O que é uma carteira de bitcoin?
Tipos de carteiras de criptomoedas
Como escolher uma carteira de bitcoin?
Passo a passo para criar uma carteira de criptomoedas
Agora, uma dica para você que chegou até aqui!

Entenda o que é uma carteira de bitcoin e qual o tipo ideal para você

Onde guardar seus bitcoins ou outras moedas virtuais? Em uma boa e velha carteira. Conheça a carteira de criptomoedas!

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Entenda o que é uma carteira de bitcoin e qual o tipo ideal para você

Você, com certeza, já ouviu falar de bitcoin. Essa criptomoeda tem mudado a forma como as relações comerciais são feitas. Existem muitos aspectos sobre ela que ainda deixam as pessoas curiosas e confusas, como por exemplo o lugar onde os bitcoins são guardados e é sobre isso que vamos falar: as carteiras de bitcoins.

A carteira de bitcoin é como uma conta bancária. Nesse artigo vamos ver os tipos que existem, suas funcionalidades e os aspectos que envolvem essas carteiras de criptomoedas (como o bitcoin, o ether, o bitcoin cash e outros). Se prepare para descobrir tudo sobre elas por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é carteira de bitcoin?
  • Tipos de carteiras de criptomoedas
  • Escolhendo um carteira ideal
  • Passos para abrir uma criptocarteira.

Vamos entender tudo sobre essa carteira?

O que é uma carteira de bitcoin?

Como falado anteriormente, a carteira de bitcoin é o lugar onde você pode guardar a criptomoeda bitcoin. Ela funciona semelhante a uma conta bancária.

As carteiras são criadas em uma rede blockchain, que é tecnologia por trás do surgimento das moedas virtuais.

Algumas carteiras permitem que os usuários consigam armazenar mais de um tipo de moeda virtual. Siga a leitura para conhecer os principais tipos de carteiras de criptomoedas.

Tipos de carteiras de criptomoedas

Existem diferentes tipos de carteiras de bitcoin para atender diferentes interesses pessoais dos usuários. Vamos conhecê-las?

Carteira de papel

As carteiras de papel, ou paper wallets, surgiram para tornar real o dinheiro virtual.

Elas funcionam como um cartão pré-pago e recarregável. Você pode gerar e imprimir sua paper wallet com a quantidade de bitcoins que estiver na sua conta.

Quando elas são criadas, um QR code é gerado como chave verificação (essa já é uma forma de pagamento utilizada por contas digitais). Por meio dele, um vendedor consegue receber os bitcoins que estão na carteira de papel no ato da compra.

As principais vantagens dessa carteira são a praticidade e a segurança, uma vez que é praticamente impossível que hackers invadirem e roubarem o dinheiro virtual guardado nela.

Carteira mobile

A carteira mobile é a carteira de bitcoin que você consegue carregar em seu aparelho mobile. Ela possui a mesma praticidade da carteira de papel, mas o nível de risco é um pouco maior.

A principal vantagem da carteira mobile é que ela é semelhante aos serviços de e-banking que as pessoas já estão acostumadas, o que das criptomoedas no cotidiano.

Carteira desktop

As carteiras de desktop exigem mais cuidado dos usuários, pois são mais passíveis de sofrerem invasões.

Essas carteiras são vantajosas por possibilitarem algumas funcionalidades mais complexas como a troca de moedas dentro da própria carteira, sem a necessidade de uma corretora (exchange).

Carteira hardware

A carteira hardware, ou hardware wallet, combina a segurança da paper wallet com a praticidade da carteira mobile.

As hardware wallets são um dispositivo físico que guardam determinadas quantias de criptomoedas e podem ser utilizadas no dia a dia.

Os modelos de carteira hardware no mercado mais populares são o Ledger Nano S e o Trezor One.

Cada uma dessas carteiras possui vantagens e desvantagens. A escolha entre uma delas depende da necessidade do usuário. Continue lendo para entender como escolher a carteira de bitcoin ideal para você.

Como escolher uma carteira de bitcoin?

Conheça os 4 critérios apresentados pela Bitcoin.org para escolher sua carteira de bitcoin:

1. Escolha seu sistema operacional

Se você pensa em uma carteira de bitcoin virtual, você precisa escolher o sistema operacional que você está familiarizado tanto no mobile quanto no desktop.

2. Analise o quanto você sabe sobre o bitcoin

Quando falamos de dinheiro é importante que você saiba com o que está lidando. Ainda mais se tratando de um dinheiro virtual.

Você precisa entender como o valor de uma moeda muda com o tempo e ter noções de contabilidade.

Por isso, tenho uma dica para você! O curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeiratotalmente gratuito. Nele, você vai aprender isso que citei e muito mais.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

3. Determine qual o critério mais importante para você

Segundo o Bitcoin.org, você precisa selecionar dentro dos critérios abaixo aqueles que são de suma importância para você:

  • Controle
  • Transparência
  • Privacidade
  • Taxas
  • Validação
  • Meio ambiente.

Sim, até mesmo o meio ambiente entra como critério para a escolha de uma carteira de bitcoin. Isso porque algumas carteiras podem usar sistemas computacionais que consomem muita energia e causam sério ao meio ambiente.

Então, se você é alguém com consciência ambiental, provavelmente não vai querer utilizar essas carteiras.

4. Selecione os recursos que você procura

Ainda de acordo com o Bitcoin.org, os principais recursos a serem levados em consideração são:


2FA

2FA é a autenticação em dois fatores e é um recurso fundamental para aqueles que se preocupam muito com a segurança. Essa autenticação é semelhante à autenticação com tokens.


Multisig

Multisig é um recurso que algumas carteiras oferecem para que o usuário tenha mais de duas chaves de autenticação antes de autorizar uma transação.


Lightning

Para quem quer transações mais rápidas, o lightning é o recurso ideal. Ele suporta a transferência de bitcoins sem necessariamente registrar na rede diretamente. O que torna mais rápida a validação e esse registro mais rápido.


SegWit

Recurso que visa diminuir as taxas por registros em blockchains, alocando as informações em blocos com menos informações.


Escolhendo as funcionalidades certas, você está pronto para abrir sua carteira de bitcoin. Quer saber como? Confere o próximo tópico, com um passo a passo para abrir uma criptocarteira e veja como é simples.

Passo a passo para criar uma carteira de criptomoedas

Veja como é simples abrir uma carteira para guardar suas criptomoedas:

  1. Acesse o site
  2. Encontre a opção "crie sua carteira" na aba "produtos"
  3. Realize o cadastro
  4. Leia o termo de aceite com muita atenção e confirme o cadastro
  5. Aguarde a confirmação e pronto!

Viu como é simples? Com a carteira criada e a conta confirmada, você já pode adquirir seus bitcoins e outras criptomoedas à vontade.

Agora, uma dica para você que chegou até aqui!

A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Curso Fundamentos Essenciais para Blockchain

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.