ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Marketing de Nicho?
Quais são as vantagens do Marketing de Nicho?
Como aplicar o Marketing de Nicho?
Exemplos de nichos de mercado
Alavanque as suas vendas!

Descubra o que é Marketing de Nicho e por quê utilizá-lo em seu negócio!

Confira a inovação do Marketing de Nicho, por que ele deve ser aplicado em sua empresa e quais são as principais estratégias!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Descubra o que é Marketing de Nicho e por quê utilizá-lo em seu negócio!

O desenvolvimento das redes sociais e das estratégias de Marketing Digital permitem cada vez mais concorrência e mercados a serem desenvolvidos. O Marketing de Nicho surgiu para potencializar os resultados dessas estratégias.

O Marketing de Nicho permite que o seu negócio e os seus produtos ou serviços sejam ofertados a um determinado segmento que possui um público-alvo específico.

Praticar o Marketing de Nicho é saber se diferenciar de seus concorrentes. Continue neste artigo e descubra por que o Marketing de Nicho é o futuro da comunicação nas redes sociais a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Marketing de Nicho?
  • Quais são as vantagens do Marketing de Nicho?
  • Como aplicar o Marketing de Nicho?
  • Exemplos de nichos de mercado;
  • Alavanque as suas vendas!

Boa leitura!

O que é Marketing de Nicho?

O Marketing de Nicho consiste em segmentar o mercado e, assim, satisfazer pontualmente as necessidades de seu cliente. Isso faz com que a sua empresa se torne referência no segmento.

Chris Anderson, em sua teoria, a Cauda Longa, defende a estratégia de atingir vários pequenos segmentos com baixa procura, no lugar de procurar poucos produtos com muita demanda. Isso se relaciona diretamente aos nichos.

A ultra segmentação por meio dos nichos resulta em maior especialização do assunto e, consequentemente, maior posicionamento pelo algoritmo das mídias - seja redes sociais ou os mecanismos de busca, por exemplo.

Os nichos podem ser segmentados por localização, cultura, demografia, formação escolar, renda, personalidade, estilo de vida, comportamento, entre outros fatores.

Além disso, o público é o fator chave para a definição desses nichos, e consequentemente do desenvolvimento dos produtos ou serviços. Identificar necessidades que não são atendidas pelo mercado é essencial para essa inovação.

Confira a seguir quais são as vantagens de se aplicar o Marketing de Nicho em seu negócio.

Quais são as vantagens do Marketing de Nicho?

O Marketing de Nicho permite maior segmentação do público e simplificação das estratégias da jornada de compra do cliente, atraindo mais leads e convertendo mais vendas.

Confira a seguir algumas das vantagens do Marketing de Nicho:

Aumento de autoridade

O Marketing de Nicho permite a maior especialização do conteúdo, que consequentemente permite a criação de uma figura de autoridade sobre o assunto, transmitindo credibilidade ao seu público.

Aumento de indicações

O aumento de indicações acontece quando um grupo de pessoas da mesma área conhece o seu negócio e seus potenciais clientes e podem indicar os seus serviços. Vale lembrar que grandes empresas começaram com pequenas indicações.

Redução de Custos

Já que o Marketing de Nicho visa a segmentação do mercado e consequente alcance pontual de seu público-alvo, ele também é responsável pela redução de custos em ações de comunicação, já que elas serão mais objetivas.

Redução da Concorrência

Como o público-alvo é segmentado, as empresas concorrentes também estarão em menor quantidade, já que cada uma busca satisfazer necessidades específicas de seu público.

Depois que você conferiu quais são as vantagens de se aplicar o Marketing de Nicho, é hora de colocar as estratégias em prática!

Como aplicar o Marketing de Nicho?

Agora é hora de conferir estratégias para encontrar um nicho específico para o seu negócio.

1. Definição do Nicho 

O primeiro passo é definir qual será o nicho e qual é o tamanho do mercado a ser atuado. A partir disso, também deve ser avaliado o potencial econômico e se esse negócio será rentável à sua empresa.

Algumas ações a serem realizadas são benchmarking, pesquisas de mercado, planos de ação 5W2H e análise SWOT.

2. Desenvolvimento do Conteúdo

A próxima fase consiste no desenvolvimento de conteúdo especializado e rico, com o objetivo de atingir o seu público específico.

Para se tornar referência, é necessário estar por dentro de todas as novidades do seu nicho, além de estudar como a concorrência que já está consolidada produz esses conteúdos.

É necessário seguir um planejamento editorial, contendo uma periodicidade entre as postagens e contando com uma equipe de qualidade para colocar as melhores estratégias em prática e atingir os melhores resultados. A utilização do Storytelling e do Inbound Marketing são essenciais para atrair o público.

3. Participação em Eventos

A participação em eventos que pertençam ao seu nicho é responsável pelo desenvolvimento de networking com pessoas da área, resultando na aquisição de leads e de indicações.

Além disso, estar presente onde o seu público está também permite que você identifique melhor as suas características, suas dores e como atingi-lo com a solução, no caso, o seu produto ou serviço.

4. Formação de comunidades e promotores de sua marca

O Marketing de Nicho permite a formação de comunidades que trocam experiências relacionadas a uma certa área e ao seu produto ou serviço.

Quanto mais próximo o relacionamento com o seu público, maior será o engajamento e a promoção orgânica de sua marca.

A utilização de influenciadores e de parceiros também é uma boa pedida para atingir os seguidores do seu nicho.

Exemplos de nichos de mercado

O nicho de mercado é o recorte de um segmento de mercado. Confira a seguir os cinco principais nichos de mercado no Brasil:

Cosméticos

Esse segmento é relacionado a produtos que podem ser vendidos em lojas físicas e em e-commerce. Segmentando ainda mais, o foco pode estar relacionado a produtos que não realizam testes em animais, por exemplo.

Moda

Lojas de roupas possuem bastante sucesso nas redes sociais e na produção de conteúdo relacionado à moda. Algumas classificações específicas são a busca pelo estilo sem gênero das vestimentas.

Empreendedorismo

Falar sobre empreendedorismo e negócios está em ascensão nas mídias sociais, principalmente no que condiz à realização de investimentos. Os bancos digitais são um bom exemplo para a produção desse conteúdo.

Esportes

O Esporte é um nicho que possui bastante popularidade entre as audiências e a sua segmentação é bastante ampla. Você pode ter um negócio que vende equipamentos e acessórios de ciclismo e produzir conteúdo de qualidade que alcance um bom número de espectadores.

Alimentação Saudável

O nicho da alimentação saudável é outro que ganhou bastante espaço nos últimos anos. Além da orientação nutricional, um dos mercados presentes são a orientação no consumo de alimentos in natura e saudáveis e, consequentemente, a sua comercialização.

Alavanque as suas vendas!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Marketing e Vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.