Disciplina e foco são o segredo da minha vida e de tudo o que eu tenho”, conta o CEO da Chilli Beans.

Caito demonstra em todas as suas entrevistas a paixão que existe dentro dele pelo que faz, e, sem dúvida, é isso que apimenta a sua trajetória de sucesso. 

Quer saber como foi toda a sua trajetória e se inspirar nesta magnífica história? Então pegue aquele cafezinho e venha comigo! 

 

O que é a Chilli Beans?

A Chilli Beans é a maior empresa de venda de óculos da América Latina. Foi fundada em 1997, por Caito Maia.

Atualmente a marca possui mais de 700 lojas franqueadas, espalhadas por todo o Brasil, e também possui lojas nos Estados Unidos, Portugal, México, Tailândia, Colômbia, Chile e Emirados Árabes.

 

Como foi a trajetória de Caito Maia?

 

 

Caito Maia, como a maioria das pessoas, demorou um pouco a encontrar o que ele iria fazer de fato na sua vida profissional.

Ele tentou a carreira como modelo, jogador de basquete e músico. Inclusive teve uma banda em 1996, que se chamava Banda Las Ticas Tienen Fuego. Nesse período, chegaram até a fazer uma turnê pelo Brasil, e, posteriormente, tiveram um videoclipe indicado na premiação do MTV Video Music Brasil (VMB).

Caito estava muito confiante de que levaria o prêmio, mas, infelizmente, isso não aconteceu, e esse ocorrido fez com ele se questionasse se valeria realmente a pena continuar investindo na sua carreira como músico.

O empreendedor Caito Maia sempre se via no impasse de investir na banda, ou se dedicar aos outros negócios que tinha.

Depois de muita dúvida e, após o ocorrido na MTV, ele decidiu se dedicar aos negócios, que, como podemos ver, deram muito certo.

 

Como começou a Chilli Beans?

 

 

A história da Chilli Beans teve início quando Caito Maia abriu a sua primeira empresa de venda de óculos, a Blue Velvet.

A primeira compra realizada pela empresa foi de 200 óculos, e todos foram vendidos para os seus amigos.

As compras dos óculos naquela época eram realizadas pelo próprio Caito, nos Estados Unidos, pois era muito mais fácil e acessível, para ele, ir para lá.

Então ele ia, com várias mochilas vazias, e, ao chegar nos EUA, ele economizava o máximo possível com as suas despesas, tomava banho no aeroporto, gastava quatro dólares em lanches e comprava vários óculos escuros. Enchia as mochilas e voltava para vender no Brasil.

Após as vendas dos óculos, ele fazia o mesmo processo, fazendo, assim, o dinheiro girar.

Com o aumento das vendas, ele decidiu ampliar o seu horizonte de clientes. Foi então que Caito começou a bater na porta de algumas empresas para vender os óculos.

Durante essa ampliação, Caito conta que Tufi Duek, estilista e fundador da Forum, fez um pedido de 18000 óculos, só que Caito, na época, não tinha dinheiro para comprar nem 1000 óculos, quem dirá 18000.

Devido a isso, ele falou que não daria para pegar esse pedido pois não tinha dinheiro para comprar. Foi então que Tufi falou que adiantaria parte do dinheiro para que ele pudesse comprar os óculos.

A partir daí, em meados de 1994, a empresa foi crescendo e chegou a ter 250 clientes de atacado no Brasil.

Mas, depois de dois anos, Caito levou calote de 2 clientes, o que foi o suficiente para quebrar a firma e levar a Blue Velvet à falência.

Só que Caito tinha amor e prazer por aquilo que ele fazia, então não desistiu com facilidade.

O grande empreendedor pegou todo o estoque que havia sobrado da Blue Velvet e decidiu começar a trabalhar no varejo, para tentar melhorar o seu fluxo de caixa.

Caito então decidiu que ia montar um estande, no mercado Mundo Mix, que era um evento que acontecia nos anos 90 em São Paulo e que era focado em vendas de acessórios de moda e roupas.

Caito conta em uma entrevista que ninguém no evento perguntava o que ele vendia, todos só queriam saber qual era a marca, porém ele não tinha, ele era apenas um vendedor de óculos.

E foi assim que nasceu a marca Chilli Beans, com um banner e uma logomarca improvisada, mas ja exibindo a famosa pimenta vermelha.

 

 

Após o lançamento da marca, o sucesso foi inevitável. Devido à grande procura pelos óculos de sol coloridos, Caito abriu a primeira loja, colocou música alta e contratou vendedores com visuais bem diferentes.

E, assim, ele foi crescendo e trabalhando muito, quando, em 2001, ele decidiu transformar a marca Chilli Beans em uma franquia.

Hoje a Chilli Beans se mantém focada nas tendências do mercado, mantendo incríveis lançamentos semanais.

 

E aí, o que achou da história inspiradora da Chilli Beans?

 

Que história de tirar o fôlego! Impossível não se empolgar, e se emocionar com essa incrível lição de vida.

Caito conta em uma entrevista que uma de suas maiores alegrias sempre foi ver o cliente chegar em uma de suas lojas, triste e cabisbaixo, e, ao experimentar um de seus óculos, ver a feição da pessoa mudando completamente

É como Caito diz: “Eu não vendo óculos, eu vendo histórias, afinal, óculos qualquer barraca ou loja vende”.

 

Curiosidades da Chilli Beans?

 

  • A Chilli Beans lança 10 modelos de óculos escuros, 5 relógios e 3 óculos de grau por semana;
  • 80% dos óculos são fabricados na China e apenas 20%, fabricados no Brasil;
  • Caito, ao vender uma parte da empresa, distribuiu 17 milhões para todas as pessoas que o ajudaram a fundar a Chilli Beans;
  • A Chilli Beans possui 830 pontos de vendas espalhados pelo mundo, sendo que, destes, 350 são quiosques.

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

 

 

Saia da zona de conforto!

 

Quer ir além? Quer uma dica gratuita para alavancar os seus negócios?

Então lá vai: a Voitto preparou um curso TOTALMENTE GRATUITO especialmente para você, uma pessoa visionária, que não gosta da zona de conforto e está sempre em busca de melhorar e se profissionalizar.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha conferir o nosso curso GRATUITO de Agile Scrum, o método mais ágil utilizado no mundo para impulsionar carreiras e negócios.

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre a história da Chilli Beans.