O que é o Instagram Reels?
Quais as vantagens de fazer Reels no Instagram?
Como fazer Reels no Instagram?
Como fazer Reels criativos?
Super dica!

Aprenda como fazer Reels e melhorar o engajamento do seu Instagram

Saiba como fazer Reels criativos no Instagram e quais são as suas vantagens para uma boa estratégia de marketing digital.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer Reels e melhorar o engajamento do seu Instagram

O Instagram é uma rede social versátil e por isso sempre lança novidades para o público. As que estão ganhando mais popularidade são as voltadas para os vídeos. E por isso, agora você vai aprender a como fazer Reels!

Com vídeos divertidos e criativos, é muito mais fácil que um perfil aumente a sua visibilidade e melhore as métricas de engajamento. Justamente por causa disso, diversas pessoas e empresas têm aderido a esses recursos.

No entanto, às vezes a falta de prática faz com que muitos deixem de usar a ferramenta. Se você é um deles, não se preocupe. Aqui você encontrará tudo que precisa saber sobre como fazer Reels. Confira!

  • O que é o Instagram Reels?
  • Quais as vantagens de fazer Reels no Instagram?
  • Como fazer Reels criativos?
  • Como fazer Reels no Instagram?

O que é o Instagram Reels?

Lançado em 2020, o Instagram Reels é uma das estratégias da rede social para ganhar mais visibilidade e até mesmo competir com outras plataformas, como o TikTok.

O objetivo dessa funcionalidade é possibilitar que os usuários que criem conteúdos curtos através de vídeos com muitos recursos de edição que possibilita:

  • Cria vídeos com montagens e cortes;
  • Adicionar efeitos;
  • Alterar a velocidade;
  • Marcar outras pessoas e criar conteúdos patrocinados;
  • Acrescentar textos e áudios aos vídeos.

Além disso, vale lembrar que o usuário pode fazer reels no Instagram com vídeos de 15 segundos a um minuto, no máximo. É justamente por isso que o público pode assistir a todo o conteúdo sem necessidade de abri-lo, como os vídeos normais.

Agora que você já sabe o que é um Reels do Instagram, é hora de conhecer as suas vantagens, como eles podem ter interface com outros recursos e redes sociais, além de ser até mesmo uma forma de potencializar as vendas de seu negócio.


O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Quais as vantagens de fazer Reels no Instagram? 

A opção Reels tem sido uma ferramenta muito impulsionada pelo algoritmo do Instagram. Isso significa que a própria plataforma tem dado preferência para entregar os vídeos curtos para mais usuários.

Uma das provas disso é o fato de que existe uma aba explorar na parte inferior da tela voltada exclusivamente para Reels. Além disso, ela possui destaque sendo a opção bem ao centro.

como fazer reels

Com esses vídeos, podemos perceber também que o número de usuários consumindo o conteúdo da página do Instagram aumenta. Por isso, ele deve estar incluído em todas as estratégias de marketing digital, principalmente nos casos de:

Mas agora que você já sabe que a ferramenta de vídeos curtos é fundamental para criar uma estratégia de mais visibilidade, é hora de aprender a como fazer Reels.

Como fazer Reels no Instagram?

Aprender a como fazer Reels pode ser uma tarefa muito divertida. Afinal, na prática você poderá testar quantas combinações quiser.

Mas para começar esse processo, será necessário que você entre na sua conta do Instagram. Na página inicial, basta arrastar para a esquerda e ir para a aba dos stories.

Depois disso, você deverá escolher a opção "Vídeos Reels" na parte inferior da tela.

como fazer reels

Como você pôde ver acima, ao lado esquerdo do canto inferior você pode escolher vídeos já prontos da sua galeria. No entanto, caso queira pode clicar no botão destacado no centro inferior e começar uma nova gravação.

Os ícones no canto esquerdo são as funcionalidades disponíveis para a gravação de um Reels. Elas permitem que a edição seja feita no próprio aplicativo.

Ao final das modificações, você poderá clicar em "pré-visualização" e com isso conferir se o conteúdo está como você deseja. Se tudo estiver certo, basta compartilhar no feed ou nos stories.

Agora que você já sabe como fazer Reels no Instagram é hora de conhecer um pouco mais das suas funcionalidades para que os seus vídeos se destaquem e você ganhe mais alcance com as publicações. Confira abaixo!

Como fazer Reels criativos? 

Com o aumento da utilização da ferramenta de Reels no Instagram, não basta apenas postar vídeos. Pelo contrário, para que eles ganhem muitas visualizações e tenham alto engajamento, o conteúdo deve ser criativo.

Pensando nisso, use e abuse das ferramentas mais populares. Confira um resumo das principais e como utilizá-las!

Áudio

Uma das principais dúvidas de como fazer Reels é voltada para o áudio. Afinal, é possível utilizar músicas, falas de outras pessoas ou até mesmo gravações próprias.

Por isso, o Instagram possibilita que você acesse a galeria de músicas, guarde sons de outras pessoas ou poste o seu próprio vídeo com o seu audio de descrição.

Alinhar

Com certeza você já se impressionou quando viu alguns Reels com transições perfeitas. Afinal, como pode estar uma pessoa exatamente na mesma posição e trocar de roupa ou ter mudanças na maquiagem?

Para ajudar nessas trocas, o Instagram disponibiliza a ferramenta de alinhar. Ela permite que você faça edições que facilitem que o ambiente esteja alinhado entre dois ou mais vídeos.

Velocidade

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas para editar Reels. É através dela que os usuários conseguem aumentar e diminuir a velocidade das gravações, fazendo com que eles fiquem dinâmicos e se destaquem.

Efeitos

Um dos recursos mais populares de todo o Instragram são os efeitos, por isso a rede social também permite que eles sejam utilizados nos Reels. Em geral, as opções são as mesmas encontradas para gravar stories, por exemplo.

Retocar

O retocar é uma ferramenta de edição automática onde o Instagram detecta possíveis falhas e faz com que elas sejam corrigidas.

Um exemplo é quando a filmagem é de uma pessoa e com o retocar é possível corrigir marcas na pele.

Temporizador

O temporizador é ideal para iniciantes ou pessoas que gostariam de controlar o tempo dos seus vídeos. Com isso, basta clicar na opção de relógio que uma contagem regressiva irá aparecer ao iniciar a gravação.

Timing

Esse recurso é bem simples. Sabe quando você quer tirar uma foto e não tem quem possa fazer isso para você? O timing do Reels também permite que você coloque o celular em uma posição apoiada para que você não precise segurá-lo e nem cortar o vídeo até que você vá para onde quer gravar.


Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido relevante para você. Continue acompanhando o Blog Voitto para mais conteúdo como esse, e não deixe de verificar a nossa dica no próximo tópico.

Super dica!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.