O que é Cotação de preço?
Qual a importância de se fazer cotação de preços?
Como fazer uma cotação de preços? Faça junto com a gente!
Entenda a Ferramenta abaixo:
Já conhece as principais funções do Excel?

Como fazer cotação de preços no Excel?

Aprenda de forma fácil como fazer cotação de preços no Excel e montar uma estratégia de sucesso para o seu negócio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como fazer cotação de preços no Excel?

No atual cenário em que vivemos, sabemos que se firmar no mercado é uma tarefa árdua, e que poucos conseguem. A Cotação de Preços é um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, através do uso contínuo dos sistemas de controles internos na gestão de compras.

Ao longo deste artigo, você irá aprender:

  • O que é Cotação de Preço?
  • Qual a importância de se fazer cotação de preços?
  • Como fazer uma cotação de preços?

O que é Cotação de preço?

A cotação de preço é um controle, e é importante pois proporciona segurança para a administração na busca do alcance de seus objetivos e metas estabelecidas. Além disso, uma cotação de preços embasada pode facilitar o processo de compras e possibilitar a análise das condições de pagamento que melhor atendem a empresa.

Logo, seja qual for o processo, a empresa deve ter meios de controlá-los, sendo que esses meios devem variar de acordo com a complexidade do mesmo.

Quanto aos preços de aquisição, especificamente, a necessidade de registro e controle dos mesmos é intrínseca, visto que esses influenciam diretamente no lucro da empresa.

O principal objetivo da planilha é realizar o levantamento do melhor fornecedor através de uma boa cotação de preços. Para isso, é preciso identificar aqueles que possuem os melhores preços de compra para diferentes formas de pagamentos, incluindo taxas e descontos.


Outro ponto muito importante é saber efetuar uma gestão financeira eficiente acerca dos recursos que você dispõe, pensando nisso, a Voitto oferece o curso de Gestão Financeira Pessoal, uma capacitação totalmente prática que vai te auxiliar em sua jornada em busca de seus objetivos.

Especialmente para você!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Qual a importância de se fazer cotação de preços?

O principal objetivo de se realizar uma cotação de preços é poder organizar e padronizar processos, muito mais do que isto, a cotação serve para que você possa manter sempre em dia a saúde financeira de sua empresa, pagando em dia fornecedores, entregando seus produtos, e tirando assim, sua margem de contribuição e lucratividade.

Podemos listar algumas 5 vantagens advindas dessa prática, como por exemplo:

  1. Dados mais precisos
  2. Processos mais padronizados
  3. Facilidade para emissão de cobranças e pagamentos
  4. Controle do fluxo de caixa
  5. Economia de tempo e recursos financeiros

Como fazer uma cotação de preços? Faça junto com a gente!

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica e aprender agora mesmo como fazer a cotação de preçosno Excel, não deixe de baixar a planilha.


Você já se deparou com aquele momento em que precisa fazer a gestão de compras e não sabe por onde começar? A cotação de preços é geralmente feita pelo setor financeiro. Uma empresa que passa pela troca de fornecedores, acaba sendo necessário que, durante esse processo, haja uma maneira de deixar tudo organizado para que você não perca tempo e muito menos dinheiro.

Pensando nisso, criamos uma planilha diretamente voltada para a cotação de preços, com ela você poderá melhorar sua organização de compras e evitar gastos que podem ser evitados com essa planilha!

Clique aqui e faça o download!

Entenda a Ferramenta abaixo:

Na página inicial você verá uma estrutura como a da imagem abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os gráficos apresentados são uma amostra do que contém nas respectivas abas. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Exemplo: Planilha videoaula

Cadastro

A primeira aba denominada Cadastros, servirá apenas para cadastrar informações gerais quanto aos fornecedores a serem analisados. A mesma permite o registro de até sete fornecedores e deverá ser preenchida conforme o exemplo abaixo:

Exemplo: Planilha videoaula


A parte de cadastro contém cinco colunas que deverão ser preenchidas.

  • Fornecedores: Nome de cada fornecedor
  • Atendente Responsável: Atendente do fornecedor com o qual a empresa negociou
  • Telefone: Telefone de contato do fornecedor
  • E-mail: E-mail de contato do fornecedor
  • Site: Site do fornecedor

Registros

A cotação dos preços entre os diferentes fornecedores será realizada na aba de registros. O importante dessa aba, é que, após todo o seu preenchimento, o comparativo dos preços se dará não somente pelo simples preço dos produtos, mas incluindo taxas de entregas e juros por parcelamento e inclusive descontos, caso os mesmo existam.

A primeira parte é indicar os itens a serem cotados e os seus valores em cada fornecedor.

Exemplo: Planilha videoaula


O próximo passo é a análise do produto à vista, nesse momento deverá ser indicado o desconto, caso haja, pelo pagamento a vista e também o valor do frete para entrega, que geralmente é cobrado pelos fornecedores.

Exemplo: Planilha videoaula


O próximo passo é referente ao pagamento parcelado dos conjuntos de produtos a serem adquiridos. Neste caso, deverão ser preenchidos o número de parcelas, a porcentagem de juros ao mês e o frete.

Exemplo: Planilha videoaula

Relatório

Esta aba agrupará as informações da aba anterior e a ilustrará em forma de gráfico, facilitando a visualização dos diferentes preços oferecidos pelos diferentes fornecedores, tanto para o pagamento à vista, quanto para o parcelado.

Vale ressaltar, que independente dos fornecedores, os gráficos serão ilustrados estrategicamente dos menores valores para os maiores.

  • Pagamento à vista

Exemplo: Planilha videoaula

  • Pagamento da Parcela:

Exemplo: Planilha videoaula

Já conhece as principais funções do Excel?

O MS Excel é o software de edição de planilhas mais utilizado no mercado, podendo ser aplicado até mesmo para uso pessoal.

É uma poderosa ferramenta para visualização e análise de dados e, além de facilitar o trabalho individual e em equipe, agiliza e dinamiza a organização das informações, potencializando a tomada de decisão!

Chegou a hora de transformar o Excel em seu maior aliado e aumentar sua produtividade!

"Ah, mas eu não sei usar o Excel!" Isso não é desculpa, ok? Mesmo sem nunca ter usado o software, com nossa abordagem 100% prática, você estará usando funções básicas já nas primeiras aulas e já será capaz de criar gráficos gerenciais ao final do Curso de Excel Básico ao Intermediário! Se inscreve agora e aumente sua produtividade!

Excel Básico ao Intermediário

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Cotacao De Precos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.