Como funciona a tecnologia blockchain?
3 aplicações de blockchain na medicina
Pontos fortes e fracos do uso da blockchain na medicina
Vem aprender!

Qual a relação entre Blockchain e medicina? Entenda a ligação!

Tecnologia blockchain aplicada fora do mundo das criptomoedas? Entenda como a medicina tem a usado e garantido uma troca segura de dados!

Milenna Sara
Por: Milenna Sara
Qual a relação entre Blockchain e medicina? Entenda a ligação!

Se você clicou nesse artigo, provavelmente já sabe o que é blockchain e como essa tecnologia de banco de dados - em linhas gerais -  pode revolucionar o mundo e não apenas o universo de criptoativos.

Com a popularização da internet, e a necessidade de compartilhamento de dados entre grandes empresas e instituições, a tecnologia blockchain se mostra eficiente, já que garante uma troca segura de informações.

O desafio do setor da saúde durante a pandemia, foi garantir segurança de dados, mesmo usando a internet, em serviços como telessaúde e telemedicina.

Foi nesse âmbito que a tecnologia blockchain passou a ser de extrema importância. Por isso, hoje iremos aprofundar esse assunto, através dos seguintes tópicos:

  • Como funciona a tecnologia blockchain?
  • 3 aplicações de blockchain na medicina 
  • Pontos fortes e fracos do uso do blockchain na medicina

Vamos lá!

Como funciona a tecnologia blockchain? 

Pense em blocos espalhados por qualquer lugar do mundo que formam, juntos, uma rede global. Em cada um desses blocos têm materiais a serem desvendados e existem máquinas específicas para fazer isso.

Caso o material que está dentro do carro seja aprovado, ele é selado com um código de letras e números extremamente complexo e se une aos outros carros que também já foram aprovados.

Para que ninguém consiga roubar esses carros ou ter acesso aos materiais dentro deles, foi criado um complicado esquema de códigos. Por exemplo, se o código do carro 1 é VOITTO#2, o código do carro 2 será VOITTO#2 + o seu próprio código!


Sendo assim, caso alguém queira e tente roubar algum dos carros, terá que descobrir mais de um código, o que é praticamente impossível.


Essa grande rede de carros não tem dono, logo, os envios estão disponíveis para qualquer um que queira acessar. No entanto, é importante afirmar que não dá para ver qual carro foi enviado e qual material tinha nele, apenas as datas de envio.


Agora que você já relembrou o que a tecnologia blockchain é e como funciona, vamos ver como ela tem sido aplicada na área da saúde? Segue a leitura!

3 aplicações de blockchain na medicina 

A tecnologia blockchain normalmente é projetada para proteger e armazenar arquivos por meio da criptografia, logo, com a dificuldade de interferência de externos, as informações médicas dos pacientes podem se manter seguros nesses bancos de dados.


Agora, vamos ver como isso se dá de forma prática!

Prontuário eletrônico

O prontuário é uma ferramenta usada para armazenar dados do paciente. Em muitos casos, ela é feita de forma manual, simples mesmo, usando papel e caneta. No entanto, com o avanço da tecnologia, novas formas mais eficientes surgiram, como trazer tudo aquilo que era físico para o digital.

Utilizar prontuários eletrônicos é investir na facilitação do trabalho do profissional de saúde que consegue acessar aos dados do paciente de qualquer lugar, porém, esse acesso precisa de extrema proteção, e é nesse ponto que a tecnologia blockchain entra.

Ela auxilia na facilidade de encontro desses dados de saúde, não importa o lugar onde o médico esteja, além de proteger registros e também auxiliar em análises mais precisas.

Registros e informações médicas

Você já sabe que a tecnologia blockchain auxilia na segurança de armazenamento de dados. E é exatamente dessa vantagem que esse tópico aborda.

Os registros e informações dos pacientes naturalmente já estão armazenados nos hospitais e outros serviços de saúde. Com o uso da blockchain, esses dados são compartilhados junto a necessidade do paciente. Ou seja, ele escolhe quem poderá acessar e encaminhar essas informações.

Por que isso é importante? Caso o paciente já tenha autorizado previamente o uso desses dados e compartilhamento com laboratórios e hospitais, evita diversos tipos de burocracia, principalmente em situações de emergência. Assim, o atendimento fica mais rápido e fácil.

Pesquisas científicas 

Você sabe a importância da ciência e como os avanços nela moldam o nosso futuro. A indústria farmacêutica e universidades de medicina além de conseguir aumentar a segurança das pesquisas e estudos feitos, podem selecionar quem terá acesso aos registros com o uso da blockchain.

Dessa forma, é muito mais difícil que haja alterações que não deveriam ser feitas nos dados ou perda de informações importantes!

Já se interessou pela tecnologia blockchain e quer trabalhar na área? Não perca tempo e acesse o nosso eBook Guia de Carreiras em Blockchain e comece a fazer parte de uma revolução tecnológica!

BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?

Então essa é a sua chance!

No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?

Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Baixe agora o guia carreiras em Blockchain

Ficou em dúvida se existem pontos negativos na implementação dessa tecnologia dentro da área da saúde? Continue a leitura e descubra!

Pontos fortes e fracos do uso da blockchain na medicina

Todas as coisas do mundo tem um lado bom e o outro não tão bom assim. Quer conhecer as duas faces do uso de blockchain na medicina? Segue o fio:

Ponto forte: transparência

Com a simplificação do acesso e compartilhamento de registros médicos, a tecnologia blockchain pode também, auxiliar não apenas a área da saúde, mas os pacientes também.

Ou seja, os enfermos têm acesso de forma transparente aos seus registros e informações médias e, caso seja necessário, conseguem solicitar alterações que podem garantir que os documentos sejam autênticos, evitando falsificações e erros.

Ponto fraco: custo e tempo

Grandes bancos de dados, como de hospitais já consolidados, precisam de uma adoção mais ampla da tecnologia. No entanto, uma rede de blockchain grande precisa de mais tempo para compartilhar dados e armazená-los, em comparação a redes menores que utilizam a tecnologia.

Ademais, a adoção dessa ampla tecnologia necessita de um alto investimento a priori. Portanto, apenas empresas que tenham grande volume de verba conseguem investir.

Agora que você já sabe o que é blockchain, como ela está sendo usada na medicina, já leu o Guia de Carreiras em blockchain e já viu os pontos fortes e fracos da tecnologia, chegou a hora de estudar mais!

Vem aprender!

Quer dar um salto na sua carreira e se preparar para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN? Então esse é o curso certo pra você!

Com essa formação você irá aprender os conceitos básicos de blockchain! Assim como, quais as principais áreas de aplicação, conceitos de criptografia, chaves públicas e privadas, hashes e algoritmos de consenso.

Além disso, o curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN oferece cases de aplicação, questões comentadas, simulados para você se preparar para o exame de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Não perca a chance de se preparar para uma das certificações mais conhecidas no mercado, se inscreva agora no curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN!!


Preparatório para Certificação Blockchain Foundation e Essentials EXIN

Milenna Sara

Milenna Sara

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe - campus São Cristóvão, atuou por dois anos com Negócios para o Consumidor e liderança de times de Social Media na AIESEC. Atuou em criação de projetos de branding e rebranding, além de possuir certificação em Branding, Copywriting, Produção e Marketing de Conteúdo. Acredita que a busca pela liberdade e o protagonismo são os motores de uma carreira de sucesso!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.