De onde surgiu o nome Black Friday?
Black Friday no Brasil
Curiosidades sobre a Black Friday
Fique ligado!
Como não ser enganado na Black Friday?
11 dicas para aproveitar a Black Friday
Save the date!
E falando em Black Friday… Entenda como ela funciona na visão de um empreendedor!

Entenda onde a Black Friday começou e o que você pode fazer para não ser enganado!

Descubra como você pode evitar as fraudes durante o período da Black Friday e confira nossas 11 dicas para aproveitar ao máximo essas promoções!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Entenda onde a Black Friday começou e o que você pode fazer para não ser enganado!

A Black Friday surgiu nos EUA com a intenção de dar início às compras de Natal, uma vez que os lojistas desejavam se livrar de seus estoques.

O dia escolhido foi a sexta-feira, data que segue logo após o dia de Ação de Graças (Thanksgiving) que ocorre sempre na 4ª quinta-feira do mês. Logo, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro.

Sendo um dos dias mais movimentados do comércio nos Estados Unidos, a Black Friday cresceu e ganhou fama em vários países do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Quer saber mais sobre? Então veja o que vamos abordar neste artigo:

  • De onde surgiu o nome Black Friday?
  • Black Friday no Brasil;
  • Curiosidades sobre a Black Friday;
  • Fique ligado!
  • Como não ser enganado na Black Friday?
  • 11 dicas para aproveitar a Black Friday;
  • Save the date!

Vamos lá?

De onde surgiu o nome Black Friday?

Não se sabe ao certo a origem do nome, mas existem duas teorias principais que explicam o termo.

Uma delas conta que, com o trânsito intenso que era gerado após o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, os pneus dos carros deixavam muitas marcas pretas nas ruas, levando ao termo Black Friday.

Já a segunda teoria explica que o termo Black Friday se origina do modo como os antigos lojistas registravam seus resultados. A tinta vermelha marcava as perdas e prejuízos, e a preta (black) evidenciava os lucros.

Assim, as empresas, principalmente as pequenas, marcavam de tinta preta para marcar os lucros logo após o Dia de Ação de Graças.

Separamos um vídeo para você conhecer mais sobre esse termo:

Black Friday no Brasil

Apesar do grande sucesso nos EUA, a Black Friday começou bem devagar aqui no Brasil. Por ter reunido um pouco mais de 50 lojas, a primeira edição brasileira é desconsiderada por muitas pessoas.

Porém, foi em 2013 que a Black Friday realmente estourou, passando de 243,8 milhões de reais de faturamento em 2012 para R$770 milhões. Logo, praticamente todas as áreas do comércio entraram nessa jogada, que começou a faturar mais de 1 bilhão de reais em 2014.

Esse faturamento se deu pelo e-commerce, onde as melhores ofertas eram encontradas, sem precisar enfrentar filas e confusões. Assim, a data tornou-se uma das mais importantes para o comércio online.

Curiosidades sobre a Black Friday

Confira 5 curiosidades sobre um dos maiores dias de varejo do ano!

A Black Friday não é o maior dia de compras do ano!

Embora muitos fiquem surpresos com essa informação, ela é verídica! Sabemos que a Black Friday movimenta muito a economia, não só a brasileira mas a mundial. Porém, o dia que tem o maior volume de pessoas fazendo compras no ano é o sábado que antecede o dia de Natal.

Os produtos mais vendidos são os eletrônicos!

Não é novidade que muitos aguardam a Black Friday para comprar eletrônicos, principalmente celulares e notebooks.

Horário de pico da data

Embora a promoção aconteça durante toda a sexta-feira, os horários que ocorrem o maior volume de compras são: de meia-noite às 2h da manhã, durante o período do almoço (entre 12h e 14h) e após às 18h.

Data mundial

Como já mencionamos, a Black Friday acontece no dia posterior ao dia de Ação de Graças nos EUA, porém, essa data tornou-se mundial, sendo comemorada por vários países em todo mundo no mesmo dia, mesmo em países que comemoram a Ação de Graças, como o Canadá que comemora essa data um mês antes dos americanos.

Big Friday?

Devido ao grande tráfego que a data causava no estado norte americano da Filadélfia, os soldados começaram a chamar o dia de Big Friday (Grande Sexta-Feira). Porém, o novo nome não pegou, uma vez que os lojistas não gostaram nada desse novo nome.

Fique ligado!

A Black Friday é uma grande oportunidade para comprar os produtos que você realmente precisa (ou nem tanto!) por um preço bacana. Além disso, já estamos com o pé no Natal, então, antecipar as compras dos presentes também é uma boa.

Como a data já viralizou, você não encontra apenas eletrônicos entre as promoções. Uma variedade enorme de lojas participam, então não deixe de conferir as promoções dos produtos que você deseja, sejam livros, maquiagens, televisões, roupas e até os treinamentos da Voitto!

A Black Friday começa na virada de quinta para sexta-feira, quando todos estão a postos para começar as compras.

Como não ser enganado na Black Friday?

Infelizmente, algumas empresas não se comprometem com as verdadeiras promoções e aumentam exorbitantemente o custo dos produtos próximo ao período da Black Friday. Assim, elas enganam os clientes com o famoso "tudo pela metade do dobro".

Além disso, há também os anúncios de sites inexistentes, que criam páginas de empresas falsas anunciando promoções atraentes para o cliente. Para evitar essa prática, o Procon-SP divulgou uma lista dos sites que devem ser evitados.

A lista foi montada com base nas reclamações de clientes sobre os sites que não deram resposta ou descumpriram o prometido nos anúncios nos últimos anos da Black Friday.

Os Procons de outras cidades, como o de Porto Alegre, também fizeram acompanhamento dos principais produtos (mais vendidos dos últimos anos) para divulgar aos consumidores. O órgão pede à população que se atente para a confiabilidade dos sites antes de efetuar a compra.

Ainda tem dúvidas sobre como não cair em golpes de Black Friday? Então confere esse vídeo:

11 dicas para aproveitar a Black Friday

Para aproveitar ao máximo a Black Friday sem preocupação e com os melhores preços, é bom ficar ligado nessas 11 dicas:

Dica 1: Tenha foco!

Tenha em mente os principais produtos que você precisa e deseja comprar. Na hora da procura, é preciso ter foco!

Dica 2: Faça o cadastro com antecedência

Não espere a sexta-feira para se cadastrar nos sites das lojas que você deseja comprar, o site provavelmente estará bem congestionado. Além disso, você começa a receber os anúncios de promoções antes e se prepara.

Dica 3: Fique atento ao selo Black Friday

A maioria dos sites indica os produtos com os melhores descontos com o selo Black Friday, então é sempre bom dar uma conferida neles. Porém, não confie de olhos fechados no selo!

Dica 4: Compare os preços

Compare o preço do produto escolhido em outros sites para encontrar o melhor preço. Além disso, é preciso ter uma noção do valor normal dele, para saber se o desconto é real ou mentiroso.

Dica 5: Fique de olho no frete

Lembre-se que nas compras online pagamos também o frete do produto (na maioria dos casos). Então, sempre dê uma conferida nessa taxa para garantir que a compra vale a pena.

Dica 6: Fique de olho também na forma de pagamento

Algumas lojas optam por determinadas formas de pagamento para que o desconto seja dado. Confira se essa opção é viável para você antes de efetuar a compra.

Dica 7: Verifique se os sites são confiáveis

É essencial fazer uma pesquisa do site antes de comprar, dê uma olhada na lista do Procon, analise bem a URL da página e procure pelo CNPJ. Não entre por links de anúncios, acesse o site original e procure pela oferta.

Dica 8: Tire print das telas de compra!

Caso dê algo errado em sua compra, é importante ter uma garantia que você a efetuou com aquelas condições e de qual site era a oferta.

Dica 9: Não desista!

A disputa pelos melhores descontos congestiona as lojas virtuais e muitas vezes te impede de comprar ainda no primeiro acesso. Sendo assim, não desista! Mantenha sua página atualizada e tenha (muita) paciência.

Dica 10: Antecipe as compras de Natal

Já pense nos presentes da época natalina para economizar em dezembro!

Dica 11: Utilize aplicativos de Black Friday

Alguns aplicativos montam uma verdadeira força-tarefa para te ajudar a não ser passado para trás. Apps como Zoom e Buscapé disponibilizam funções de histórico e alerta de preços, avaliação de lojas e compra segura, por exemplo.

Save the date!

Este ano, a Black Friday acontece aqui no Brasil dia 25 de novembro. Porém, muitas empresas (inclusive a Voitto!) deixam várias promoções rolando durante todo o mês de novembro, e assim temos a Black November.

Há também as que optam pela Black Week, que são as promoções que ocorrem durante toda a semana da sexta-feira que ocorre a Black Friday.

E falando em Black Friday… Entenda como ela funciona na visão de um empreendedor!

Compartilhe o mesmo propósito que os bilionários mais ricos do Brasil!


Jorge Paulo Lemann, Eduardo Saverin e Marcel Herrman Telles têm muito em comum: são as três pessoas mais ricas do Brasil, têm mais de US$ 10 bilhões de dólares em fortuna, mas o mais importante é o que os levaram até o topo: o empreendedorismo.


Com a Formação Empreendedora da Voitto você tem acesso a 21 cursos + 3 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja, garante certificados com validade em todo o território nacional e começa sua jornada no empreendedorismo sem cometer os mesmos erros que empreendedores que não têm suporte cometem.


Com desconto de 75% exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Mude o rumo da sua história: comece a construir o seu império! Invista no seu futuro clicando no banner abaixo!

Faça sua inscrição no Programa de Formação Empreendedora da Voitto!

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro Pessoal E Familiar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.