
A maior parte das empresas possuem um ponto em comum: a busca constante por eficiência, qualidade e inovação nas operações. Por isso, o Master of Business Administration (MBA) em Engenharia de Produção emerge como um trampolim para o sucesso profissional.
Preparando profissionais para atuarem em áreas de gestão de pessoas, otimização de processos e automatizações, essa especialização tem sido cada vez mais procurada por pessoas que desejam aprofundar conhecimentos e empresas que procuram colaboradores mais qualificados.
Interessou-se sobre o tema? Aqui você irá conferir em detalhes os benefícios e oportunidades que esse programa de estudo oferece através dos seguintes pontos:
Vamos lá?
De acordo com as tendências em engenharia de produção, muitos profissionais veem na área uma oportunidade para alavancar suas carreiras e alcançar os patamares profissionais que almejam.
Nesse contexto, alguns optam por um mestrado em engenharia de produção, outros por programas de doutorado e muitos pelas opções de MBA. Afinal, essa é uma opção muito interessante para quem gostaria de aprofundar conhecimentos de uma maneira voltada para a aplicação no mercado de trabalho.
Em geral, o único pré-requisito para ingressar em programas de pós-graduação e MBA em engenharia de produção é possuir uma graduação. No entanto, os requisitos específicos de admissão podem variar de acordo com a instituição e o programa de MBA em questão.
Portanto, é aconselhável verificar os requisitos específicos de cada opção a qual você deseja se candidatar. Entre as possibilidades, é possível destacar:
Quer conhecer mais a fundo sobre MBA em Engenharia de Produção? Confira mais sobre as matérias comuns da grade de aprendizado no próximo tópico!
Um MBA em Engenharia de Produção, em geral, busca combinar princípios dessa área com a gestão de negócios para preparar os profissionais para cargos de liderança em organizações relacionadas à produção e operações.
Como esse objetivo é muito abrangente, diferentes programas de especialização podem ter abordagens mais voltadas para determinados focos. No entanto, é possível elencar alguns aprendizados que constam em todas as opções. São eles:
Como você pôde perceber, as habilidades e conhecimentos abordados em um MBA em engenharia de produção são amplos e muito adaptáveis a diferentes setores. Por isso, confira abaixo quais são as opções no mercado de trabalho para profissionais com essa especialização!
A indústria 4.0 favorece o mercado de trabalho em engenharia de produção. Com isso, algumas áreas são ainda mais propícias para a atuação de profissionais com MBA na área.
Sendo assim, separamos alguns dos principais nichos e detalhamos com atividades que especialistas podem contribuir e são muito valorizados. Confira!
Com o objetivo principal de melhorar a eficiência, qualidade e rentabilidade das operações de fabricação, muitas empresas contratam pessoas com especialização em engenharia de produção.
Isso acontece porque esses profissionais são capazes de melhorar a eficiência e a produtividade das operações através de atividades como:
As capacidades de um profissional com pós-graduação em engenharia de produção são muito bem vistas no ramo da logística e cadeia de suprimentos. Afinal, analisar dados, otimizar processos e tomar decisões informadas fazem com que os processos sejam mais eficientes no setor.
Dessa maneira, as suas contribuições podem ser em muitas atividades, incluindo:
Um profissional com MBA em engenharia de produção pode desempenhar um papel significativo no setor de gestão da qualidade, contribuindo para garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa.
Afinal, a capacidade de aplicar princípios de gerenciamento e utilização de ferramentas estatísticas para análise de dados na engenharia de produção é fundamental para o sucesso desse campo de atuação.
Mas, para atingir esse objetivo, algumas contribuições de um engenheiro de produção na gestão da qualidade podem ser destacadas. Como por exemplo:
Focando em melhorar a eficiência, a qualidade e a produtividade dos processos de fabricação e operacionais de uma empresa, um engenheiro de produção pode se destacar no mercado de trabalho na área de engenharia de processos.
Entre as funções que podem ser desempenhadas nesse campo, é possível destacar:
As habilidades de analisar dados, otimizar processos e coordenar equipes podem ser fatores de sucesso na carreira de uma pessoa com MBA em engenharia de produção que atua em gestão de projetos.
Com elas, é possível planejar e executar programas de forma eficiente, garantindo que sejam concluídos de maneira correta, dentro do prazo e do orçamento.
Afinal, engenheiros de produção pode atuar nesse campo através de inúmeras funções, como por exemplo:
A formação de um engenheiro de produção pode tornar esse profissional um consultor empresarial versátil, capaz de abordar uma ampla gama de desafios organizacionais.
Dessa maneira, a capacidade de analisar problemas complexos e desenvolver soluções eficazes é altamente valorizada no setor de consultoria. Com isso, é possível que uma pessoa com MBA em engenharia de produção tenha contribuições que impactem em aspectos como:
A combinação de habilidades técnicas e de gestão de um engenheiro de produção pode contribuir significativamente para o sucesso de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Vale ressaltar que esse impacto pode ser particularmente mais valioso em um contexto de empresas que buscam inovação em processos produtivos e competitividade empresarial por meio de avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos.
Dessa maneira, um engenheiro de produção pode atuar no setor de P&D de diversas formas, como por exemplo:
Um especialista com MBA em engenharia de produção pode desempenhar um papel importante no setor de Gestão de Tecnologia da Informação (TI). Afinal, com habilidades de gestão, análise de processos e solução de problemas é mais fácil prover e garantir uma infraestrutura de TI eficiente e eficaz.
Em um mundo cada vez mais dependente das áreas de tecnologia da informação ter profissionais que façam com que os dados e sistemas atendam aos padrões de qualidade e segurança necessários é muito importante.
Mas essas não são as únicas formas de um engenheiro de produção impactar positivamente atuando em Gestão de TI. Por isso, destacamos também:
Os serviços desempenham um papel fundamental em muitos setores, incluindo saúde, finanças, educação, turismo e muito diversos outros. Sendo assim, a atuação de uma pessoa com MBA em engenharia de produção pode trazer maior competitividade no mercado e também mais satisfação para o cliente.
Aplicando suas habilidades técnicas e de gestão para melhorar a eficiência pode gerar impactos como:
Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?
Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!
Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!
Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?
Clique na imagem e aproveite já!
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!