Qual a importância do hábito da leitura para Engenheiros?
10 Livros que todo Engenheiro deveria ler!

Livros na Engenharia: conheça 10 livros para alavancar a carreira de todo engenheiro

A leitura é um hábito imprescindível para os engenheiros, haja vista que, além de atuar no desenvolvimento pessoal, impulsiona o crescimento profissional.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Livros na Engenharia: conheça 10 livros para alavancar a carreira de todo engenheiro

A literatura é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, haja vista que proporciona conhecimentos que agregaram a vivência de cada um.

No campo da Engenharia, é crucial a ampliação dos conhecimentos, por meio da prática de leitura, visto que aprimora os conhecimentos já adquiridos durante a graduação. Além disso, agrega novas abordagens, como o aumento da capacidade argumentativa e da inteligência emocional.

Assim, é imprescindível que os engenheiros introduzam em suas rotinas o hábito de ler, a fim de melhorar o desempenho no ambiente trabalhista. E você? Apresenta o costume de ler?

Continue lendo para descobrir os dez livros que todos os engenheiros devem ler, por meio dos seguintes tópicos:

  • Qual a importância do hábito de leitura para Engenheiros?
  • 10 livros que todo Engenheiro deveria ler!

Boa leitura!

Qual a importância do hábito da leitura para Engenheiros?

A leitura é um hábito fundamental na rotina dos engenheiros, tendo em vista que proporciona múltiplos benefícios para quem a pratica. No entanto, essa prática pode ser um desafio para muitos engenheiros, pois, com a correria do dia a dia, torna-se difícil introduzir o hábito de ler.

Nesse sentido, é necessária uma organização da rotina para conseguir colocar em prática a leitura, uma vez que ela atua diretamente no desenvolvimento pessoal e profissional do engenheiro. 

Assim, com o estabelecimento de metas de leitura, os indivíduos irão perceber melhoria na memória, na imaginação, no desenvolvimento do cérebro e na interpretação de fatos.

Dessa maneira, entende-se que a prática de leitura auxilia na formação de profissionais mais críticos, engajados e melhor preparados para atuar em seus respectivos postos de serviços.

Confira abaixo algumas dicas para adquirir o hábito da leitura:

  • Optar inicialmente por leituras mais leves e compatíveis com o gosto pessoal
  • Reserva um momento do dia para se dedicar a leitura
  • Estar sempre com um livro por perto 
  • Encarar o hábito como algo relaxante e divertido 

10 Livros que todo Engenheiro deveria ler!

Os livros citados abaixo possuem propósitos para impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo estudos, teorias e conselhos para melhorar a vida de seus leitores. Confira agora um pouco sobre cada um deles!

1.  Ética para Engenheiros

O livro “Ética para Engenheiros”, escrito pelos autores Arménio Rego e Jorge Braga, apresenta diversos casos práticos e códigos de ética de diversas especialidades e países.

Nesse viés, os escritores buscam atualizar as novas dinâmicas do mercado da Engenharia, pontuando o estatuto da ordem dos engenheiros. Assim, o livro funciona como um manual prático que guia os profissionais nas melhores escolhas e como devem agir em determinados casos que a profissão exige.

Dessa forma, busca direcionar os engenheiros a sempre seguirem os códigos de ética e deontológicos, a fim de conduzir a profissão de forma responsável.

2. Mais Rápido e Melhor

O livro ‘’Mais Rápido e Melhor: Os Segredos da Produtividade na Vida e nos Negócios’’, do escritor Charles Duhigg, é destinado ao público que busca sucesso no ambiente profissional.

Nesse sentido, o autor conduz a narrativa com exemplos reais de como alcançar a tão sonhada produtividade e motivação no dia a dia. Com isso, Duhigg coloca em evidência a importância de tomar decisões que geram boas oportunidades, prosperidade e sucesso no ambiente trabalhista.

Assim, durante a narrativa, o escritor pontua requisitos extremamente importantes para se construir uma rotina saudável e prosperidade nos negócios. Confira abaixo as principais ideias discutidas no livro:

  1. Produtividade

O autor pauta a importância de conhecer, primeiramente, a auto produtividade, isto é, como o leitor administra seu tempo e energia ao decorrer do dia.

Após isso, aborda-se ferramentas para se alcançar uma rotina harmoniosa com uma boa administração do tempo, o que gera resultados promissores e bem-estar para os indivíduos.

  1. Objetividade 

Nesse ponto, o autor aborda a importância de conhecer perfeitamente os resultados que a empresa pretende alcançar.

Com isso, será possível traçar metas, organizar o cronograma e pautar os caminhos que devem ser seguidos, para que assim, o objetivo seja alcançado de forma plena e eficiente.

  1. Método SMART

O autor pauta como funciona o método de metas SMART, as quais devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunas.

Nesse sentido, a equipe de uma empresa deve se concentrar em criar metas de curto a longo prazo que sejam ambiciosas e capazes de solucionar os problemas do ambiente trabalhista.

  1.  Confiança

Nesse tópico, o autor aborda a importância de se construir um ambiente de trabalho respeitoso e harmônico. Assim, Duhigg afirma que os líderes e gestores devem estar sempre incentivando e reconhecendo o trabalho da equipe.

  1. Autonomia e motivação

No livro, o autor afirma que os gestores devem oferecer oportunidades para que os funcionários da empresa sintam autonomia, o que gera aumento da motivação e autoconfiança.

3. A mente do líder extraordinário

O livro ‘’A mente do líder extraordinário’’, escrito por Rasmus Hougaard e Jacqueline Carter, é destinado para líderes que buscam desenvolver, no ambiente trabalhista, ideais de humildade, altruísmo e respeito com os membros da equipe.

Nesse sentido, o livro funciona como um manual que busca ajudar os profissionais a como construir um ambiente de trabalho harmonioso e saudável. Assim, é apresentado como o próprio líder deve se comportar, bem como a maneira correta de se conduzir sua equipe e seus negócios.

O autor ainda pontua a necessidade de desenvolver a atenção plena, isto é, a capacidade de prestar atenção no momento presente, a qual gera inúmeros benefícios no ambiente de trabalho, como o aumento da criatividade e inovação e melhoria na relação entre líderes e funcionários.

Além disso, deve-se desenvolver a compaixão para que se consiga exercer a autoliderança, autoconsciência e autoavaliação. 

4. O Poder do Hábito

O livro ‘’O Poder do Hábito’’, escrito por Charles Duhigg, é dividido em três partes, as quais são hábitos e rotina, hábitos das grandes organizações e hábitos sociais.

Nesse sentido, o autor explica o que é um hábito e como cultivá-lo no dia a dia. Tal questão parte da ideia que o cérebro precisa entender que as atividades propostas são fáceis e rotineiras e, assim, será possível realizá-las todos os dias, ou seja, tornam-se um hábito.

A obra é composta por diversos estudos que buscam comprovar os argumentos do autor, além de exemplos para melhorar o entendimento dos leitores. Assim, Duhigg faz um mapeamento de como o hábito é formado e como conseguir cultivar cada um deles na correira do dia a dia.

Confira abaixo os pilares sobre a formação de um hábito:

  • Deixa: refere-se ao gatilho despertado no cérebro para se iniciar uma atividade. Ao conhecer a deixa, é possível evitar hábitos ruins, pois é possível tratar as raízes do problema.
  • Rotina: reporta-se ao gatilho em prática, isto é, a capacidade de realizar a mesma atividade todos os dias.
  • Recompensa: remete-se ao prêmio recebido após terminar uma tarefa, o qual pode ser um sentimento ou uma sensação.

5. Como Administrar Seu Tempo

O livro ‘’Como Administrar Seu Tempo: 24 lições para se tornar proativo e aproveitar cada minuto do trabalho’’, do escritor Marc Mancini, apresenta dicas sobre organização, auxiliando os leitores a como organizar as tarefas do dia a dia e a definir prioridades, por exemplo.

Além disso, pauta outras questões importantes, como a necessidade de antecipar possíveis problemas, saber a dizer não, definir prazos e tarefas, socializar de maneira adequada e o controle do espaço dos indivíduos.

Nesse sentido, o autor busca ajudar os leitores a administrar melhor o tempo, tornando a rotina mais produtiva, o que ajuda a diminuir o estresse e o sentimento de esgotamento mental.

6. Engenheiros da vitória

No livro “Engenheiros da vitória:  Os responsáveis pela reviravolta na Segunda Guerra Mundial’’, escrito por Paul Kennedy, é retratado a história dos responsáveis pela criação da estratégia de uma das maiores potências mundiais, os Estados Unidos.

O que muita gente não sabe, é que durante todo o processo por trás da Segunda Guerra Mundial, havia um número considerável de engenheiros que trabalhavam arduamente atrás de inovações e tecnologias revolucionárias para aquela época.

Um fato interessante sobre o livro, é que além de retratar toda parte histórica envolvida em um momento tão delicado para o mundo, o autor apresenta as várias engenharias que foram realizadas na modificação dos aviões  P-51 Mustang com turbinas Rolls Royce.

7. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade

O escritor israelense Yuval Noah Harari, em seu livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, narra de forma fascinante a trajetória humana, a qual se estende desde as raízes evolutivas até o surgimento do capitalismo e da engenharia genética.

Além de todo conhecimento científico técnico, o livro aborda uma interdisciplinaridade apresentando vários segmentos do ramo.

O benefício da leitura desse livro para engenheiros, é a visão com “outros olhos” para determinados assuntos do mundo da tecnologia, principalmente o que motivaram os seres humanos a criarem tecnologias transformadoras.

8. Transformando suor em ouro

O livro “Transformando suor em ouro”, foi escrito pelo craque e treinador da seleção brasileira de Vôlei, Bernardo Rocha de Rezende, conhecido como “Bernardinho”. Em sua obra, o técnico retrata diversos momentos de superação e como obteve motivação para continuar sua jornada.

Para quem deseja alcançar sucesso na vida profissional, a motivação se torna o principal pilar nessa busca. Com esse livro, os engenheiros e futuros engenheiros irão entender como se motivar diariamente para obter reconhecimento profissional.

Sabe-se que a engenharia não é uma área fácil, requer muita dedicação e muito estudo e por isso, quem deseja cursar a graduação precisa estar sempre atento a novas tecnologias e novas capacitações.

9. Seis Sigma (2002)

Quem não deseja ter sucesso no mercado de trabalho, não é mesmo? Acho que todos os profissionais, principalmente os iniciantes no ramo, querem ser destaque na empresa em que trabalham.

Por isso, indicamos a leitura do livro “Seis Sigma: Estratégia Gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços”, escrito por alguns professores da USP.

Criada pela Motorola no ano de 1979, a metodologia Seis Sigma é essencial para aqueles que desejam gerar lucros de forma rápida, além disso, o conhecimento dessa metodologia pode ser um diferencial na carreira.

O livro é recomendado pois o autor apresenta como realizar os cálculos necessários para acompanhar e determinar as variabilidades de todos os processos existentes em uma corporação.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, temos que destacar a tamanha versatilidade desse método, com uma variação mínima de 0,52 falhas em um milhão, é possível que ele seja aplicado em qualquer segmento e setores empresariais.

10. Gerenciamento de Projetos com PDCA (2016)

O livro “Gerenciamento de Projetos com PDCA”, dos autores Guilherme Calôba e Mario Klaes, apresenta formas e técnicas para gerir assertivamente projetos, tendo como foco principal o método PDCA.

O profissional pode aproveitar dessa leitura, para aprimorar seus conhecimentos em Seis Sigma, já que PDCA é uma dos métodos de tal metodologia. Essa ferramenta é realizada em quatro etapas:

  • Plan: Planejar
  • Do: Fazer 
  • Check: Checar 
  • Act: Agir.

Um dos principais pontos do livro é a extrema atenção que o autor dá ao planejamento, fazendo com que todos os processos realizados nas empresas sejam previsíveis.

Dessa maneira, torna- se fácil a criação e implementação de um cronograma assertivo para o gerenciamento dos projetos.

Seja um Engenheiro de sucesso!

Você sabia que as maiores, e mais cobiçadas, empresas do mercado buscam por profissionais com competências além do diploma?

O domínio de ferramentas como Excel, conhecimentos em Lean Seis Sigma e experiência com metodologias ágeis são pontos importantes para quem quer se destacar e alcançar esse tipo de vaga!

Sabendo disso, a Voitto desenvolveu a Escola de Engenheiros: um programa de desenvolvimentos de habilidades que te preparam para o mercado de trabalho! Além de ser composto por 10 cursos + 6 bônus, você ainda terá certificados válidos em todo o território nacional e poderá estudar de onde quer que você esteja!

Está esperando o que para ser um engenheiro de sucesso? Clique no link e saiba mais:

Escola para Engenheiros Voitto

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumos de Livros Profissional de Alta Performance".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Profissional De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.