O que é a plataforma Medium?
Como usar o Medium?
Dicas para crescer no Medium
Quer escrever bem? Conheça mais sobre as técnicas

Saiba mais sobre a plataforma Medium e como utilizá-la como uma estratégia

Aprenda sobre a plataforma Medium, veja como fazer para que sua história seja mostrada ao mundo e confira dicas de como se dar bem na plataforma!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba mais sobre a plataforma Medium e como utilizá-la como uma estratégia

Medium é uma plataforma online de publicação e compartilhamento de conteúdo, fundada por Evan Williams em 2012. A proposta central do Medium é fornecer um espaço para escritores, jornalistas, blogueiros e especialistas compartilharem ideias e histórias com o público.

Você tem uma história ou um artigo incrível que precisa ser mostrado para o mundo? Talvez o Medium seja o lugar perfeito para isso!

Através de redes sociais, blogs, podcasts e vídeos, a internet se tornou uma ferramenta muito importante e necessária para a propagação da informação. E o Medium tem um papel muito importante nessa propagação de informações, sendo um local livre para qualquer pessoa expor seu conteúdo.

Se você se interessou em saber mais sobre o Medium, preparamos alguns tópicos para falar sobre e auxiliar em seu aprendizado:

  • O que é a plataforma Medium?
  • Como usar o Medium?
  • Dicas para crescer no Medium

Vamos à leitura?

O que é a plataforma Medium?

O Medium é uma plataforma onde qualquer pessoa pode escrever, ler e publicar conteúdo.

Não se tem definido ao certo para qual tipo de texto a plataforma é destinada. Dentro dela, é possível encontrar diversos tipos e temas, textos curtos e rápidos de serem lidos, pensamentos e também conteúdos mais extensos e completos.

O medium deixa o escritor ser livre para escrever artigos que são destinados a fazer marketing de conteúdo, redação publicitária, histórias, copywriting, textos relacionados a cultura e cinema, entre outros.

E o melhor de tudo, por ser uma plataforma super intuitiva e fácil de ser usada, não é necessário que o leitor tenha conhecimento técnico sobre programação ou SEO. É preciso apenas que ele saiba escrever, sendo possível também adicionar imagens, vídeos do YouTube e áudios do Spotify ou SoundCloud nos seus textos.

Em geral, a plataforma é destinada para escritores e pessoas que gostam da leitura. Mas caso você seja um escritor iniciante, poderá se aventurar nesta plataforma e quem sabe até monetizar seus textos.

Além disso, a plataforma é gratuita e você pode entrar usando suas contas das redes sociais, sincronizando sua lista de amigos e se conectando com eles.

Como usar o Medium?

Antes de irmos aprender sobre como usar a plataforma, é necessário entender que ela utiliza alguns termos diferentes do que a internet está acostumada.

Como por exemplo, dentro do Medium, uma história é o que estamos acostumados a chamar de artigo e o que conhecemos como Blog, no Medium, é chamado de publicação.

Tendo estes termos definidos, vamos ao passo a passo de como usar a plataforma:

Passo 1: Cadastro

Para ter acesso a plataforma, basta você entrar no site e se cadastrar usando alguma conta de rede social, como Twitter, Facebook, Google ou endereço de e-mail.

É muito interessante que você vincule sua conta do Twitter e Facebook após se cadastrar, pois desta forma, o Medium irá extrair seus dados das redes e automaticamente conectar você com as pessoas que usam o Medium e que te seguem no Twitter.

E aqui vai algumas dicas para você aplicar no seu perfil:

  • Utilize seu nome verdadeiro como o “nome de exibição” da plataforma e adicione uma foto: isso passará mais credibilidade ao seu perfil e fará com que as buscas por suas histórias sejam mais assertivas;
  • Escreva uma biografia: coloque nela, coisas que gosta de escrever e publicar, pois a biografia também irá aparecer no mecanismo de busca da plataforma.

Passo 2: Sua Primeira História

Existem diversas maneiras de colocar sua história pela primeira vez dentro do Medium, você pode escrever diretamente na plataforma, colar um texto no qual você já escreveu ou ainda importar de qualquer lugar da internet.

Ao escrever, um rascunho ficará salvo e você poderá publicá-lo quando acabar.

Dentro do Medium é possível incorporar vídeos do Youtube ou Vimeo, imagens, áudios do Spotify ou SoundCloud e também postagens do Twitter e Instagram. Ferramentas de comunicação que podem ser muito interessantes para se fazer Marketing Digital.

Algo muito interessante que é possível fazer durante este processo é compartilhar sua história com seus amigos e pedir a opinião deles antes que ela seja publicada. Basta apenas enviar o link de compartilhamento para eles.

Passo 3: Textos bonitos

Utilize ao máximo e com criatividade as ferramentas que o Medium oferece, isso fará com que suas histórias tenham um desempenho melhor.

Crie um título e um subtítulo, coloque imagens com alta qualidade, utilize letras capitulares, negrite as palavras para destacá-las e coloque links ao longo do texto.

Seja caprichoso com seu conteúdo, com certeza tudo isso trará mais visibilidade a ele.

Passo 4: Envolva

Seja um usuário ativo na plataforma! Um maior envolvimento dos autores, gera um maior retorno dos leitores, e existem três maneiras de envolvimento dentro do Medium.

  • Respostas: é possível criar uma resposta em uma história, que é diferente de um comentário, pois ela tem uma URL própria. Os leitores podem ver suas respostas e caso eles gostem, poderão ser redirecionados para seu perfil. Se alguma pessoa criar uma resposta em alguma de suas histórias, você será notificado via e-mail;
  • Recomendações: a recomendação é um botão com um coração verde, quando alguém faz alguma recomendação de história, essa história será enviada para todos os seguidores desta pessoa. Crie uma história fantástica e faça com que ela viralize através das recomendações dos usuários;
  • Highlighting: trata-se de uma ferramenta que grifa partes de uma história. É possível você ver todos os highlighting da história que você escreveu, mas os leitores dela, verão apenas os realces das pessoas que eles seguem.

Dicas para crescer no Medium

Vamos ver algumas dicas para você se dar bem na plataforma?

Siga pessoas e publicações que você tenha interesse

Procure seguir pessoas que te seguem e também aquelas que você se identifica com o conteúdo, mesmo que este usuário não seja “popular” na plataforma.

Isso irá te ajudar muito a construir uma rede sólida de usuários.

Se relacione e faça Network

Participe de conversas na plataforma, busque responder histórias nas quais você gostou, seja ativo na comunidade e faça Network. Isso poderá ser muito benéfico e fazer com que pessoas compartilhem suas histórias, ganhando assim, maior visibilidade.

Transforme postagens em conversas

Instigue seus leitores a responderem suas histórias, desafie seu público a dizer como ele se sentiu ao ler seu texto, lembre-se também de marcar os usuários pelo @. Isso trará muito mais engajamento para sua rede!

Sincronize o Medium com as redes sociais

Isso fará com que seus seguidores nas redes sociais automaticamente se conectem com você também no Medium.

Compartilhe seus posts em suas redes sociais

Além de beneficiar a plataforma, você estará se beneficiando ao compartilhar sua história com seus amigos. Outro ponto importante, é se lembrar de escrever de uma maneira que irá encaixar com seu público.

Tenha uma escrita assertiva

Procure conhecer muito bem o público para qual você está escrevendo e utilize estratégias de comunicação integradapara atrair pessoas para seu produto ou serviço.

Gostou da plataforma? Continue acompanhando o Blog Voitto para ficar por dentro além de diversas notícias e artigos, plataformas que podem facilitar sua vida e gerar uma grana extra.

Quer escrever bem? Conheça mais sobre as técnicas

Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha brainstorming e seleção de ideias

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.