Você, com certeza, já ouviu falar de bitcoin. Essa criptomoeda tem mudado a forma como as relações comerciais são feitas. Existem muitos aspectos sobre ela que ainda deixam as pessoas curiosas e confusas, como por exemplo o lugar onde os bitcoins são guardados e é sobre isso que vamos falar: as carteiras de bitcoins.

A carteira de bitcoin é como uma conta bancária. Nesse artigo vamos ver os tipos que existem, suas funcionalidades e os aspectos que envolvem essas carteiras de criptomoedas (como o bitcoin, o ether, o bitcoin cash e outros). Se prepare para descobrir tudo sobre elas por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é carteira de bitcoin?
  • Tipos de carteiras de criptomoedas;
  • Escolhendo um carteira ideal;
  • Passos para abrir uma criptocarteira.

Vamos entender tudo sobre essa carteira?

 

O que é uma carteira de bitcoin?

 

Como falado anteriormente, a carteira de bitcoin é o lugar onde você pode guardar a criptomoeda bitcoin. Ela funciona semelhante a uma conta bancária.

As carteiras são criadas em uma rede blockchain, que é tecnologia por trás do surgimento das moedas virtuais.

Algumas carteiras permitem que os usuários consigam armazenar mais de um tipo de moeda virtual. Siga a leitura para conhecer os principais tipos de carteiras de criptomoedas.

 

Tipos de carteiras de criptomoedas

 

Existem diferentes tipos de carteiras de bitcoin para atender diferentes interesses pessoais dos usuários. Vamos conhecê-las?

 

Carteira de papel

As carteiras de papel, ou paper wallets, surgiram para tornar real o dinheiro virtual.

Elas funcionam como um cartão pré-pago e recarregável. Você pode gerar e imprimir sua paper wallet com a quantidade de bitcoins que estiver na sua conta.

Quando elas são criadas, um QR code é gerado como chave verificação (essa já é uma forma de pagamento utilizada por contas digitais). Por meio dele, um vendedor consegue receber os bitcoins que estão na carteira de papel no ato da compra.

As principais vantagens dessa carteira são a praticidade e a segurança, uma vez que é praticamente impossível que hackers invadirem e roubarem o dinheiro virtual guardado nela.

 

Carteira mobile

A carteira mobile é a carteira de bitcoin que você consegue carregar em seu aparelho mobile. Ela possui a mesma praticidade da carteira de papel, mas o nível de risco é um pouco maior.

A principal vantagem da carteira mobile é que ela é semelhante aos serviços de e-banking que as pessoas já estão acostumadas, o que facilita a aproximação das criptomoedas no cotidiano.

 

Carteira desktop

As carteiras de desktop exigem mais cuidado dos usuários, pois são mais passíveis de sofrerem invasões.

Essas carteiras são vantajosas por possibilitarem algumas funcionalidades mais complexas como a troca de moedas dentro da própria carteira, sem a necessidade de uma corretora (exchange).

 

Carteira hardware

A carteira hardware, ou hardware wallet, combina a segurança da paper wallet com a praticidade da carteira mobile.

As hardware wallets são um dispositivo físico que guardam determinadas quantias de criptomoedas e podem ser utilizadas no dia a dia.

Os modelos de carteira hardware no mercado mais populares são o Ledger Nano S e o Trezor One.

Cada uma dessas carteiras possui vantagens e desvantagens. A escolha entre uma delas depende da necessidade do usuário. Continue lendo para entender como escolher a carteira de bitcoin ideal para você.

 

Como escolher uma carteira de bitcoin?

 

Conheça os 4 critérios apresentados pela Bitcoin.org para escolher sua carteira de bitcoin:

 

1. Escolha seu sistema operacional

 

Se você pensa em uma carteira de bitcoin virtual, você precisa escolher o sistema operacional que você está familiarizado tanto no mobile quanto no desktop.

 

2. Analise o quanto você sabe sobre o bitcoin

 

Quando falamos de dinheiro é importante que você saiba com o que está lidando. Ainda mais se tratando de um dinheiro virtual.

Você precisa entender como o valor de uma moeda muda com o tempo e ter noções de contabilidade.

Por isso, tenho uma dica para você! O curso de fundamentos essenciais da gestão financeira totalmente gratuito. Nele, você vai aprender isso que citei e muito mais. Clique no botão abaixo e confira.

Depois de fazer esse curso, você vai entender o essencial para lidar com dinheiro. Seja ela fiduciário ou virtual.

Curso de fundamentos essenciais em gestão financeira

 

3. Determine qual o critério mais importante para você

 

Segundo o Bitcoin.org, você precisa selecionar dentro dos critérios abaixo aqueles que são de suma importância para você:

  • Controle;
  • Transparência;
  • Privacidade;
  • Taxas;
  • Validação;
  • Meio ambiente.

Sim, até mesmo o meio ambiente entra como critério para a escolha de uma carteira de bitcoin. Isso porque algumas carteiras podem usar sistemas computacionais que consomem muita energia e causam sério ao meio ambiente.

Então, se você é alguém com consciência ambiental, provavelmente não vai querer utilizar essas carteiras.

 

4. Selecione os recursos que você procura

 

Ainda de acordo com o Bitcoin.org, os principais recursos a serem levados em consideração são:

 

2FA

2FA é a autenticação em dois fatores e é um recurso fundamental para aqueles que se preocupam muito com a segurança. Essa autenticação é semelhante à autenticação com tokens.

 

Multisig

Multisig é um recurso que algumas carteiras oferecem para que o usuário tenha mais de duas chaves de autenticação antes de autorizar uma transação.

 

Lightning

Para quem quer transações mais rápidas, o lightning é o recurso ideal. Ele suporta a transferência de bitcoins sem necessariamente registrar na rede diretamente. O que torna mais rápida a validação e esse registro mais rápido.

 

SegWit

Recurso que visa diminuir as taxas por registros em blockchains, alocando as informações em blocos com menos informações.

 

Escolhendo as funcionalidades certas, você está pronto para abrir sua carteira de bitcoin. Quer saber como? Confere o próximo tópico, com um passo a passo para abrir uma criptocarteira e veja como é simples.

 

Passo a passo para criar uma carteira de criptomoedas

 

Veja como é simples abrir uma carteira para guardar suas criptomoedas:

 

  1. Acesse o site ;
  2. Encontre a opção “crie sua carteira” na aba “produtos”;
  3. Realize o cadastro;
  4. Leia o termo de aceite com muita atenção e confirme o cadastro;
  5. Aguarde a confirmação e pronto!

 

Viu como é simples? Com a carteira criada e a conta confirmada, você já pode adquirir seus bitcoins e outras criptomoedas à vontade.

 

Agora, uma dica para você que chegou até aqui!

 

Você aprendeu o que é uma carteira de bitcoin, conheceu os tipos e aprendeu a escolher uma wallet apropriada para suas necessidades e até aprendeu como se faz para criar uma.

Um outra funcionalidade dentro dessas carteiras é a possibilidade de se fazer investimentos com as criptomoedas.

Se estiver interessado em se aventurar no mundo do bitcoin e no mercado de ações, eu tenho a dica certa para você!

Que tal conferir o curso de gestão financeira e análise de investimentos? Nele você vai aprender sobre indicadores financeiros, como estruturar uma gestão de finanças e vai descobrir o método passo a passo para analisar investimentos e fazer decisões certas para seu dinheiro (virtual ou não) render.

Legal, não é? Então, clique no botão abaixo e confira!

Curso de gestão financeira e análise de investimentos