O que é o pós-venda?
Qual é a importância do pós-venda para uma empresa?
5 dicas de como estruturar um pós-venda
Aprendeu tudo?

O que é e como fazer um pós-venda eficiente?

Descubra o que é, qual é a importância e 5 dicas de como estruturar um pós-venda eficiente na sua empresa, encantando os seus clientes.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
O que é e como fazer um pós-venda eficiente?

Muitas empresas ainda se enganam quando pensam que a venda, por si só, já garante o sucesso do cliente. Porém, sem um pós-venda eficiente, a satisfação do cliente irá por água abaixo.

Você sabe o que é o processo de pós-venda e como estruturar ele de forma eficiente?

É o que você vai descobrir nesse artigo, por meio dos tópicos abaixo:

  • O que é o pós-venda?
  • Qual é a importância do pós-venda para uma empresa?
  • 5 dicas de como estruturar um pós-venda.

O que é o pós-venda?

O pós-venda é o processo que sucede à venda de um produto ou serviço. Trata-se de uma etapa muito estratégica para a empresa e para o sucesso do cliente, já que é nesse momento que ele saberá sobre a sua satisfação com a compra.

Dessa forma, o pós-venda representa todas as ações destinadas ao relacionamento duradouro com o cliente, focado no atendimento de suas necessidades e, consequentemente, na sua fidelização.

Assim, o pós-venda é muito envolvido nas áreas de Marketing e Vendas, que são setores de grande relevância para auxiliarem no relacionamento com o cliente.

Falando nessas duas áreas de grande importância, já pensou em estudar sobre indicadores de marketing digital, fazer uma pesquisa de mercado e uma pesquisa de satisfação?

No nosso Kit de Planilhas de Marketing e Vendas você encontra isso e muito mais! Não perca essa chance e clique no botão abaixo:

kit de Planilhas Marketing e Vendas: baixe agora!


Agora que você já baixou o nosso kit, você vai conferir qual é a importância do pós-venda para uma organização!

Vamos lá?

Qual é a importância do pós-venda para uma empresa?

Como você viu, o pós-venda proporciona muitas ações e benefícios, tanto ao consumidor, quanto à empresa. Assim, a importância de implementar um pós-venda eficiente na organização está no relacionamento, respeito e atendimento ao cliente.

Sobretudo, o fator mais importante do pós-venda é a possibilidade de fidelização e do sucesso do cliente, levando à recorrência de compras e, consequentemente, ao aumento do faturamento e da reputação da empresa.

Agora que você já sabe o que é o pós-venda, de fato, e qual é a importância de sua implementação em uma empresa, você vai conferir algumas informações sobre como estruturar ações de pós-venda.

5 dicas de como estruturar um pós-venda

Aqui separamos para você 5 dicas de como ter um pós-venda de sucesso. São elas:

  1. Tenha um histórico de clientes;
  2. Faça follow-ups periódicos;
  3. Atente-se aos feedbacks;
  4. Faça ofertas especiais;
  5. Envie presentes e cortesias.

Vamos falar sobre cada uma dessas dicas, então pegue um papel e uma caneta e comece suas anotações!

1. Tenha um histórico de clientes

É importante ter e saber gerir um banco de dados dos clientes novos e antigos da empresa. Dessa forma, é essencial que esses dados estejam atualizados e que o canal de comunicação com o cliente seja aberto.

2. Faça follow-ups periódicos

O follow up serve para, além de lembrar ao cliente que você existe, manter um relacionamento duradouro e quem, sabe fidelizá-lo.

Esse relacionamento pode acontecer por meio de redes sociais, e-mails informativos ou ligações. O importante é não deixar a relação esfriar!

Ps: não vale só fazer o follow-up no fim do mês para bater a meta, ok?

3. Atente-se aos feedbacks

Juntamente com o histórico de clientes, é fundamental coletar feedbacks e observações dos clientes. Assim, você coletará as suas preferências e poderá oferecer produtos ou serviços no futuro de forma assertiva!

Além disso, fazer a pesquisa de satisfação é essencial para saber como anda o NPS da sua empresa.

4. Faça ofertas especiais

Você se lembra da história de conhecer o banco de clientes para saber oferecer produtos e serviços assertivos que sejam do interesse deles? É agora que você precisará pensar sobre isso!

Seja por meio do histórico de compras ou de algum feedback, elabore uma estratégia para atender à necessidades do consumidor. Isso mostrará para ele que você se importa e está atento aos seus anseios.

5. Envie presentes e cortesias

Por último, mas não menos importante, saiba presentear o seu cliente! Aqui vale de tudo: seja uma caneca, uma caneta, ou até um vale presente/desconto para a próxima compra.

O importante é mostrar ao consumidor que ele é importante e essencial para a sua empresa. Após isso, é até provável que você consiga conquistar novos clientes!

Aprendeu tudo?

Agora que você entendeu o que é o pós-venda e como essa área pode fazer com que a sua empresa alcance resultados, conheça o nosso programa de Formação Empreendedora, para estruturar seu negócio baseado na experiência de empreendedores experientes!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.