O que é e o que faz um contador?
Quais empresas precisam de um contador?
Dica extra

O contador tem uma função essencial para as empresas, entenda o porquê!

As funções do contador vão do pequeno ao grande negócio, auxiliando por exemplo desde estar dentro das leis a consultar impostos.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O contador tem uma função essencial para as empresas, entenda o porquê!

É chamado de contador o profissional formado no curso superior de Ciências Contábeis ou que possui curso técnico em contabilidade. Ele é o responsável por prestar serviços de contabilidade, de caráter financeiro, econômico e que envolvam o patrimônio de uma empresa.

Mas, você sabia que independente do tamanho da sua empresa, esse profissional sempre é essencial? No cenário atual, muitos negócios em home office foram abertos e muito provavelmente a ajuda de um contador seria de grande importância para todos eles.

Para entender a importância de um contador para sua empresa, entenda primeiro do que se trata essa profissão. O atual artigo está dividido nos seguintes tópicos:

  • O que é e o que faz um contador?
  • Quais empresas precisam de um contador?
  • Dica extra!

O que é e o que faz um contador?

O contador é um profissional licenciado em Ciências Contábeis que trabalha com toda parte legal do sistema financeiro de uma empresa. Portanto, ele é uma pessoa especializada e com conhecimento necessário para realizar a guia de impostos, de notas fiscais e documentações burocráticas.

Toda legislação necessária para abrir uma empresa e seguir as leis impostas pelo país podem e devem ser consultadas com esse profissional.

Lembrando que o Brasil possui um dos sistemas tributários e fiscais mais complexos do mundo, além de que ele sofre mudanças constantes.

Mas, atualmente o contador adquiriu outros papéis dentro de uma empresa, suas funções estão se expandindo e o profissional está sendo ligado a “saúde” financeira da empresa.

Tudo isso porque o contador possui uma visão analítica e conhecimento de todos os dados financeiros do negócio, o que está abrindo novas portas para o profissional.

Algumas das suas funções atuais podem lembrar um perfil semelhante ao de um investidor, porém dentro de uma empresa. Ou seja, ele é capaz de observar oportunidades e lacunas que podem ser preenchidas para alavancar o negócio.

Outro fator interessante é que essas novas habilidades não estão associadas apenas para grandes empresas. Quando se trata de um pequeno negócio, é importante conhecer estratégias para ter menores gastos com impostos e burocracias, pois a renda bruta tende a ser menor.

E é principalmente aí que a contabilidade pode auxiliar pequenos empresários. Com a visão e conhecimento desse profissional, os gastos podem ser cada vez menores e evitar a ocorrência de imprevistos burocráticos.

Lembrando que o contador pode trabalhar de forma autônoma, ou seja, com seu próprio escritório de contabilidade que presta serviços terceirizados ou como empregado fixo em uma empresa, o que geralmente ocorre em empresas de grande porte.

Apenas é necessário que ele possua o registro no conselho regional de contabilidade (CRC) .

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Algumas funções do contador estão logo abaixo:

Contabilidade gerencial

Um exemplo da atuação desse profissional atualmente é na parte da gestão de empresas, também conhecida como contabilidade gerencial, onde o contador ajuda a tomar decisões importantes dentro da empresa.

Além disso, o contador leva em consideração dados financeiros e faz análises dos mesmo, trazendo uma interpretação do mercado especializada que pode alterar a direção das decisões.

Ou seja, ele opina utilizando como base fatores financeiros nas próximas ações da empresa.

Controladoria

A controladoria tem uma ligação com a contabilidade gerencial, pois ela auxilia o controle e administração dos recursos financeiros de uma empresa da melhor forma possível mantendo a qualidade.

Na prática pode-se entender como os dados são analisados para auxiliar na tomada de decisão da gestão empresarial.

Perícia e auditoria contábil

Outra área atual do contador é a perícia e auditoria contábil, elas andam juntas geralmente e são basicamente uma análise da documentação de um estabelecimento, como as transações, ganhos, lucros, vendas, entre outros, para gerar um laudo completo do estabelecimento e averiguar possíveis irregularidades.

Geralmente, a auditoria realiza tal laudo de forma contínua envolvendo todo período da empresa. A perícia pode ser mais pontual ou de um determinado período, ela analisa todos documentos para verificar os possíveis erros, além de descobrir os motivos e soluções para os mesmos.

Agora que entende melhor do que se trata um contador e como suas funções são variadas, já podemos ver quais empresas precisam desse profissional, veja a seguir.

Quais empresas precisam de um contador?

Praticamente todas as empresas precisam de um contador, seja ele terceirizado ou não, mas é de extrema importância para toda parte burocrática. As únicas empresas que não precisam de um contador são as MEI (Microempreendedor individual).

Apesar de não precisar legalmente de um contador, a MEI precisa emitir NFs-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos) e declarações anuais de faturamentos, registrando receitas mensais que são comprovadas anualmente. Muitas vezes fazendo essa contabilidade online.

Resumindo, apesar de não ser necessário um contador, o microempreendedor precisa registrar e declarar todas entradas e saídas do seu empreendimento e caso realize alguma coisa que vá em desacordo com as leis brasileiras, será punido.

Portanto, como já mencionado, é aconselhável se consultar com o contador para saber a visão profissional dele sobre seu empreendimento para legalizar toda sua situação e não cometer erros que podem custar caro a longo prazo.

Como também consultar possíveis economias e investimentos de baixo custo que alavancariam seu negócio.

Dica extra

Além de toda contabilidade do seu negócio, é de extrema importância saber a como gastar seu dinheiro de maneira que alavanque seu negócio e melhore sua vida. O Grupo Voitto tem um curso especial para você nessa área, não deixe de conferir!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.