O que é a Engenharia de Controle e Automação?
Como é a Formação da Engenharia de Controle de Automação?
Você quer ser um destaque no mercado de trabalho?

Conheça a Engenharia de Controle e Automação e suas áreas de atuação

Aprenda neste artigo sobre a Engenharia de Controle e Automação, suas principais áreas de atuação e quais disciplinas são necessárias na graduação.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a Engenharia de Controle e Automação e suas áreas de atuação

Você já imaginou um mundo sem a engenharia? Com certeza seria muito diferente, várias áreas seriam limitadas, não haveria inovação tecnológicae as linhas de produção seriam completamente manuais. A Engenharia de Controle e Automação tem um grande peso em toda essa inovação tecnológica que estamos presenciando ultimamente.

Graças a ela, as linhas de produção e os produtos estão automatizados, garantindo maior segurança e qualidade na produção.

Se você está em dúvidas sobre qual Engenharia cursar, continue lendo este artigos, separamos alguns tópicos para você entender melhor sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação, sendo eles:

  • O que é a Engenharia de Controle e Automação?
  • Como é a formação da Engenharia de Controle e Automação?
  • Quais são as áreas de atuação e qual é o perfil do profissional?
  • O mercado de trabalho da área é promissor?

O que é a Engenharia de Controle e Automação?

A Engenharia de Controle e Automação é uma área da engenharia que busca desenvolver projetos de máquinas e equipamentos autônomos e controle nos processos produtivos industriais.

E para que esse desenvolvimento seja possível, são necessários utilizar sensores, atuadores, sistemas de visão, controle, supervisão e de aquisição de dados, unindo as áreas de mecânica, computação e elétrica.

Sendo assim, a Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo auxiliar o ser humano na execução de atividades perigosas, insalubres e repetitivas, garantindo qualidade e eficiência nos processos.

A automação completa só é realizada quando toda a linha de produção funciona automaticamente do começo ao fim sem qualquer tipo de intervenção do ser humano, funcionando apenas com controladores e máquinas.

Se você já acompanha nosso blog há algum tempo e já leu sobre indústria 4.0, vai perceber que a Engenharia de Controle e Automação está 100% correlacionada com os conceitos de indústria 4.0.

Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

Com o kit Gestão de Qualidade, você receberá 6 planilhas para gerenciar operações na sua empresa de modo mais assertivo e organizado.

As planilhas são Acompanhamento de Pedidos, Avaliação de Fornecedores, Controle de Ações, Controle de Entregas Logísticas, Controle de Estoque e Controle de Veículos e Motoristas.

Se interessou? Não perca essa oportunidade de ouro e baixa agora o KIT de Gestão de Qualidade!

Gestao de Operacoes

Como é a Formação da Engenharia de Controle de Automação?

Para criar os projetos das máquinas e sistemas de produção, é necessário que o Engenheiro de Controle e Automação tenha em sua grade curricular algumas outras áreas de conhecimento.

Vale lembrar que um profissional completo também deve ter suas soft skills desenvolvidas, para que o mercado de trabalho o absorva mais facilmente.

Em geral este profissional é bastante flexível pois entende de várias áreas ao mesmo tempo. Vamos conhecer cada uma delas mais detalhadamente?

Informática

A tendência é que cada vez mais as máquinas passem a ser operadas por softwares. Portanto é necessário que o profissional conheça sobre programação e informática, algumas das principais disciplinas nessa área são:

  • Informática Industrial - aprendendo sobre programação para CLPs e SDCD, sistemas supervisórios, sistemas automatizados e integrados para manufatura e banco de dados;
  • Redes industriais - integração de redes corporativas com a fábrica.

Mecânica

É necessário que o Engenheiro de Controle e Automação aprenda sobre mecânica para que ele consiga substituir as ações que antes eram realizadas por seres humanos. Dentre as principais disciplinas, podemos encontrar:

  • Processos de fabricação - aprendendo sobre os principais processos de fabricação como usinagem, fundição, conformação, soldagem e injeção plástica;
  • Comando numérico computadorizado (CNC) - operação automática de máquinas de usinagem
  • Mecanismos - Elementos de máquinas e robótica;
  • Resistência dos materiais - análise estrutural de máquinas e dispositivos

Eletrônica

Para automatizar indústrias e residências é necessário aplicar e conhecer a gama de componentes eletrônicos disponíveis para a realização dessas atividades. O estudante do curso superior de Engenharia de Controle e Automação irá estudar algumas das seguintes disciplinas desta área:

  • Sistemas embarcados - estudando sobre microcontroladores e eletrônica digital;
  • Eletrônica análogica - condicionadores de sinal, filtros e compensadores;
  • Instrumentação eletrônica - atuadores e sensores.

Elétrica

É necessário conhecer os fundamentos da Engenharia Elétrica para projetar os sistemas das máquinas da maneira mais econômica e segura possível. Algumas das disciplinas:

  • Eletrônica Industrial - circuitos eletrônica para acionamento e controle de motores elétricos e fontes de alimentação;
  • Máquinas e acionamento elétricos - proteção e partida de motores elétricos, dimensionamento e comando.

Produção

Também é necessário aprender sobre disciplinas de Engenharia de produção, aprendendo sobre automação de processos, ferramentas da qualidade etc. Sendo algumas das principais matérias:

  • Gestão da produção - layout, planejamento, controle de projetos e ergonomia;
  • Custos industriais - custo de produção e análise de investimentos;
  • Engenharia da qualidade - ferramentas da qualidade.

Quais são as áreas de atuação e qual é o Perfil do Profissional?


O mercado de trabalho busca um profissional dinâmico com boa comunicação interpessoal e com conhecimentos sólidos em todas as áreas mencionadas acima.

Existem muitas áreas em que o profissional de Engenharia de Controle e Automação pode atuar, podendo até mesmo ser um empreendedor engenheiro. Neste artigo vamos abordar as duas principais.


Automação Industrial

Se olharmos para o Brasil, as indústrias em geral, seja de grande ou médio porte, ainda precisam de sistemas de automação em grande parte de seus processos.

Existem muitas vantagens nisso, pois a aplicação de máquinas são projetadas de maneira específica e com uma alta eficiência.

Desta forma, os funcionários da empresa ficam livres para executar um papel organizacional, de liderança ou operar máquinas.

Automação Residencial

Além de processos industriais, podemos dizer que é a principal área da engenharia de controle automação, também temos a automação residencial, produto este, que vem ficando cada vez mais comum nas casas das pessoas.

O objetivo é informatizar as casas para que diversas tarefas passem a ser realizadas automaticamente por meio de softwares e máquinas, como por exemplo:

  • Controlar a iluminação;
  • Irrigar o jardim;
  • Eletrodomésticos automáticos;
  • Sistemas de segurança,
  • Entre outros.

Apesar de hoje ainda este tipo de tecnologia ter um alto valor, a tendência com os avanços das tecnologias, recursos como este fiquem cada vez mais acessíveis para a população, aumentando a qualidade de vida das pessoas e criando um mercado com uma mão de obra mais especializada.

O Mercado de Trabalho da área é Promissor?

Com o avanço da indústria 4.0 e a integração da fábrica com todas as outras áreas da empresa, sem dúvidas o mercado de trabalho para o Engenheiro de Controle e Automação é sim promissor.

Principalmente devido a sua flexibilidade com o conhecimento em diversas áreas, com conhecimentos sólidos em informática, mecânica e elétrica.


Você quer ser um destaque no mercado de trabalho?

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

 Programa de Aceleração de Carreira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.