O que é o SUS?
Como funciona o SUS?
Para que serve o SUS?
Vale a pena trabalhar no SUS?
Invista em resultados para a sua carreira!

Vale a pena trabalhar no SUS? Conheça o sistema e descubra!

Você possivelmente já ouviu falar do SUS, mas, você sabe o que é e como funciona esse sistema? Nesse artigo, saiba mais sobre ele!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Vale a pena trabalhar no SUS? Conheça o sistema e descubra!

É muito provável que você já tenha ouvido falar do SUS, não é mesmo? Mas, você realmente sabe o que é e como funciona o Sistema Único de Saúde vigente no território brasileiro?

Se sua resposta for não, não se preocupe, pois o objetivo desse artigo é justamente sanar suas dúvidas e agregar mais conhecimento sobre esse assunto tão relevante e presente nas nossas vidas.

Por isso, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos para ampliar ainda mais os seus conhecimentos:

  • O que é o SUS? 
  • Como funciona o SUS? 
  • Para que serve o SUS? 
  • Vale a pena trabalhar no SUS? 
  • Invista em resultados para a sua carreira! 

Vamos à leitura? 

O que é o SUS? 

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema responsável pelo oferecimento de serviços de saúde de forma totalmente gratuitapara a população brasileira, ou seja, é um sistema de saúde pública.

Ele foi implementado a partir da Constituição de 1988, que é conhecida como a constituição cidadã, por meio do artigo 196, da lei número 8.080/1990. Ela foi resultado de muita pressão populacional que lutava por maior atenção à saúde pública.

Hoje, o SUS atende mais de 190 milhões de brasileiros, onde cerca de 80% têm dependência exclusiva dos serviços prestados por esse sistema em detrimento aos serviços privados.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe como o SUS realmente funciona? Se a resposta for não, não se preocupe, pois abordaremos mais detalhes no próximo tópico, confira!

Como funciona o SUS? 

O SUS é um órgão público, ou seja, sua gestão é dada pelo Ministério da Saúde. Assim, são os nossos impostos que mantêm o sistema em execução e financiam os serviços de saúde prestados pelo mesmo.

Para fazer com que o sistema receba seus devidos recursos, a destinação de verba é dividida em esferas do governo, tal que se dá da seguinte forma:

  • Governos municipais destinam 15% das arrecadações; 
  • Governos estaduais destinam 12% das arrecadações; 
  • Governo federal define um valor de acordo com a verba disponível; 

Além disso, vale destacar que o modelo de gestão do SUS é descentralizado, ou seja, o poder de tomada de decisão não é concentrado em apenas um representante.

Outra característica importante da gestão do SUS é a presença de uma Ouvidoria. Através dela, denúncias, críticas e reclamações podem ser feitas visando a implementação de melhorias no sistema.

Confira nossa e-book de gestão para médicos!

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Ficou curioso para saber mais sobre as funções que o SUS desempenha dentro da sociedade brasileira? Confira o próximo tópico, pois você vai se surpreender com a amplitude e importância do SUS!

Para que serve o SUS? 

Engana-se quem pensa que o SUS só se limita aos atendimentos gratuitos em UBS e hospitais. Isso porque, o sistema é bem mais amplo e oferece diversos serviços em assistência à saúde que impactam diretamente a qualidade de vida de todos.

Vale destacar que o SUS é responsável pela ANS ( Agência Nacional de Saúde Suplementar), sendo esta responsável pela regulamentação de diversas políticas públicas relacionadas à saúde.

Além disso, as pessoas que possuem plano de saúde também são impactadas pelo SUS, visto que, é esse órgão que estabelece as regras para que o paciente tenha todos seus direitos respeitados e seja plenamente contemplado.

Outro fator interessante é que o SUS é responsável pela manutenção da vigilância sanitária das instituições e do saneamento básico, tais que são aspectos essenciais para a qualidade de vida de todos.

Além disso, em campanhas que envolvem a promoção de doações relacionadas a aspectos de saúde, como a de transplante de órgãos, por exemplo, o SUS é quem determina as regras e melhores práticas. 

Agora ficou bem mais claro o importante papel que esse sistema desempenha na sociedade, certo? Mas, se você é um profissional da saúde, pode estar se perguntando: vale a pena trabalhar no SUS? 

Confira o próximo tópico e descubra a resposta para essa pergunta e muito mais!

Vale a pena trabalhar no SUS? 

Como todo e qualquer sistema, as falhas existem. E com o SUS não é muito diferente disso! Infelizmente, muitos serviços são conhecidos por não serem efetivos e eficientes o suficiente para atender toda a população.

Por isso, é muito comum que os profissionais da saúde tenham dúvidas se realmente vale a pena trabalhar nesse sistema. E a resposta é: depende dos seus objetivos! 

O SUS oferece muitas oportunidades interessantes, que podem ser aproveitadas de forma muito interessantes, entre elas, podemos destacar:

  • UBS: nas unidades básicas de saúde, são feitos os atendimentos básicos que envolvem a clínica geral, a ginecologia, a pediatria, a enfermagem e a odontologia. 
  • UPA: nas unidades de pronto atendimento são feitos os procedimentos que envolvem urgências e emergências, visando resolver ou encaminhar os casos. 
  • Hospitais: é onde são feitos os tratamentos clínicos e cirurgias, o que envolve por sua vez uma estrutura mais complexa. 

Além disso, vale destacar que trabalhar no SUS é uma grande oportunidade de estabilidade, visto que é um cargo público em que as vagas são preenchidas através de concursos muito concorridos. 

Apesar disso, os desafios diários de quem trabalha nesse sistema são uma realidade que precisa ser enfrentada, mas que, com a aplicação de conhecimento e saída da zona de conforto é muito possível de serem superados.

E então, ficaram claras as informações sobre o SUS? Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro dos assuntos mais interessantes.

Por fim, separamos uma dica super valiosa para você, confira!

Invista em resultados para a sua carreira! 

Após saber todas essas informações sobre a carreira relacionada ao sistema SUS, que tal começar a planejar a sua?

Confira o Workshop Planejamento de carreira do grupo Voitto!

[Vídeo] Workshop Planejamento de carreira

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Consultoria #4: Estruturação de um Sistema de Gestão

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2025 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Consultoria #4: Estruturação De Um Sistema De Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.