Gestão de Stakeholders, como assim? Você deve estar se perguntando isso, mas calma, vamos esclarecer! Stakeholder significa público estratégico. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente.

O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário fazer uma gestão de stakeholders e assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores.

De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representam um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

O principal objetivo da planilha que vamos trabalhar é proporcionar uma análise e registros de principais informações quanto à Gestão de Stakeholders, além de possibilitar diversas análises através de indicadores.

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

 

 

Stakeholders

 

A primeira aba denominada Stakeholders é considerada de suma importância para facilitar a comunicação e análisar  as diferentes expectativas, influências e meios de comunicação com as partes interessadas do negócio/empresa.

O primeiro passo será preencher o lado esquerdo da planilha com todos os stakeholders do negócio.

 

 

A seguir, para cada stakeholder listado, deverão ser indicados os diferentes níveis para os três principais e diferentes pilares.  No exemplo abaixo, utilizou-se Influência, urgência em comunicar e nível de comunicação atual; porém a empresa pode e deve trocá-los por pilares mais relevantes para o seu negócio.

 

 

Posteriormente, os campos de interesses e/ou expectativas e propostas de comunicação deverão ser preenchidos, bem como definidos um fatores de peso para cada stakeholder de acordo com o grau de impacto do mesmo sobre as decisões e andamento da empresa.

 

 

Panorama

 

A aba denominada Paranorama, como o próprio nome diz, objetiva apresentar um panorama geral das informações registradas sobre os stakeholders, estratificando as mesmas quanto aos principais pilares.

O primeiro gráfico é uma quantificação geral, indicando a quantidade de stakeholders da empresa.

 

 

Já os demais gráficos dos pilares estratificam os stakeholders em cada nível de influência, possibilitando analisar quantos possuem maiores e menores impactos sobre o negócio.

 

 

Curtiu o que viu?

 

Fazer uma gestão de Stakeholders não é algo complicado, e agrega um valor imenso a sua organização. Então aproveite o aprendizado, baixe nossa planilha completamente editável e coloque seu conhecimento em prática! 

 

 

Separei um estudo de caso com referências sobre o assunto para que você de continuidade na sua capacitação!
 

DRJC MARQUES - portcom.intercom.org.br