O que é a Inteligência Artificial?
Quais são as 5 Melhores Linguagens de programação para Inteligência Artificial ?
Linguagens mais populares no mercado de trabalho
Comece a aprender Python hoje mesmo!

Descubra quais são as 5 Melhores Linguagens para Inteligência Artificial!

Escolher uma linguagem de programação depende muito do seu projeto. Vamos te mostrar as 5 Melhores Linguagens para Inteligência Artificial.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra quais são as 5 Melhores Linguagens para Inteligência Artificial!

A Inteligência Artificial (IA) já praticamente domina nossas vidas: reconhecimento facial, sugestões de compra, publicidade. Para trabalhar nessa área, é preciso conhecer as ferramentas utilizadas. Então, nesse artigo, você vai conhecer as melhores linguagens de programação para inteligência artificial.

Os impactos dessa área da tecnologia são significativos. Uma pesquisa encomendada pela Microsoft à consultoria americana DuckerFrontier aponta que a implementação de IA no Brasil pode quadruplicar a produtividade do país. Por isso, esse mercado vai crescer muito nos próximos anos.

Portanto, vamos te deixar a par das principais linguagens para inteligência artificial que são tendência nessa área. Os tópicos deste artigo serão:

  • O que é Inteligência Artificial?
  • Quais são as 5 Melhores Linguagens de programação para Inteligência Artificial ?
  • Linguagens mais populares no mercado de trabalho.

Vamos começar?

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é o conjunto de diversas tecnologias que são capazes de simular ações humanas de maneira rápida e assertiva. Testes de raciocínio, análise para tomada de decisões e automatização de tarefas são algumas das funções da inteligência artificial.

Podemos dizer que a IA é uma ciência da computação cujo objetivo principal é usar a tecnologia para o progresso. Existem diversas linhas de estudo da inteligência artificial: jogos, robótica, reconhecimento de voz e escrita, linguagem de programação, etc.

Aprenda mais sobre as melhores linguagens de programação para Inteligência Artificial neste artigo!

Quais são as 5 Melhores Linguagens de programação para Inteligência Artificial ?

Existem muitas dúvidas a respeito de quais as melhores linguagens para inteligência artificial e qual delas escolher para seu projeto. Então, vamos te dar uma panorama geral sobre 5 delas:

1. Python

Python é uma das melhores linguagens para inteligência artificial por conta de sua sintaxe simples e ótima legibilidade, permitindo uma testagem rápida de algoritmos complexos de machine learning. Além disso, possui boas ferramentas de trabalho colaborativo, como o Google Colab e o Jupyter Notebooks.

Ela é muito utilizada também pela análise de dados associada ao big data, dentro do campo da ciência de dados. Ela não serve somente para aplicações de back-end, sendo também aplicada no desenvolvimento web e tarefas de front-end ou full stack.

Conta com várias bibliotecas específicas para inteligência artificial. Pacotes como NumPy, Scipy, scikit-learn e matplotlib são usados como bases dos projetos de IA. Para fins gerais, temos ainda o SimpleAI e EasyAI. A disponibilidade desses materiais torna Python uma das melhores linguagens para inteligência artificial.

Dentro do machine learning, a biblioteca PyBrain se destaca por ser flexível, simples e efetiva. Já quando precisamos lidar com processamento de linguagem humana ou análise de textos, a NLTK é a biblioteca ideal, disponível para Windows, MacOS e Linux.

Outro ponto positivo é que Python é versátil: não depende de uma plataforma específica. Códigos escritos em Python podem rodar em quase todos os sistemas operacionais, como Windows, Linux, Mac OS e Unix. Para fazer a portabilidade entre plataformas, é preciso somente alterar poucas linhas de código.

Muitos programadores escolhem Python também por suas opções de visualização gráfica de resultados. Quando trabalhamos com áreas complexas dentro da inteligência artificial, como machine learning e deep learning, muitas vezes precisamos visualizar os conceitos para entendê-los melhor.

Para isso, Python conta com várias bibliotecas que possibilitam a criação de gráficos e histogramas. Assim, podemos ter uma compreensão e visualização melhor do desempenho do código.

2. Java

Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas e adoradas. Boa parte de sua sintaxe é derivada de C e C++. Uma de suas grandes vantagens é conseguir rodar em qualquer plataforma que a suporte sem precisar de recompilações.

Isso é feito graças ao princípio WORA (Write Once, Run Anywhere), que na prática significa que Java vem com um elemento chamado Java Virtual Machine, uma máquina virtual que utiliza o hardware para rodar o programa.

Contamos ainda com um coletor de lixo, que exclui dados não utilizados automaticamente e uma comunidade sempre disposta a resolver problemas e responder dúvidas.

Ela é uma das melhores linguagens para inteligência artificial, sendo utilizada para criar algoritmos de machine learning, algoritmos de busca, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos. É uma ótima escolha para projetos de grande porte. Entretanto possui algumas diferenças quando comparada com Python.

3. C / C++

A principal razão de C++ ser umas das melhores linguagens para inteligência artificial é sua flexibilidade. Isso porque é uma linguagem de programação de baixo nível, ou seja, seu código é mais próximo a linguagem binária utilizada pelos computadores.

Essa característica, somada a orientação a objetos, torna C++ uma linguagem muito viável para o desenvolvimento de inteligência artificial. Por isso, a maior parte das bibliotecas de deep learning e machine learning são escritas nessa linguagem.

Essas peculiaridades também contribuem para a rapidez e eficiência do código, já que a conversão de linguagem de programação para linguagem de máquina é mais veloz. No sentido de performance, C++ acaba se distinguindo de Python.

Inclusive, ela é considerada por muitos a linguagem de programação com execução mais rápida, sendo ideal para projetos que dependem de velocidade no tempo de resposta.

Todas essas características nos mostram sua utilidade na resolução de problemas complexos da inteligência artificial, principalmente nos campos de machine learning e redes neurais artificiais.

4. JavaScript

Não é muito comum ver JavaScript sendo utilizada para aplicações de inteligência artificial. Porém, existem diversas vantagens em utilizar essa linguagem para seu projeto de IA.

Uma delas é a segurança. JavaScript foi planejada para impedir que sites ou empresas acessem os arquivos ou o sistema operacional do seu computador. Isso porque os algoritmos da linguagem rodam sem essa necessidade.

Outro ponto que destaca JavaScript como sendo uma das melhores linguagens para inteligência artificial é sua performance. Praticamente todas as empresas e navegadores utilizam essa linguagem e acabaram investindo muito dinheiro em seu desenvolvimento.

Por conta disso, é uma linguagem muito veloz e podemos comparar sua velocidade de execução com Java, no sentido de transformar o código em linguagem de máquina. Além disso, o próprio desenvolvimento de um programa em JavaScript é muito rápido.

Por fim, podemos destacar suas bibliotecas, como a Synaptic, que permite criar e gerenciar redes neurais artificiais. Com ela, é possível exportar essas redes como se fossem funções JavaScript.

5. Swift

Dentro da área de programação, Swift é muito conhecida por ser utilizada em desenvolvimento de aplicações específicas para. Porém, ela ganhou bastante destaque dentro do campo do deep learning por causa da biblioteca Swift for Tensorflow (ou S4TF, abreviada).

Outras bibliotecas, como a Swift AI, possibilitam aplicações muito interessantes. Podemos criar diferentes conexões neurais artificiais com suporte para deep learning, algoritmos genéticos, processamento de sinais, entre outras funcionalidades.

Em comparação com C, ela é tão rápida quanto, atingindo velocidades de execução muito satisfatórias, com o benefício de utilizar bem menos memória e ser mais fácil de aprender. Boa parte disso é devido ao seu poderoso compilador, LLVM, que garante a rapidez do código por meio de otimizações eficientes.

Linguagens mais populares no mercado de trabalho

Depois de conhecer as linguagens de programação mais populares para inteligência artificial, vamos conhecer as linguagens mais populares do mercado de trabalho. E como você vai perceber através da lista abaixo, várias dessas linguagens foram citadas no tópico anterior!

  • JavaScript;
  • PHP;
  • Python;
  • Java;
  • C#;
  • R;
  • Kotlin.

Comece a aprender Python hoje mesmo!

A linguagem Python vem crescendo muito nos últimos tempos, principalmente por suas diversas bibliotecas que facilitam a programação e por sua sintaxe de fácil entendimento.

Essas são apenas algumas das vantagens de se utilizar o Python e por isso, diversas empresas no mercado de trabalho procuram profissionais com domínio da linguagem.

Se você não conhece a linguagem Python, não se preocupe, nós vamos te ajudar com isso! Com o curso de Fundamentos Essenciais para Python da Voitto, você vai começar a desenvolver seu conhecimento nessa linguagem tão relevante atualmente.

E o melhor é que o curso está 100% gratuito! Não perca tempo e comece hoje mesmo clicando no banner abaixo.

Banner do curso Fundamentos Essenciais para Python.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos com Python, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos Com Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.