O que é resiliência mental?
Quais as características de uma pessoa resiliente?
Qual a importância de ser resiliente?
5 dicas de como desenvolver a resiliência!
Esteja no controle do seu emocional!

Resiliência mental: confira 5 dicas de como desenvolvê-la.

Para superar as adversidades e desafios do dia a dia, a resiliência mental é uma poderosa aliada! Neste artigo, conheça mais sobre ela.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Resiliência mental: confira 5 dicas de como desenvolvê-la.

A resiliência é a capacidade de superação e persistência diante das adversidades do cotidiano. Assim, ela pode te ajudar tanto nos pequenos obstáculos, quanto nos grandes desafios.

Mas, a pessoa precisa nascer sendo resiliente ou ela pode desenvolver isso? Se a sua resposta é que a resiliência pode ser aprendida: certa resposta! E não para por aqui, pois é justamente isso que iremos falar nesse artigo!

Assim, não deixe de conferir os seguintes tópicos, para saber todos os detalhes sobre os assuntos:

  • O que é resiliência mental? 
  • Quais as características de uma pessoa resiliente? 
  • Qual a importância de ser resiliente? 
  • 5 dicas de como desenvolver a resiliência! 
  • Esteja no controle do seu emocional!

Vamos lá! 

O que é resiliência mental? 

De modo simples e direto ao ponto: resiliência mental é um termo que diz respeito à capacidade de retornar ao estado original, mesmo após passar por momentos difíceis. Ou seja, é o poder de enfrentar e superar, e se preciso, recomeçar.

O termo “resiliência” é muito utilizado na deformação elástica, que é um assunto da física, e tem um significado similar no campo físico e mental , visto que se refere à capacidade de um material voltar ao seu estado depois de sofrer alguma variação.

Dessa forma, a resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida e faz com que possamos ter mais clareza e aptidão para lidar com as situações adversas que surgirem.

Mas, você sabe quais são as principais características de uma pessoa resiliente? Continue a leitura desse artigo, pois no próximo tópico, iremos te contar mais sobre isso!

Quais as características de uma pessoa resiliente? 

São muitas as características de uma pessoa que desenvolve uma mente resiliente, mas, para te ajudar na identificação disso em você mesmo, vamos citar algumas das principais, confira:

Visar o aprendizado 

Aprender é uma longa jornada que envolve diversas variáveis, mas, que com certeza vale muito a pena.

Sendo assim,uma pessoa resiliente sabe bem reconhecer e valorizar o aprendizado como um dos principais propósitos das coisas que se compromete a fazer.

Não ter medo de errar 

O medo do erro é algo muito comum, afinal, ninguém tem como meta fracassar, não é mesmo? Mas, isso acontece e paralisa as pessoas.

Por isso, uma pessoa resiliente não foca na possibilidade do erro e sim, na tentativa de fazer dar certo. Assim, ela não tem medo de tentar, afinal, o medo não é maior do que a sua determinação.

Recomeçar, quantas vezes for preciso

Começar tudo de novo pode ser assustador para algumas pessoas, mas, com o desenvolvimento da resiliência mental isso se torna libertador! 

O poder de recomeçar com a bagagem de aprendizados da experiência anterior e ainda, com a visão adquirida é uma grande oportunidade.

E então, com quais dessas características você se identificou mais?

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Se você ainda não conseguiu se enxergar como uma pessoa resiliente, não se preocupe, ainda nesse artigo te daremos dicas para isso! Mas, antes, saiba porque a resiliência é tão importante, no próximo tópico!

Qual a importância de ser resiliente? 

É evidente que ter mais facilidade para lidar com os problemas é uma grande vantagem e ressalta que ser resiliente é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal e até mesmo profissional.

Mas, não é só isso!

Ser resiliente pode aumentar a sua qualidade de vida, evitando desgastes de estresse e ansiedade, por exemplo. Além disso, vai aumentar muito sua autoconfiança e consequentemente, seu desempenho e saúde mental.

Ser resiliente é necessário para alcançar suas metas e seus objetivos!

Além disso, essa habilidade permitirá que você tenha mais conhecimento sobre suas particularidades e poderá usar isso a seu favor em diversas áreas de sua vida, visando superar obstáculos, o que é incrível, não é mesmo?

Logo, chegou o momento mais esperado: saiba como você pode desenvolver a sua resiliência mental com as nossas dicas especiais!

5 dicas de como desenvolver a resiliência! 

Estude sobre o assunto 

Aprender sobre um novo assunto é um importante estimulador para colocar o mesmo em prática, e com a resiliência não poderia ser diferente!

Busque livros que falam sobre o assunto, faça pesquisas e não deixe de conferir dicas frequentemente para sempre estar aprimorando essa habilidade!

Pratique o autoconhecimento 

Se conhecer é muito importante para diversas áreas da nossa vida, e para desenvolver a resiliência também está incluído.

Quando você sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, entende melhor quais são os seus limites e como você pode agir da melhor forma diante das situações.

Seja flexível 

Ser flexível é muito importante para se adaptar diante das adversidades que podem surgir, o que tem tudo haver com a resiliência, certo?

Por isso, seja flexível e vise sempre se adaptar da melhor forma possível diante de uma situação que te tira da sua zona de conforto. 

Seja positivo 

A positividade é uma característica muito agradável, e nada melhor do que ela para passar por um momento que requer resiliência e superação.
Por isso, seja do time de pessoas que conseguem enxergar o copo meio cheio e o lado bom de todas as coisas!

Tenha inteligência emocional 

Você sabe o que é inteligência emocional? Essa habilidade está sendo cada vez mais falada e diz respeito à capacidade de ter controle da sua saúde emocional e utilizar as emoções de forma inteligente.

Logo, ela é uma importante aliada da resiliência mental, e com essas duas habilidades em desenvolvimento, com certeza seus objetivos ficaram cada vez mais próximos do seu alcance!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar agregando seus conhecimentos aqui no Blog Voitto, ficando por dentro dos conteúdos mais relevantes e com a qualidade que você já conhece!

Esteja no controle do seu emocional!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.