O que é um poliglota?
Quais as características de um poliglota?
Quais as vantagens de ser poliglota?
Como se tornar um poliglota?
Super dica!

Entenda o que é um poliglota e veja algumas dicas para se tornar um!

Saiba mais sobre o que é e quais são as vantagens de ser uma pessoa poliglota, e também, veja dicas de como tornar isso possível.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Entenda o que é um poliglota e veja algumas dicas para se tornar um!

Na atualidade, não são poucos os conteúdos disponíveis na internet sobre pessoas poliglotas. Principalmente nas redes sociais, onde indivíduos de todo o mundo mostram suas habilidades, e são muitos os interessados.

Isso se dá pois, além do alto nível de desenvolvimento pessoal e intelectual que se tornar um poliglota proporciona, dominar outros idiomas ainda é um grande diferencial em um currículo profissional, e cria diversas oportunidades no mercado.

Já que, com essa competência, se torna possível a comunicação com milhões de pessoas pelo mundo, fazer negócios, além de morar em diversos países, sem grandes dificuldades.

Visto isso, você já se perguntou como é possível se tornar um poliglota? Se sim, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Vamos te contar mais a respeito dos poliglotas nos seguintes tópicos:

  • O que é um poliglota?
  • Quais as características de um poliglota?
  • Quais as vantagens de ser poliglota? 
  • Como se tornar um poliglota?

Vamos lá?

O que é um poliglota?

Segundo a definição, um poliglota é uma pessoa que possui a capacidade de compreender, falar, ler, e escrever em vários idiomas, sendo exigido no mínimo quatro para obter essa nomenclatura, incluindo o que é considerado seu idioma nativo.

Além disso, antes do domínio nas quatro línguas, a pessoa é considerada trilíngue (se possuir fluência em apenas três idiomas) e bilíngue (com fluência em apenas duas línguas).

Também, indivíduos que são fluentes em mais de seis línguas são, não somente poliglotas, mas denominados hiperpoliglotas, termo que foi definido em 2003 por Richard Hudson, um famoso linguista britânico.

Mas quais são as características das pessoas que obtêm esse nível de conhecimento? Vamos te contar agora!

Quais as características de um poliglota?

Agora que você entendeu o que é uma pessoa poliglota, é válido citar algumas de suas principais características, para que você entenda como normalmente elas se comportam.

Assim, as pessoas que falam várias línguas normalmente têm grande apreço pela leitura e pela escrita. Também, são comunicativas, com grande interesse em culturas que diferem da sua, além de que, gostam um buscam ter experiências novas fora de seu país de origem.

Ainda, quando se tem a capacidade de se expressar em línguas diferentes, o cérebro é altamente estimulado, e por isso, essas pessoas possuem a capacidade de converter informações temporárias em permanentes, preservando assim sua memória.

Finalmente, depois de aprender sua definição propriamente e quais são suas características, vamos te mostrar um pouco mais dos benefícios de ser um poliglota no tópico a seguir!

Quais as vantagens de ser poliglota?

Como já citado anteriormente, um grande benefício de falar línguas além da língua nativa são as boas oportunidades que surgem no mercado de trabalho, já que, a vantagem em processo seletivos é clara, pois coloca o profissional a frente de outros candidatos.

Assim, vamos te apresentar algumas outras vantagens que essa habilidade trás:

A comunicação internacional é uma das principais vantagens de falar vários idiomas, já que, em empresas internacionais, é enorme o contato com estrangeiros. Assim, essas pessoas se tornam a principal via de contatos com pessoas de outros países.

Além do mais, existe a incrível possibilidade de um networking muito mais expandido. Poder trocar contatos com diversas pessoas de interesse no exterior é uma vantagem que somente o conhecimento de várias línguas pode proporcionar.

Por último, ter a capacidade de entender uma pessoa sem recorrer ao uso do inglês (que já é requisito básico para praticamente qualquer profissional), cria uma relação mais natural entre os envolvidos, proporcionando uma melhor troca de conhecimentos e maior profundidade nos negócios, quando é esse o caso.

E falando em inglês, queremos saber: você já possui conhecimento nesse idioma? Se acredita que o seu nível não seja suficiente, temos uma dica para você!


Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!


Dessa forma, se chegou até aqui, aposto que está curioso para saber como se tornar uma pessoa poliglota. Por isso, deixamos o melhor para o final, e vamos te apresentar as melhores dicas para começar a colocar esse plano em prática!

Como se tornar um poliglota?

Para se tornar um um poliglota é preciso exercer algumas ações a fim de tornar esse processo mais eficaz. Sendo assim, algumas dicas são:

Estabelecer uma rotina e um plano de estudos

Aprender outra língua deve ser uma tarefa diária. De nada adianta estudar por várias horas seguidas em um dia e depois passar mais de uma semana sem retomar o aprendizado.

Por isso, é necessário estabelecer uma rotina diária, nem que sejam 20 minutos de estudos por dia. Além do estabelecimento da rotina, é importante também a elaboração de um plano de estudos, para que assim você possa se organizar.

Dessa forma é possível sempre estar em contato com o idioma, e ainda cria espaço para revisar e exercitar aquilo que foi aprendido.

Domine o básico

Para se tornar poliglota e realmente dominar idiomas, é preciso, primeiramente, ter uma base sólida no idioma em que seu foco está voltado no momento.

Assim, invista sempre no aprendizado básico, como o alfabeto, os números, substantivos importantes e verbos mais utilizados, visando a construção de frases simples e comuns.

Somente depois do básico, é possível construir um maior vocabulário e se aprofundar mais em um idioma.

Além disso, foque também no pronunciamento correto das palavras, a fim de que seu desenvolvimento seja bom desde o princípio.

Aprenda um idioma de cada vez

Muitas pessoas encontram dificuldade em aprender línguas estrangeiras simultaneamente, além do risco de realizar confusões entre as línguas, o que pode ser um grande empecilho no processo para obter fluência e de se tornar um poliglota.

Por essa causa, mantenha o seu foco voltado para uma única língua por vez, para que dessa forma, ela receba a devida atenção que precisa.

Pratique a conversação 

Para realmente se tornar fluente em um idioma, é preciso que sua comunicação verbal seja a mais clara possível. Para isso, a prática da conversação é essencial, pois faz com que você consiga se expressar naturalmente, sem grandes empecilhos.

Realize a gestão de seu tempo 

Como todos sabemos, o tempo é o bem mais precioso que possuímos, e é importante saber como administrá-lo.

No processo de se tornar um poliglota não é diferente, pois, para aprender tantos idiomas, montar suas rotinas e cronogramas de estudo, é importante ter uma boa gestão do tempo.

Dessa maneira, procure conhecer as melhores estratégias para gerenciar de forma eficiente o tempo que você possui para estudar novos idiomas.

Tenha poliglotas como inspiração 

A caminhada para ser uma pessoa poliglota não é tão simples, e às vezes, pode haver desânimo e desmotivação, quando as coisas não estão saindo como o planejado.

Para driblar esses sentimentos, tenha pessoas poliglotas como inspiração, assim como aprenda dicas com elas.

Além do mais, não faltam referências de indivíduos com essa habilidade na internet ao redor do mundo, onde eles compartilham suas experiências e por meio delas, inspiram muitos outros a seguirem seus passos.


Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse, e ainda, não deixe de verificar nossa próxima dica!

Super dica! 

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.

Comece a trabalhar sua comunicação para ser mais assertivo na transmissão de ideias e propiciar um ambiente construtivo e colaborativo de desenvolvimento contínuo na sua empresa agora!

Inscreva-se já no nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback use o cupom BLOG50, obtenha 50% de desconto e esteja mais próximo de um mindset positivo, de sucesso e em crescimento!

Clique aqui e saiba mais!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique e adquira o curso Comunicação Interpessoal e Feedback com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] [Oficial]comunicação Interpessoal E Feedback

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.