O que é Profissionalismo?
O que a falta de Profissionalismo pode causar?
Exemplos de falta de ética profissional
Como ter Profissionalismo?
Saiba como ter controle emocional!

Saiba o que é Profissionalismo e a sua importância no ambiente de trabalho

Neste artigo você irá entender o que é e o que gera a falta de Profissionalismo por meio de exemplos e conhecer 5 atitudes que demonstram essa habilidade.

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Saiba o que é Profissionalismo e a sua importância no ambiente de trabalho

O profissionalismo é a postura responsável, ética e comprometida que um colaborador adota para alcançar seus objetivos profissionais e contribuir para o bom funcionamento de uma empresa.

O profissionalismo é uma característica essencial para estabelecer uma reputação sólida, construir relacionamentos profissionais positivos e alcançar o sucesso!

Se você está inserido no mercado de trabalho, com certeza já se perguntou se você é um bom profissional. Contudo, v já imaginou qual o seu nível de profissionalismo? 

Pois é, ser profissional é uma característica essencial nos dias atuais. Isso porque possuir essa habilidade engloba uma série de outras qualidades essenciais para o mercado de trabalho.

Interessante, não é mesmo? Quer saber mais sobre como ser um profissional exemplar? Então continue a leitura e acompanhe os tópicos abaixo:

  • O que é Profissionalismo?
  • O que a falta de Profissionalismo pode causar?
  • Exemplos de falta de ética profissional;
  • Como ter Profissionalismo?

Vamos lá?

O que é Profissionalismo?

O profissionalismo é a conduta ou atitude de uma pessoa que demonstra habilidades, competência, responsabilidade e ética no desempenho de suas atividades profissionais.

É um conjunto de comportamentos e características que refletem o comprometimento com a qualidade do trabalho, o respeito pelos colegas, clientes e parceiros.

Essas características são muito procuradas no mercado de trabalho, pois saber como se comportar no ambiente corporativo é essencial para o crescimento da empresa e, obviamente, do profissional.

Desse modo, ser profissional é ser ético, proativo, confiável, comprometido, competente, sério e responsável. O que, com certeza, fará com que você se destaque e tenha mais portas abertas para você!

Toda empresa busca por profissionais assim, que se dediquem ao trabalho e se empenhem em fazer sua função da melhor maneira possível. Logo, um colaborador que trabalha com esse padrão de excelência é muito cobiçado atualmente.

Portanto, agora que você já aprendeu os benefícios de ser um profissional exemplar, que tal entender o que a falta dessa característica pode causar ao colaborador e, consequentemente, à empresa?

O que a falta de Profissionalismo pode causar?

A falta de ética e profissionalismo no ambiente de trabalho pode ser extremamente prejudicial a sua carreira.

Por mais que achemos que certas empresas são concorrentes e que os seus colaboradores não conversem entre si, existe muito diálogo entre as empresas do mesmo ramo.

Logo, se você é um péssimo profissional na empresa que trabalha atualmente, além da sua má fama na organização em questão, provavelmente essa informação irá se espalhar e ninguém irá querer contratar um profissional que não tenha ética e boa conduta.

Portanto, procure ser um bom profissional. Evite discussões e fofocas no ambiente de trabalho. Foque na sua produção e esteja disponível para pessoas focadas e disciplinadas assim como você.

Possuir profissionalismo nas ações do cotidiano não é uma atitude positiva somente no ambiente de trabalho, mas sim em todas as áreas da sua vida.

Como seres humanos devemos buscar a evolução a cada dia e ser uma pessoa ética, proativa, responsável e competente, com certeza é positivopara sua evolução, seja ela pessoal ou profissional.

Sendo assim, busque sempre possuir uma postura adequada no ambiente de trabalho. Dê o seu melhor, construa bons relacionamentos e entregue bons resultados.

Exemplos de falta de ética profissional

A falta de profissionalismo no ambiente de trabalho assume várias formas e pode variar dependendo da atuação profissional. Isso significa que a conduta profissional ideal pode ser diferente para médicos, engenheiros, gestores e secretárias.

Confira alguns exemplos mais gerais da falta de ética profissional:

  • Suborno: aceitar dinheiro, presentes ou favores para se beneficiar de uma situação; 
  • Plágio: copiar o trabalho de outra pessoa e apresentá-lo como sendo seu, sem dar o devido crédito ao profissional responsável;
  • Falta de sigilo: revelar informações confidenciais dos clientes, pacientes ou colegas de trabalho sem permissão, especialmente em profissionais da medicina, psicologia e serviços financeiros;
  • Discriminação: tratar colegas ou clientes de forma injusta ou preconceituosa com base em sua raça, gênero, religião, classe social, orientação sexual ou outras características pessoais;
  • Abuso de poder: utilizar a posição profissional para obter vantagens pessoais, praticar assédio moral ou sexual, ou tomar decisões que beneficiem a si mesmo ou a um grupo de colegas.

Como ter Profissionalismo?

Agora que você já sabe a importância de ser um profissional qualificado e como pode ser prejudicial não agir de determinada maneira no ambiente de trabalho, que tal aprender algumas dicas de como demonstrar seu profissionalismo?

Gostou da ideia? Então, vamos lá!

1. Separe a vida profissional da vida pessoal

Ser capaz de separar a vidaprofissional da vida pessoal é sem dúvida alguma uma atitude indispensável para quem quer se destacar no ambiente de trabalho.

Tenha inteligência emocionalpara não levar cargas pessoais para o cotidiano do trabalho e vice-versa.

Saiba separar os problemas que te afetam pessoalmente e os problemas que te afetam enquanto profissional. Um bom exemplo de como misturar essas duas coisas é quando se trabalha com amigos.

Portanto, tome cuidado para não deixar que impressões pessoais interfiram no relacionamento corporativo!

2. Encontre soluções

A proatividade é uma atitude muito valorizada pelas empresas atualmente.

Portanto, se você se deparar com algum problema, busque soluções para solucioná-lo, antes mesmo que alguém te peça para fazer isso.

Ter a capacidade de identificar um problema e encontrar uma solução, antes mesmo dele se tornar algo maior é muito importante para o desempenho de uma empresa.

Logo, essa proatividade abrirá portas para você crescer e se desenvolver no mercado de trabalho, destacando-se cada vez mais.

3. Saiba escutar 

Outra característica muito importante para quem trabalha com grandes equipes é saber escutar. Respeite o momento de fala do colega de trabalho e, quando chegar a sua hora de falar exponha sua opinião de forma clara e objetiva.

Agindo dessa maneira, você sempre está por dentro de todos os projetos da equipe e saberá se posicionar cada vez melhor.

Quer saber mais sobre como se posicionar adequadamente? Então confira o tópico a seguir.

4. Posicione-se adequadamente 

Saber se posicionar é de grande importância para pessoas que pretendem se destacar enquanto bons profissionais.

Todavia, existem pessoas que confundem o saber se posicionar com agir de forma rude e, para você se destacar, isso não pode acontecer.

Ao se posicionar adequadamente você deve escutar o outro, pensar qual sua opinião sobre o assunto e, somente aí, expor o que você pensa. Ainda assim, você estará sujeito à aprovação ou não da sua ideia.

Respeite a opinião dos outros, mas não deixe de expor a sua ideia, esse é o melhor caminho para se posicionar adequadamente.

5. Aprenda a trabalhar em equipe

Por último, é necessário aprender a trabalhar em equipe se você deseja ser um profissional qualificado.

Portanto, seja empáticocom a sua equipe, estimule um trabalho de qualidade, seja solícito sempre que necessário e reconheça o papel de cada membro no seu time.

Além disso, manter a equipe unidae em harmonia é muito importante para o desenvolvimento da empresa, uma vez que colaboradores têm como principal empenho trabalhar em grupo visando o sucesso da empresa!

Saiba como ter controle emocional!

Você já parou para pensar como as emoções influenciam cada aspecto da nossa vida? Seja nos relacionamentos pessoais, no ambiente de trabalho ou até mesmo em nossos objetivos, a inteligência emocional desempenha um papel crucial.

Por isso, criamos o e-bookA importância da Inteligência Emocional”. Nele, você encontrará um guia completo para desenvolver e aprimorar suas habilidades emocionais, permitindo que você tenha maior controle sobre suas emoções no dia a dia e seja capaz de lidar efetivamente com qualquer desafio.

Invista em você e aprenda sobre como essa soft skill pode transformar a sua vida profissional! Clique no botão abaixo e faça já o download!

E-book Inteligência Emocional

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.