A faculdade está se aproximando do final você não sabe para onde seguir?

Calma, mesmo para quem está entrando no último ano da graduação ainda é possível trabalhar de forma a tornar seu currículo interessante para uma das áreas que você pode exercer com seu diploma.

Que tal algumas dicas de como escolher uma carreira ligada à sua graduação e mergulhar de cabeça no seu futuro?

Temos as dicas certas para te colocar numa melhor situação em relação ao mercado de trabalho. Vamos lá!

 

Como escolher a carreira certa?

 

Muitas pessoas perdem a cabeça em como escolher uma carreira, principalmente quando existem muitas opções e todas elas parecem interessantes.

Existem também os casos em que todos os caminhos aparentam ser ruins. O que fazer nesses casos?

As dicas para quem não consegue decidir entre várias opções que gosta ou diversas que não gosta são as mesmas.

Você vai ver abaixo que o caminho é sempre muito semelhante e cheio de descobertas.

Vamos às dicas!

 

1 - Experimente!

 

Não dá pra saber do que você realmente gosta dentro da universidade se você não experimentar.

O melhor é que as universidades estão bem preparadas para isso, com diversos grupos de estudo, de pesquisa e atividades extra-curriculares em diversos aspectos.

Entretanto, para realmente entender cada uma delas, o melhor é estar o mais próximo possível do trabalho real.

Dessa forma, priorizar empresas júnior que prestam serviços em diversas áreas, experimentar a pesquisa acadêmica e dedicar um pouco do seu tempo a projetos pessoais relacionados à graduação são ótimas formas de lidar com as dúvidas.

Essa dica serve para o caso de quem acredita que gosta de várias áreas da graduação e de quem acha que não gosta de nenhuma.

Quem tem mais de um caminho para escolher, em geral, acaba conseguindo pensar melhor a partir da sua experiência em cada uma.

Quem não tem nenhum caminho pode acabar descobrindo uma afeição por alguns aspectos da área de trabalho ao dar uma chance.

 

2 - Converse com profissionais que estão ativos

 

Nada poderia ser mais frustrante que decidir seguir uma área, dedicar uma parte da sua graduação para essa carreira e descobrir ao entrar no mercado de trabalho que ele tem poucas oportunidades ou trabalha de forma completamente diferente do que você pensava.

Por mais que você possa escolher uma carreira nova, é um enorme tempo desperdiçado que poderia ter sido melhor gasto se dedicando ao caminho que realmente irá seguir.

A melhor forma de evitar esse problema é conversando com os profissionais ativos no mercado de trabalho no momento.

Mande e-mail para veteranos da sua universidade que seguiram pelas carreiras possíveis questionando sobre como está o mercado.

A maioria deles vai ficar feliz em responder sobre seus trabalhos. Com a informação em mãos, fica mais fácil decidir por um caminho.

E para quem acredita não ter opções, talvez uma conversa com um profissional que seguiu uma carreira revele aspectos dela que você jamais imaginaria enquanto está na graduação, despertando seu interesse.

Lembre-se, entretanto, de sempre interpretar o que é dito pelos profissionais.

Alguns podem responder num dia desgastante em que estão com sentimentos ruins sobre a carreira ou num dia de alegria pelas conquistas. Por isso, às vezes exageram nas vantagens e desvantagens.

 

3 - Pesquise o futuro das carreiras

 

Ao escolher uma carreira para seguir depois da graduação, você está decidindo por trabalhar com ela no futuro, e não apenas na situação atual. Por isso, saber o que espera pela área nos próximos anos e décadas é interessante.

Algumas profissões, por exemplo, podem correr risco de extinção devido a reviravoltas tecnológicas, enquanto outras podem estar apenas começando, mas têm uma grande oportunidade surgindo no horizonte.

Essa informação também pode vir dos profissionais com os quais você conversar, mas em geral é mais eficiente procurar por canais de mídia especializados na profissão que vai seguir.

Outra forma de compreender o futuro é conversando com os professores da sua universidade.

Afinal de contas, eles são também pesquisadores e fazem parte dos movimentos que trazem as inovações que você irá aplicar no seu trabalho no futuro.

E por falar em conversar com professores sobre escolher uma carreira para depois da graduação…

 

4 - Crie boas relações com os professores

 

Os professores são colegas de profissão, pesquisadores e mentores.

Muitos deles não se recusam a continuar a tirar dúvidas de alunos com os quais tinham boas relações, mesmo anos após a graduação destes.

Eles também conhecem pessoas às quais podem dar indicação do seu trabalho, ajudando a conseguir uma melhor colocação.

Não parece interessante escolher uma carreira na qual você possa se colocar no mercado de trabalho imediatamente, sem perder tempo procurando?

Então mantenha sempre boas relações com professores, coordenadores e possíveis palestrantes que forem participar de eventos em sua universidade.

 

5 - Use seu TCC como portfólio

 

Ter em mãos um bom portfólio faz toda a diferença. É através dele que conseguimos mostrar nossas produções e qualidades.

O portfólio funciona como uma seleção dos trabalhos que uma pessoa ou empresa realizou. 

Ele é uma amostra das capacidades e qualidades que tal profissional tem. Em outras palavras, a vitrine para chamar clientes, parceiros de negócio ou de estudo. 

E se engana quem pensa que o currículo funciona como um portfólio. São coisas bem diferentes. 

Enquanto um descreve sua trajetória educacional e profissional e demais experiências, o outro apresenta seu trabalho na prática. 

Seu trabalho de conclusão de curso, o TCC, é o melhor momento para você mostrar de forma prática 

 

Dica extra: Faça cursos extracurriculares

 

Se você for seguir a nossa dica inicial, de experimentar, então porque não se aprofundar e fazer cursos online como os da Voitto que acrescentem ao seu currículo? Você pode adquirir habilidades que depois pode transmitir para o setor que escolheu.

Isso também vale para participar de eventos com certificados.

Enriquecer o currículo lattes enquanto escolher uma carreira é uma ótima forma de dar a partida para o seu futuro.

Para poder participar de eventos ou atrair a atenção de projetos de extensão e professores para ajudar a escolher uma carreira, você pode experimentar realizar algumas pesquisas de Iniciação Científica.

O problema maior é formatar o texto acadêmico nas normas ABNT, certo?

Errado! Agora você pode contar com a ajuda do Mettzer, um editor de textos totalmente adaptado para o uso em trabalhos acadêmicos.

Ele conta com diversas facilidades para quem procura terminar a graduação e é ótimo para o TCC.

Clique aqui para se inscrever e testar de forma gratuita.