem comprar novamente.


É necessário que você prove para seu cliente que ele fez uma ótima escolha escolhendo comprar de você.


Então, realize ações de pós venda, através de promoções, cupons de desconto exclusivo, assistência especial, programas de relacionamento e pesquisas de satisfação.

Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional mais completo com a Voitto!

O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!

Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.

Além disso, temos um benefício: use o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto!

Por isso, não perde tempo (porque ele é dinheiro) e se inscreva em nosso Curso de Estratégias para Aumentar Receitas!


Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso  Estratégias para Aumentar Receitas com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estratégias Para Aumentar Receitas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.