O que são Custos Logísticos?
Qual o objetivo do Gerenciamento de Custos Logísticos?
Quais as vantagens da gestão de custos logísticos?
Tipos de Custos Logísticos
Como fazer a gestão de Custos Logísticos?
Como reduzir os Custos Logísticos?

Conheça os principais Custos Logísticos e saiba como gerir eficientemente seus processos

Aprenda sobre os principais Custos no Processo Logístico, como desenvolver uma gestão eficiente de processos e garantir um bom desempenho para sua empresa.

Larayane Micheletti
Por: Larayane Micheletti
Conheça os principais Custos Logísticos e saiba como gerir eficientemente seus processos

Como em todos os setores, o gerenciamento de custos é essencial em uma empresa. Na logística, otimizar despesas é um desafio para os profissionais dessa área.

Analisar os resultados financeiros de uma operação logística, seja para processos nacionais ou internacionais, garantem à organização um controle financeiro, a fim de não obter prejuízos.

Ter a percepção de lucratividade em processos logísticos é fundamental para ter uma visão estratégica do setor e gerar resultados positivos tanto para a empresa quanto para o cliente final.

Gerenciar eficientemente os custos logísticos da organização garante maior vantagem competitiva, fidelização de clientes, redução de custos e atendimento aos prazos.

O que são Custos Logísticos?

Os custos logísticos são todas as despesas financeiras correspondentes aos processos logísticos. Em processos, enquadramos os ocorridos interna e externamente à empresa, como por exemplo: movimentação de carga dentro do armazém, carregamento de veículos de entregas, fretes, entre outros.

Os custos logísticos de uma empresa se iniciam na aquisição de suprimentos para a produção e terminam na entrega do produto acabado ao cliente final. Por abranger todas essas etapas, os custos logísticos são considerados um dos maiores custos de uma organização.

Além disso, os custos logísticos também estão atrelados a outros setores, sendo eles: compras, almoxarifado, expedição, faturamento e contabilidade. Compra e recebimento de mercadoria, movimentação e alocação de cargas, emissão de documentos fiscais, embalagem do produto acabado são entre outros procedimentos que geram custos logísticos.

Qual o objetivo do Gerenciamento de Custos Logísticos?

A logística lida com processos estratégicos, e, portanto, o objetivo é sempre baratear os custos. Atingir a excelência nos processos logísticos com o menor custo possível é o objetivo do gerenciamento de custos.

Além disso, um desafio para o setor é equilibrar os custos, que podem sofrer variação devido às suas características e exigências de cada setor da empresa. Nesse caso, é importante entender todos os processos da cadeia e de que maneira afetam as despesas e os níveis de serviço da organização.

Isso pode te ajudar!

Realizar o controle de orçamentos e despesas é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Além disso, para realiza-lo é necessário muito organização e atualização constante.

Pensando nessa necessidade desenvolvemos para você uma planilha especialmente para esse controle, de forma que com ela, você poderá evitar gastos além do planejado.

Invista na organização de suas finanças clicando no botão abaixo e fazendo o download desse material!

Planilha controle de orçamentos e despesas

Por que é importante fazer a gestão de custos logísticos?

A gestão de custos logísticos é importante pois impacta positiva ou negativamente na empresa. Negligenciar a gestão de custos logísticos pode gerar prejuízos à instituição.

Quais as vantagens da gestão de custos logísticos?

Além do controle organizacional gerado por uma eficiente gestão estratégica de custos, ainda notamos algumas vantagens nesse processo gerencial:

  • Vantagem competitiva perante os concorrentes
  • Redução de despesas e economia financeira
  • Satisfação do cliente final 
  • Prevenção de perdas atreladas aos processos logísticos
  • Maior visibilidade organizacional, permitindo que a gerência tenha uma visão mais ampla dos processos da empresa.

Tipos de Custos Logísticos 

O tipo de custo mais famoso é o transporte, no entanto, não é o único responsável pelos custos logísticos de uma empresa. Veja abaixo os principais tipos de custos logísticos:

  • Transporte: maior parcela dos custos logísticos, abrange o valor do frete do produto. Nesse custo são incluídos: aquisição de veículos ou contratação de terceiro, contratação de mão-de-obra especializada para o trabalho, pedágio, combustível, emissão de documentos fiscais de transporte, seguros, entre outros.
  • Armazenagem: nesse custo são contabilizados os valores necessários para a armazenagem de mercadorias e movimentá-las dentro do estoque. 

Além da manutenção do espaço ou aluguel de galpão, esse custo inclui: estrutura de armazenamento (porta paletes, flowrack, etc), mão-de-obra para movimentação das cargas, empilhadeiras, etiquetadoras, sistemas ERP para controle dos itens armazenados, entre outros.

  • Estoque: abrange o capital a ser investido para aquisição de matéria-prima, mercadorias, mão-de-obra e operações. Nesse custo são considerados o valor de seguros, danos e até perdas de mercadoria. 

Além disso, é considerado as demandas, a sazonalidade de mercadoria e as possíveis rupturas de estoque.

  • Embalagem: corresponde às embalagens necessárias para transporte, movimentação interna e armazenagem.
  • Administrativo: corresponde aos custos com impostos para emissão de documentos fiscais.

Como fazer a gestão de Custos Logísticos?

A gestão de custos logísticos é um processo estratégico da empresa que requer uma visão ampla dos processos envolvidos e dos recursos empregados. O gestor de custos deve identificar as atividades desnecessárias e eliminá-las, ter em mente o custo de cada produto e listar os pontos de distribuição com despesas excessivas.

Além disso, indicadores de desempenho (os chamados KPI’s) são métricas utilizadas para mensurar e avaliar o desempenho de cada processo, facilitando a identificação de falhas.

Como reduzir os Custos Logísticos?

É possível otimizar os custos logísticos e manter a qualidade dos serviços prestados. Seguem algumas dicas para alcançar a excelência de processos com o menor custo possível:

  • Invista em tecnologia: automatizar os processos diminui processos manuais, passíveis de erros e que consomem muito tempo. O uso de softwares de gestão também torna a logística mais econômica e rápida, além de ser um facilitador na tomada de decisão.
  • Invista na capacitação da sua equipe: aposte na performance do seu time. Capacite seus colaboradores para saberem como agir e aumentar a qualidade do serviço prestado. Além de aumentar a qualidade do serviço, capacitar funcionários diminui o índice de erros no processo e retrabalho.
  • Reduza estoque: Métodos como o Just In Time são ideias para a redução de estoque e de custos logísticos. Essa metodologia prioriza a redução de desperdícios, qualidade nas operações e redução de estoque.
  • Monitore os principais KPI’s: como já informado, os KPI’s são ferramentas importantes para identificar falhas de processos e possíveis custos desnecessários. 
  • Antecipe suas demandas: evite que oscilações de mercado afetem negativamente seus processos. Para isso, leve em consideração uma possível ociosidade de recursos humanos, materiais e tecnológicos.

Dica!

Larayane Micheletti

Larayane Micheletti

Graduada em Engenharia de Produção pela Unisagrado, Tecnóloga em Logística pela Unimes e MBA em Gestão Logística pela Faculdade São Luís. Estudante de MBA em Agronegócio na USP Esalq. Atua no setor de Logística desde 2019, atualmente trabalha com importação e exportação em uma empresa de grande porte na cidade de Itápolis – SP. Criou, no ano de 2020, uma página no Instagram e no Facebook, LMT Logística e Engenharia (@lmt_logistica) com a finalidade de divulgar conteúdos dessas áreas de maneira acessível, compartilhar oportunidades de emprego e fazer networking com colegas de profissão. Em 2020 foi colunista do Jornal de Itápolis, produzindo artigos semanais relacionados a área da logística. Atualmente é colunista e embaixadora do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento Estrategico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.