Por que a Integridade é um requisito para as empresas?
O valor moral como princípio de responsabilidade e maturidade
5 características de uma pessoa íntegra
Como se mostrar íntegro em um processo seletivo?

Desvende o significado de Integridade e a sua importância para as corporações!

Conheça o significado de Integridade e saiba qual a sua importância no processo de recrutamento e seleção de pessoas das grandes empresas.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Desvende o significado de Integridade e a sua importância para as corporações!

A  Integridade é um conceito utilizado para definir a ética e a moral de um determinado indivíduo.

Consideramos pessoas íntegras aquelas que seguem as normas da sociedade e agem com honestidade para com o outro.

As empresas, por sua vez, consideram a integridade um requisito importante como valor institucional. Dessa forma, nos processos seletivos, é avaliado a integridade do sujeito de maneira a observar se o mesmo se enquadra nos valores morais da corporação.

Visto isso, a integridade moral é como se fosse um medidor da capacidade de responsabilidade de um indivíduo com os deveres que lhe são impostos.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e saiba mais com a gente nos seguintes tópicos:

  • Por que a Integridade é um requisito para as empresas?
  • O valor moral como princípio de responsabilidade e maturidade;
  • 5 características de uma pessoa íntegra;
  • Como se mostrar íntegro em um processo seletivo?

Vamos lá?

Por que a Integridade é um requisito para as empresas?

Todo empreendimento tem como objetivo o seu crescimento e reconhecimento por mais pessoas. Tera sua empresa como referência no seu campo de trabalho é o desejo de muitos empreendedores e, para isso, é preciso produzir autoridade e confiabilidade no mercado de trabalho.

Para que uma empresa cresça é imprescindível que se tenha uma equipe renomada e que trabalhe em conjunto para alcançar bons resultados, por isso, a integridade é um requisito importante para um funcionário possuir.

Nos processos seletivos, através de perguntas e entrevistas realizadas, o responsável pelo recrutamento de novos candidatos poderá observar se o indivíduo possui integridade ou não.

Isto é, se o mesmo tem bons valores e prioriza o seguimento das regras a serem estabelecidas.

Para se destacar em uma empresa, o funcionário precisa ter habilidades desenvolvidas como: assertividade, proatividade, empatia, criatividade, entre outras.

Dessa forma, se o indivíduo se mostra ativo nessas competências, e demonstra também que possui integridade moral, seguindo as normas e agindo com honestidade, muito possivelmente poderá ser promovido pois será visto com bons olhos por seus superiores.

Contudo, para avaliar cada funcionário, é comum os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos da empresa utilizarem uma avaliação de competências para analisar cada colaborador.

Agora vamos saber mais sobre o valor moral como princípio de responsabilidade e maturidade! Vem conosco!

O valor moral como princípio de responsabilidade e maturidade

O valor moral de cada indivíduo é importante tanto para sabermos com quem nos relacionar, e nos casos das empresas, quem iremos contratar.

A personalidade de cada pessoa diz muito sobre como ela se comporta dentro de um ambiente, e isso, por sua vez, é extremamente importante de ser avaliado.

Na gestão de pessoas, o valor moral de um indivíduo é visto como princípio de responsabilidade e maturidade. Isso porque, um sujeito que é íntegro, gera confiança ao seu supervisor.

Uma pessoa que possui sua integridade como pilar da sua personalidade dificilmente agirá com desonestidade, raiva e preconceito.

Alguém que respeite as diversidades, as regras e os valores estabelecidos pela empresa é ideal para uma corporação que visa crescer. Pessoas éticas são responsáveis e vistas com seriedade, o que é muito importante profissionalmente.

5 características de uma pessoa íntegra

Para te auxiliar no reconhecimento da  Integridade, separamos 5 características marcantes de uma pessoa íntegra.

1. Respeita a diversidade

Uma pessoa íntegra respeita as diferenças, sendo assim, a favor da diversidade, não fazendo jus a nenhum tipo de preconceito, seja ele racial, sexual, religioso ou qualquer outro.

2. Age dentro das regras e leis

A integridade em si tem como principal característica agir dentro da lei seguindo as regras que são estabelecidas para a sociedade. Pessoas íntegras não gostam de desobedecer aquilo que lhe foi imposto.

3. Ajuda o próximo sempre que possível

A integridade tem muito a ver também com caráter.

Pessoas empáticas e dispostas a ajudar o outro sempre que possível são consideradas íntegras e de boa índole. Estão sempre atentas às necessidades do outro e se preocupam com o próximo.

4. Não age de má fé

Pessoas com integridade agem sob a pauta da honestidade e jamais agem de má fé com o outro, são sempre honestos e não se aproveitam de situações vulneráveis para se beneficiarem.

5. Arca com suas responsabilidades

Pessoas íntegras cumprem com o que falam e arcam sempre com as consequências de seus atos e as responsabilidades que pegam para si. São pessoas que passam confiança ao próximo devido a este fato.

Interessante, não é mesmo? Agora, para fechar com chave de ouro esse post, fique atento no próximo tópico.

Como se mostrar íntegro em um processo seletivo?

Assim como vimos no decorrer deste artigo, a integridade é um requisito importante para as empresas. Visto isso, separamos um conteúdo que vai te ajudar muito nas entrevistas de emprego!

Está com dúvidas sobre como montar seu currículo ou entender qual é o melhor modelo para você?

Receba dicas de como ter um currículo de sucesso e se destacar nas vagas de emprego com o nosso eBook sobre o tema!


ebook curriculo do papel ao Linkedin

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.