A geração solar é uma alternativa que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Proporcionando uma economia de até 99% na conta de luz, a iniciativa cresce entre empresas de pequeno, médio e grande porte. Neste texto, vamos te explicar como a geração solar pode dar competitividade a sua empresa.

Se você é empresário no Brasil, provavelmente compartilha a necessidade de enxugar gastos. Afinal, atravessando uma fase de instabilidade, o país enfrenta  adversidades que vão desde os altos preços da gasolina à reajustes tarifários significativos em diversos segmentos.

Em Minas Gerais, por exemplo, os clientes das Cemig estão sofrendo os efeitos do reajuste médio na energia, de 23,19%, aprovado em maio. Além disso, a bandeira vermelha dois também está em vigor, o que significa uma cobrança de R$ 5 por cada 100 KWh. Por isso, a chave para empresas que precisam se manter ativas no mercado é a competitividade. Entenda na prática como funciona a tecnologia.  

 

Como ser competitivo em um cenário adverso?

 

Uma das formas de garantir mais competitividade à sua empresa é investir em soluções definitivas. Isso significa que o dinheiro precisa ser aplicado de forma assertiva. Afinal, em um cenário de recursos escassos é preciso medir oportunidades e riscos.

De acordo com o Estudo Setorial de Pequenos Negócios Energo Intensivos realizado pelo Sebrae, a energia pode ser considerada o principal insumo para os setores produtivos. Por isso, é preciso estar com seus gastos em dia.

Nesse sentido, qual seria a melhor forma de economizar energia? Na realidade empresarial, diminuir a produção ou as atividades da organização não parece ser uma saída inteligente. A resposta, que pode não parecer óbvia, é: comece a gerar a própria energia. Saiba como a energia solar ajudou empresa de Juiz de Fora a economizar.

 

Comprovando os benefícios

 

Com a geração própria de energia sua empresa passará a pagar apenas o mínimo para a Distribuidora da sua região. Esse pagamento será apenas pelo uso da rede elétrica. Além disso, com geração solar não há como haver desperdícios. Isso acontece pois é possível usar o excedente de energia gerada, o que é fundamental no equilíbrio da gestão de custos.

Ou seja, toda a energia que você produziu mas não consumiu “em tempo real”, será injetada na rede da distribuidora, computada e entregue ao consumidor na forma de créditos energéticos na fatura.

São estes créditos que servem para “abater” o que o cliente consumiu da rede da Distribuidora em momentos que seu sistema não estava gerando energia – como no período da noite – ou sua necessidade foi maior que sua geração.

É possível também que estes créditos sejam compartilhados com outras unidades consumidoras, desde que estejam dentro da mesma distribuidora.

 

A geração solar é a melhor opção para meu negócio?

 

Até agora você já sabe que a geração solar proporciona uma economia definitiva para sua empresa. No entanto, para organizações que procuram aumentar sua competitividade no mercado, é preciso investir em ações integradas. Nesse sentido, a energia solar é a alternativa perfeita.

Aliada aos benefícios que a economia pode trazer, como a liberação de recursos para novos investimentos, a geração solar possui outras vantagens agregadas. Uma delas, é a possibilidade de recuperação de investimento rápido.

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é comprovadamente melhor do que qualquer investimento bancário que se possa realizar. Nesse sentido, quando pensamos na melhor forma de utilizar um recurso escasso, obter vantagens como a certeza da recuperação do investimento é um ponto fundamental.

 

O ganho da sustentabilidade

 

A maioria das empresas brasileiras já percebeu que o perfil do consumidor mudou. Atualmente, na decisão de compra, inúmeros fatores são considerados além do preço, e muitas vezes, podem ser decisivos.

Nesse sentido, empresas que adotam a sustentabilidade como um valor têm uma imagem positiva frente aos consumidores. Pesquisas recentes apontam que 82% dos brasileiros preferem marcas que se preocupam com a preservação do meio ambiente e com o bem-estar social.

Por isso, quando pensamos em estratégias de marketing, não se preocupar com a sustentabilidade empresarial pode realmente prejudicar as vendas.

No entanto, é importante ressaltar que as ações sustentáveis trazem bem mais do que uma boa imagem. A geração solar não confere à empresa apenas um rótulo, mas apresenta soluções concretas na diminuição dos impactos ambientais. Além disso, o investimento em ações sustentáveis estão intimamente ligados com a redução de custos, pois incentivam a reutilização de materiais e de recursos como água, calor e luz.

 

A versatilidade da geração solar

 

Com o avanço da tecnologia, novas modalidades de geração surgiram, provendo mais acesso à geração solar. Dessa forma, não é mais preciso que sua empresa possua as condições ideais para a geração em sua sede. Conheça as possibilidades:

 

  • Autoconsumo: a instalação é feita no mesmo local em que a energia é consumida.
  • Autoconsumo remoto: as placas geram energia em um local e é consumida no mesmo. No entanto, o excedente de produção pode ser enviada para outras unidades, por meio de créditos, desde que as outras unidades tenham o mesmo CNPJ/CPF e estejam na área com a mesma Distribuidora de energia.
  • Geração em Condomínios Comerciais ou Residenciais: a economia gerada com a produção própria de energia é dividida entre os condôminos. Aqui não há a figura do excedente: toda energia gerada é injetada na rede e os créditos são repartidos entre os usuários.
  • Geração Compartilhada: permite que empresas, ou até mesmo um grupo de pessoas de diferentes CNPJs ou CPFs se unam (dentro da mesma área da distribuidora) para gerar sua própria energia, compartilhando a economia.

 

Reunindo economia, valorização da marca e segurança no retorno do investimento, a geração solar entrega soluções definitivas a empresas de diferentes portes. Com a necessidade de renovação e otimização de gastos, as empresas geradoras de sua energia conquistam mais competitividade agregando diversos benefícios.

Estes benefícios também podem ser utilizados para gerar energia de sua residência, seguindo o mesmo raciocínio apresentado neste texto.


Este conteúdo foi produzido pela Solarion. Nossa empresa busca, por meio da Geração Própria de Energia Solar, oferecer novas soluções e perspectivas que fazem a diferença no bolso e também na conquista dos objetivos da organização.