O que é Gerenciamento de Dados?
Como realizar a gestão de dados?
Qual a importância em fazer o Gerenciamento de Dados?
Quais são as áreas de foco para o Gerenciamento de Dados?
Melhores Práticas de Gerenciamento de Dados
Dica!

Entenda o que é Gerenciamento de Dados e por que ele é fundamental para sua empresa

Aprenda como o Gerenciamento de Dados pode auxiliar na extração de informações relevantes para que tome decisões assertivas dentro de sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Gerenciamento de Dados e por que ele é fundamental para sua empresa

O Gerenciamento de Dados pode ser definido como a prática de coletar, manter e utilizar dados com segurança e eficiência.

Atualmente, tudo o que fazemos na internet fica registrado. Aqui surge o conceito de big data, uma enorme quantidade de informações digitais para serem utilizadas. Dentro desse contexto, é preciso estar atento ao Gerenciamento de Dados.

Como falamos anteriormente, o Gerenciamento de Dados é uma ferramenta muito valiosa para organizações, porque seus benefícios podem fazer a diferença na competição. Podemos utilizá-la para tomar melhores decisões ou para traçar estratégias de negócio mais eficazes.

Por conta disso, nesse artigo, vamos te explicar os principais conceitos sobre o tema a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Gerenciamento de Dados?
  • Como realizar a gestão de dados?
  • Qual a importância em fazer o Gerenciamento de Dados?
  • Quais são as áreas de foco para o Gerenciamento de Dados?
  • Melhores Práticas de Gerenciamento de Dados.

Preparado para conhecer mais desse assunto? Vamos começar!

O que é Gerenciamento de Dados?

O Gerenciamento de Dados é o processo de tratamento de informações coletadas e criadas por uma organização. Ele envolve as práticas de coleta, armazenamento, organização, processamento, validação, suprimento e utilização adequada dos dados.

Essas diferentes funções trabalham juntas para garantir que as informações de um sistema corporativo sejam precisas, disponíveis e acessíveis. O objetivo desse processo é auxiliar na tomada de decisão de organizações ou indivíduos, por meio da otimização do uso das informações dentro dos limites éticos e legais.

Ele possibilita um conhecimento mais profundo sobre o comportamento dos consumidores, tendências e oportunidades. Assim, é possível tomar as ações que forem mais benéficas para a organização.

Uma das maneiras mais eficientes de fazer Gerenciamento de Dados é fazer uso de softwares adequados para o tratamento de dados. Um exemplo disso é o uso do Power BI, solução criada pela Microsoft.

Como realizar a gestão de dados?

Diferentes métodos podem ser usados ao se planejar uma Gestão de Dados, mas os tópicos seguintes poderão lhe guiar com o básico necessário:

  • Encontre um bom local(nuvem) para armazenar todos seus dados e assim fazer um primeiro diagnóstico;
  • Sempre tenha um backup com todas as suas informações, evitando assim os ransomewares;
  • Crie um time responsável por coletar e analisar os dados de todos os setores da empresa;
  • Capacite o time conforme a demanda!

Componentes da gestão de dados

Aqui temos uma das partes mais  importantes para lidar adequadamente com a gigantesca quantidade de informações acumuladas. Sob essa perspectiva, podemos identificar 3 componentes prioritários numa estratégia de dados:

Segurança

Uma boa gestão dos dados é capaz de proteger a empresa de desvios e ataques cibernéticos, evitando que os dados caiam em mãos erradas e prejudiquem a empresa. Isso é benéfico tanto para preservar estratégias da empresa quanto para a segurançados clientes.

Um exemplo muito recente dessa importância é o escândalo Facebook-Cambridge Analytica, em que informações sobre 87 milhões de usuários da rede social foram violados. A empresa passou por uma investigação severa e vários processos em diferentes países.

Otimizar e Processar

O Gerenciamento de Dados providencia uma estrutura de informações, que pode ser facilmente acessada e compartilhada entre os funcionários. Isso permite que eles validem os resultados e conclusões de cada um, aumentando a confiabilidade das decisões.

Um banco de dados informativo pode otimizar diversos processos e evitar a perda de informações vitais para a empresa.

Além disso, eles precisam ser processados e compactados para serem utilizados, são necessárias múltiplas de formatação e correção, o que cria possibilidades de revisitação desses dados para uma análise comparativa. Assim, é possível medir o impacto e efetividade de determinada ação para a companhia.

Armazenamento

Quando se fala sobre gerenciar dados e informações, o método de armazenamento da organização é um dos principais objetivos. As empresas lidam cada vez mais com enormes volumes de dados, que entram muitas vezes no sistema sem nenhum critério e ficam amontoados.

Isso gera um grande problema de ocupação de espaço, com informações que podem nem ser utilizadas. O data management soluciona essa questão, organizando e fazendo o controle de entrada sobre todos os dados, que passam por uma filtragem e catalogação.

Qual a importância em fazer o Gerenciamento de Dados?

Uma estratégia de Gerenciamento de Dados é fundamental, já que vivemos em um tempo em que as empresas buscam incorporar características que não são materiais para agregar valor em seus produtos. Vamos ver algumas razões para adotar essa prática:

1. Reduzir custos

O Gerenciamento de Dados possibilita atitudes mais assertivas. Desse modo, tendo as informações corretas, saberá exatamente qual público precisa atingir e como fazer isso.

Além disso, o armazenamento das informações pode ser usado futuramente como referência. Assim, os funcionários não precisam perder tempo fazendo as mesmas pesquisas novamente, evitando duplicações desnecessárias.

2. Aumentar a eficiência operacional

Um bom Gerenciamento de Dados também permite que as empresas lidem melhor e mais rapidamente com os diferentes fatores que as influenciam. Ou seja, as organizações podem responder melhor às mudanças do mercado, reagindo de maneira apropriada e se mantendo competitivas.

Esse é um fator crucial para o sucesso da empresa. Com a disponibilização das informações para os funcionários, eles podem estar mais atentos a alterações. Assim, a companhia pode tomar decisões e atitudes rápidas.

3.Agilidade

Ainda nesse sentido, ganhamos muita agilidade ao implementar um sistema de Gerenciamento de Dados estruturado. A organização das informações, a facilitação do acesso e a validação contribuem de maneira essencial para a eficiência da companhia.

Isso facilita o trabalho das pessoas, melhorando a produtividade da equipe. Os funcionários não irão gastar tanto tempo para encontrar os dados, entendê-los e repassá-los, aumentando a agilidade da troca de informações.

4. Aprimorar os processos

Vamos pensar no seguinte exemplo: um analista de marketing precisa do histórico de tráfego em certa página de um produto, para determinar se a produção publicitária de conteúdos é chamativa e gera cliques.

Primeiramente, isso seria impossível se a empresa não fizesse a coleta desses dados. Caso fizesse, mas não os filtrasse e organizasse, o profissional teria que mergulhar em uma tarefa custosa e demorada de busca por essas informações. O Gerenciamento de Dados facilita tudo isso, encurtando e refinando os processos.

5. Melhorar a tomada de decisão

Uma boa gestão de dados ajuda a garantir que todos os profissionais visualizem e analisem as informações mais recentes. Isso garante que a empresa irá tomar a decisão mais precisa, baseada nos dados de maior qualidade.

Em uma companhia sem essa estrutura, funcionários podem utilizar diferentes fontes de informação para executar uma tarefa ou tomar uma decisão. Isso pode levar a conclusões imprecisas ou erradas, afetando toda a companhia e sua eficiência.

Quais são as áreas de foco para o Gerenciamento de Dados?

Conheça agora as áreas de foco do Gerenciamento de Dados. Elas são:

Gerenciamento de big data

Para gerenciar big datas são necessários softwares que façam a integração, armazenamento e análise desse grande volume de dados de forma rápida e eficaz.

Distribuição e consistência de dados

Os dados coletados precisam ser distribuídos para vários endpoints como: data warehouses, sistemas operacionais e data lakes.

Essa distribuição é necessária devido a latências de rede e também para a consolidação de dados.

Gerenciamento da qualidade dos dados

Como vivemos em um mundo onde as informações estão sempre mudando ou sendo atualizadas, é necessário garantir que os dados coletados sejam confiáveis e consistentes para serem utilizados.

Para isso, temos os gerentes de qualidade de dados, que analisam os dados existentes e verificam se eles podem ser utilizados.

Governança de dados

A governança de dados são as políticas que serão adotadas quanto à coleta, ao armazenamento, processamento e até o descarte dos dados. Essas políticas são para garantir a segurança desses dados, fazendo com que somente pessoas autorizadas tenham acesso à eles.

Arquitetura de dados

A arquitetura de dados é uma forma de planejamento que envolve a definição de quais serão os dados coletados, quais serão os softwares utilizados para essa coleta, bem como o armazenamento e o processamento desses dados.

Como podemos perceber, a arquitetura de dados inclui tanto a parte técnica quanto estratégica do gerenciamento de dados.

Melhores Práticas de Gerenciamento de Dados

Embora as melhores práticas variem de acordo com os tipos de dados que estão envolvidos, as práticas que citamos abaixo abordam os desafios principais do gerenciamento de dados atualmente:

  • Garanta a integridade dos dados para ter informações sólidas;
  • Garanta a segurança de seus dados;
  • Tenha certeza que sua plataforma de dados seja escalável e de alto desempenho;
  • Crie um padrão para os seus dados.

Dica!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.