O que é um dark post?
Quais as vantagens de um dark post?
Como fazer um dark post?
Utilize a inteligência emocional!

Saiba o que é um dark post e como esse tipo de anúncio pode beneficiar sua empresa!

Aprenda neste artigo o que é e como criar um dark post e garantir os diversos resultados que esse tipo de anúncio proporciona para a marca.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é um dark post e como esse tipo de anúncio pode beneficiar sua empresa!

Usar da inteligência emocional nas redes sociais pode ser uma ótima forma para atrair mais clientes a comprarem seu produto. Este efeito se potencializa ainda mais junto a criação de um dark post.

Já ouviu falar sobre o que é um dark post? Não? Você já viu uma publicação de anúncio no facebook e depois tentou procurar esta mesma publicação na página que criou o anúncio e não achou? Pois bem, esse anúncio era um dark post!

Ficou interessado em saber mais? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é um dark post?
  • Quais as vantagens de um dark post?
  • Como fazer um dark post?
  • Utilize a inteligência emocional!

Vamos à leitura?

O que é um dark post?

Um dark post é um post não publicado, também pode ser conhecido por ghost post. Consiste em uma publicação que foi criada para uma campanha de anúncios no Facebook ou no Instagram, em que não foi utilizada uma publicação já existente na página.

Na grande parte dos casos, esse post tem a finalidade de vender produtos e serviços por meio das redes sociais.

Nesse caso, a publicação é entregue aos usuários, porém, se eles acessarem essa mesma página que criou o anúncio, não será possível localizar o post no feed.

E é daí que vem o nome de “sombrio”. Basicamente, os dark posts funcionam como fantasmas, pois aparecem ao público e ao mesmo tempo não aparecem dentro da fanpage.

Além disso, essa forma de anúncio pode ser criada no Facebook e no Instagram, pelo Facebook ads e Instagram ads, respectivamente.

Ao criar um post patrocinado dentro de uma rede social, você verá que é possível segmentar o público.

Isso significa que a pessoa que está anunciando pode direcionar este post somente para aquelas pessoas que se encaixam em um determinado perfil, se baseando em idade, sexo, dados demográficos, comportamentais, geográficos, entre outros.

Dessa maneira, o dark post consegue atingir esse público escolhido, não sendo possível as pessoas que curtiram a página acessar. Ele será visível apenas por meio da mídia paga, para um público escolhido, e ficará oculto de maneira orgânica.

Vale ressaltar que a mídia paga não é a única maneira de você conseguir atingir uma parcela grande de pessoas nas mídias sociais. Você pode, por exemplo, usar técnicas de SEO no Instagram para isso, incrível não é? A grande diferença é que através do tráfego orgânico, os resultados tendem a aparecer a prazos maiores.

E é essa diferença que faz com que muitas vezes os dark posts sejam vantajosos. Agora vamos conferir algumas de suas principais vantagens.

A importância da inteligência emocional

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

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Quais as vantagens de um dark post?

É preciso ter muita cautela ao se trabalhar com dark post, porém, esse usado da forma correta, tende a proporcionar grandes vantagens ao anunciante.

Precisão ao atingir o público

Através do dark post, é possível criar diferentes anúncios para os variados públicos que a sua página pode ter, ou até mesmo personalizar estes posts para cada tipo de persona e postar todos ao mesmo tempo de forma planejada.

Porém, é muito importante se atentar a respeito da segmentação. Caso ela esteja errada, muito provavelmente a campanha não terá os resultados desejados, e o dinheiro será jogado fora. Portanto use os indicadores de marketing digital ao seu favor.

Rodar testes A/B

O dark post permite testar diferentes publicações com o mesmo objetivo, ou seja, realizar testes A/B. Pelo fato do post não aparecer na linha do tempo, não será possível o usuário descobrir que você está fazendo o teste.

Melhorar o conteúdo

Ao unir o teste A/B com o dark post, você estará criando uma poderosa ferramenta para descobrir qual é o melhor tipo de conteúdo para atrair seu público.

Por exemplo, é possível identificar quais fotos estão chamando mais atenção, a linguagem do texto, entre outros elementos.

A partir deste tipo de informação, será possível melhorar as postagens da sua página que irão aparecer na timeline, melhorando o conteúdo de maneira geral, tanto para dark post quanto para posts comuns que a empresa criar no dia a dia.

Melhor conhecimento do seu público

Por meio dos resultados do dark post, será possível analisar e concluir qual é o público que mais interage com a publicação. Desta forma, será possível criar posts personalizados na sua página em busca de um melhor engajamento.

Viu como o dark post é interessante? Se você leu este artigo até aqui, aposto que está querendo saber como criar um! Fique tranquilo, é exatamente isso que vamos conferir no próximo tópico. Vamos lá?

Como fazer um dark post?

Antes de começar, precisamos lembrar que para criar um dark post no Facebook, é preciso ser administrador ou editor de uma fanpage no Facebook e ter uma conta de anúncios ativa.

Criando a campanha

A primeira etapa consiste em entrar no gerenciador de anúncios do Facebook. Para acessá-lo, basta clicar no botão “Criar Anúncios”, dentro da página do facebook ads.

Nesta página será possível escolher qual será os objetivos da campanha. Para um dark post, você pode escolher a opção de “Reconhecimento”, por exemplo, depois crie um nome para a campanha e vá até “continuar”.

Orçamento

Aqui, você poderá determinar o orçamento que irá pagar para que o Facebook mostre a postagem para o público alvo escolhido. Em geral, o orçamento solicitado é diário, isso significa que você precisa determinar o valor e a quantidade de dias que o post será exibido.

Um orçamento diário de 50 reais durante 5 dias, acarretará um investimento de 250 reais.

Determinando o público

Agora, você irá escolher qual será o público que irá visualizar a postagem. A rede social, permite que você escolha a idade, sexo, interesses, localização, etc. Caso queira, você pode deixar estas informações de público para serem utilizadas em outros posts.

Criar um novo anúncio

O próximo passo consiste em escolher impulsionar uma publicação já existente, ou criar uma nova. Como nosso objetivo é fazer um dark post, vamos criar uma nova, através da opção “criar um novo anúncio”, dessa forma, esse anúncio não irá aparecer na fanpage.

Utilize a inteligência emocional! 

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

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  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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