O que significa Metaverso?
Como surgiu o Metaverso?
Onde o Metaverso é aplicado?
Como investir no Metaverso?
Fique por dentro de todas as transformações digitais!

O que significa Metaverso, quais são as tendências de investimento e como acessá-lo?

Saiba mais sobre essa nova realidade e como ela vai impactar as ações além do nosso cotidiano, mas da nossa vida profissional.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que significa Metaverso, quais são as tendências de investimento e como acessá-lo?

O Metaverso já é uma realidade para nós. Essa tendência está ocasionando a formação de novos profissionais e a aparição de novas formas de convivência e de vivência.

O conceito foi ampliado principalmente a partir de outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, anunciou a mudança de nome para Meta.

Continue neste artigo e descubra o que significa Metaverso e como ele funciona por meio dos seguintes tópicos:

  • O que significa Metaverso?
  • Como surgiu o Metaverso?
  • Onde o Metaverso é aplicado? 
  • Como investir no Metaverso? 
  • Fique por dentro de todas as transformações digitais! 

Boa leitura!

O que significa Metaverso?

O termo “Metaverso” é uma combinação do prefixo “meta” (que significa ``além'') e “universo”.

Dessa forma, o conceito de Metaverso combina a realidade aumentada e os ambientes virtuais. Consiste em experiências influenciadas pelo mundo real em um espaço virtual.

Por meio do próprio Metaverso, é possível interagir, aprender, colaborar, reunir e jogar inserindo-se em mundos virtuais. As redes sociais também são um aspecto essencial desse novo ambiente.

Se hoje cada rede social pode ser acessada por smartphones, tablets e desktops, no Metaverso essa experiência será muito mais imersiva e interativa.

Essa interação pode ser realizada por meio de suas aplicações, como os Óculos de Realidade Virtual, por exemplo. Equipados com fones de ouvido e sensores, eles possibilitam a interação com avatares 3D e hologramas.

Além disso, essas implementações também possibilitam a criação de ambientes de aprendizagem imersiva, demonstrando que a Web 3.0 se encontra muito mais próxima do que nós imaginamos.

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Realidade Virtual x Realidade Aumentada

Vale lembrar que Realidade Virtual e Realidade Aumentada são conceitos distintos.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a combinação de elementos virtuais no ambiente real. O maior exemplo da RA são as pequenas telas, que propõem uma experiência única.

Já a Realidade Virtual está relacionada a um ambiente isolado digital criado por computador e o usuário interage com essa nova dimensão. Ao contrário da RA, a RV não se mistura com o mundo real.

Camadas do Metaverso

O Metaverso pode ser dividido em sete camadas, de acordo com o empresário e designer de jogos Jon Radoff. São elas:

  • Experiência: jogos, redes sociais, lazer e compras;
  • Descoberta: anúncios, lojas, avaliações;
  • Economia do Criador: ferramentas tecnológicas, mercados ativos, commerce; 
  • Computação Espacial: motores 3D, realidades, interfaces, mapeamento geoespacial; 
  • Descentralização: inteligência artificial, blockchain;
  • Interface humana:  dispositivos móveis, óculos de RV, vestuário;
  • Infraestrutura: 5G, 6G, nuvem, GPUs.

Depois de conhecer alguns conceitos do Metaverso, é hora de descobrir como esse termo surgiu e quais são as próximas tendências. Siga para o próximo tópico!

Como surgiu o Metaverso?

O termo Metaverso surgiu em 1992 com o livro “Snow Crash”, de Neal Stephenson. A obra combina realidade e ficção com a dupla personalidade de Hiro Protagonist, entregador de pizza na vida real e samurai virtualmente.

Para revolucionar essa convergência, as irmãs Wachowski desenvolveram o filme Matrix (1999), onde as pessoas viviam em uma realidade virtual orientada por inteligência artificial. Apesar de não ser um Metaverso, se aproxima bastante do conceito.

Em seguida, surgiram os jogos de videogame Second Life (2003), Minecraft (2011) e Fortnite (2017), que possibilitam a participação em um universo virtual. Com eles, é possível fazer uma extensão da vida real.

Por fim, em outubro de 2021, Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, utilizou o termo para renomear a Facebook Inc. para Meta.

“O metaverso é o próximo passo na jornada de conexões sociais. A visão da nossa empresa é dar vida ao metaverso. E para refletir o nosso comprometimento com este futuro, estamos mudando o nosso nome.”

A empresa também é dona da Oculus, que fabrica headsets de realidade virtual, e da Horizon Workrooms, iniciativa responsável pela criação de avatares e pela realização de reuniões virtuais.

Ainda, o Meta planeja testar universos digitais e desenvolver novos metaversos a partir de 2031, já tendo contratado cerca de 10 mil pessoas para pesquisa, investido mais de US$ 50 milhões e planejado lançar sua própria criptomoeda.

Agora é hora de descobrir quais são as principais aplicações do Metaverso. Confira a seguir!

Onde o Metaverso é aplicado? 

O Metaverso é responsável pela mudança na forma das pessoas comunicarem entre si e com o mundo.

De acordo com a Kantar Ibope Media, cerca de 6% dos brasileiros (4,9 milhões) estão presentes em alguma funcionalidade do Metaverso e 20% deles (16,3 milhões) já entraram em contato com esse universo.

Dessa forma, soluções de tecnologia em áreas distintas de aplicação têm sido implementadas e a personalização de atividades também será muito mais comum.

Por meio do Metaverso, poderiam ser feitos elos entre o ambiente real e o ambiente virtual. O principal exemplo são os óculos de realidade virtual.

Outras aplicações são a imersão em ambientes de trabalho e de aprendizado, possibilitando o ganho de produtividade no Home Office e em outras atividades do dia a dia. Entretanto, também abre uma importante discussão sobre saúde mental.

Vale lembrar que há alguns empecilhos para a sua implementação instantânea no Brasil. A qualidade da tecnologia 4G e a compatibilidade das tecnologias entre os Metaversos são os principais pontos a se atentar.

Apesar disso, usuários poderão investir no Metaverso e conseguirem lucro a longo prazo por meio da plataforma. Confira algumas modalidades de investimento a seguir!

Como investir no Metaverso?

O Metaverso tem apresentado grandes oportunidades para investimento e lucro a longo prazo. Confira cinco deles a seguir:

1. Terrenos Virtuais

Os Terrenos Virtuais são oportunidades de aquisição de espaços em metaversos.

Assim como na vida real, você pode construir um imóvel, alugar ou vender esse espaço posteriormente.

A Decentraland é o metaverso mais popular nessa área, com mais de 90 mil lotes de terra virtual que são negociados em NFTs.

2. Blockchain 

O Blockchain é um grande banco de dados compartilhado responsável por registrar transações de criptomoedas entre usuários.

Ele possui esse nome pois é formado por blocos de dados que se organizam em forma de cadeias.

Tudo indica que a Blockchain será a base da economia do Metaverso.

3. Criptomoedas

As Criptomoedas são uma das principais formas de investimento do Metaverso. Isso porque a maioria dos usuários as utilizam para as suas transações.

Elas podem ser adquiridas em empresas especializadas e sofrem oscilações de acordo com o mercado financeiro.

As Criptomoedas mais utilizadas no Metaverso são:

  • MANA - Decentraland - R$ 8,07
  • SAND - The Sandbox - R$ 11,85
  • AXS - Axie Infinity - R$ 162,83

4. NFTs 

As NFTs (non-fungible tokens) são um tipo especial de token criptográfico que representa itens digitais únicos adquiridos por meio de criptomoedas principalmente.

Elas representam algo específico, individual e insubstituível, que também sofrem oscilações de acordo com o mercado financeiro.

A tendência é de que esses tokens se tornem chaves de ingresso e trânsito no Metaverso.

5. Ações 

As chamadas “gigantes de tecnologia” estão investindo no Metaverso, como é o caso do Facebook (Meta), da Microsoft (Mesh) e da Epic Games (Fortnite).

Corporações que estejam desenvolvendo funcionalidades e soluções com esses universos são boas pedidas para a compra de ações. Algumas StartUps estão fazendo sucesso no Brasil nesse ramo.

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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