Como será a busca por empregos no Tik Tok?
Tik Tok e a representatividade da Geração Z
O Tik Tok é a mesma coisa que o Reels do Instagram?

Tik Tok testa função de recrutamento em 2021

Entenda porque o Tik Tok deverá apostar em plataforma de recrutamento e seleção em formato de vídeos e como a Geração Z está envolvida nessa ampliação.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
Tik Tok testa função de recrutamento em 2021

Se você é um dos que acompanha diversas trends no Tik Tok, assim como a Voitto, esse artigo é para você! Música, desafios, memes e agora, a possibilidade de sair com um emprego por meio do aplicativo, já pensou? O aplicativo fará com que usuários criem e compartilhem seus próprios currículos!

O estouro do Tik Tok aconteceu em 2020 em decorrência da pandemia do coronavírus, e de acordo com a Q1 Global App Market Index, no mesmo ano, o aplicativo esteve em primeiro lugar em relação a downloads, deixando o Facebook e até mesmo o Whatsapp para trás.

Se você refletiu na pergunta do primeiro parágrafo e respondeu que já existem milhares de influenciadores digitais que ganham dinheiro com o app, está errado. O Tik Tok está em fase de testes para abrir uma seção de busca por empregos. Para entender mais, continue a leitura desse artigo e encontre os seguintes tópicos:

  • Como será a busca por empregos no Tik Tok?
  • TikTok e a representatividade da Geração Z;
  • O TikTok é a mesma coisa que o Reels do Instagram?

Como será a busca por empregos no Tik Tok?

Como já é da ciência da grande maioria, as entrevistas de emprego e currículos em formato de vídeo estão se tornando cada dia mais comuns no mercado de trabalho. Dessa vez, quem vai apostar em uma plataforma de recrutamento e seleção é a rede social Tik Tok, dona de um bilhão de vídeos curtos de 15 segundos na internet.

De acordo com as fontes do aplicativo, o usuário fará seu vídeo-currículo e deixará em aberto no seu portfólio de vídeos, então, as empresas interessadas em um determinado perfil, poderão encontrar o candidato ideal por meio do Tik Tok e da inteligência artificial que será instaurada nessa ampliação.

Além disso, o Tik Tok já conta com diversos influenciadores da área de recrutamento e seleção que divulgam milhões de vezes alguns vídeos com dicas dessa vertente, mas logo, será possível encontrar o emprego dos sonhos por meio da plataforma.

Tik Tok e a representatividade da Geração Z

Possivelmente, o Tik Tok lançará a ferramenta de recrutamento e seleção de forma externa ao aplicativo principal. Isso significa que seria uma página de navegador com uma listagem de vagas a serem preenchidas, ainda não se sabe quais o nivelamento dessas vagas.

Quando se trata da Geração Z, o que vem na mente de todos nós é a relação com a tecnologia e a inovação, mas além disso, são os nascidos entre os anos de 1990 e 2000 que estão em uma nova fase: a entrada no mercado de trabalho e início de planos de carreiras.

Então, a Geração Z é marcada pela representatividade de diversas causas sociais e nada mais justo do que utilizar do Tik Tok como ferramenta de busca por empregos, além de todo o entretenimento oferecido para esses jovens adultos, se assim podemos considerá-los.

O Tik Tok é a mesma coisa que o Reels do Instagram?

Respondendo o questionamento de antemão, o Tik Tok e o Reels apesar de possuírem as mesmas funcionalidades, são concorrentes na internet. Aliás, no mundo digital, muito conteúdo e ideias se criam, mas muitos também se copiam nas redes sociais e acabam compartilhando com seus amigos os mesmos conteúdos.

A empresa Byte Dance, proprietária do Tik Tok, já acusou o Instagram de plágio com a ferramenta de Reels. Após o lançamento da ferramenta no Instagram, o TikTok foi baixado com menos frequência, dificultando a internacionalização do app na app store dos sistemas Android e iOs.

A competição por usuários entre Tik Tok e Reels está cada dia mais acirrada e justamente pelo fato do Tik Tok ter desbancado o Facebook e Whatsapp, Mark Zuckerberg investiu no Reels e o tem como alicerce para voltar ser dono das primeiras colocações em downloads de usuários do mundo todo.

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.