Você sabe para que serve o recurso proteger planilha no Excel? Sabe como funciona e/ou como fazer isso? Se quer saber a resposta para essas e outras perguntas relacionadas, continue lendo esse post e descubra.

A proteção de planilha é usada basicamente para proteger determinadas partes do arquivo contra remoções ou mudanças acidentais das fórmulas inseridas.

Essa proteção torna-se bastante útil, uma vez que, em alguns casos, podemos demorar horas produzindo uma fórmula e esta pode ser removida acidentalmente a qualquer momento, principalmente se a planilha for manuseada também por outras pessoas.

Daí a importância dessa ferramenta. Vamos aprender então como fazer? Separei a vídeo-aula do nosso curso que aborda esse tema. Veja!

 

Assista gratuitamente à nossa vídeo-aula relacionada

 

 

Como funciona a proteção de planilha no Excel?

 

Para proteger a planilha, devemos primeiro decidir se queremos proteger a planilha inteira, ou parte dela.

O recurso de proteger planilha no Excel permite que se proteja parte da planilha e que se liberem outras partes, tais como áreas onde são lançados dados que precisam ser “acrescentados” diariamente a um banco de dados, preservando-se as fórmulas, formatação, inclusão, exclusão de linhas e colunas e etc.

Muitos acreditam que a proteção de planilha com uso de uma senha resguarda informações sigilosas presentes. Vamos então aprender a como proteger planilha no Excel por meio de um exemplo?

 

Proteger planilha no Excel - Exemplo

 

A empresa “Guloseimas” fabrica 20 tipos de biscoitos diariamente e precisa registrar e acompanhar os custos e a produção.

Em uma simples planilha, é anotado, pelo pessoal do chão de fábrica, a quantidade de biscoitos fabricados por dia para que se possa levantar corretamente os custos dos mesmos.

A seguir, segue um modelo padrão para ilustrar bem nosso exemplo:

 

 

Todas as células do Excel são bloqueadas por padrão. Logo, devemos selecionar as células que desejamos proteger, que nesse caso é apenas a quantidade produzida, pois, este campo deverá ser preenchido frequentemente pelos colaboradores do chão de fábrica.

Neste caso, os outros campos ficam inalteráveis, pois são dados fixos da empresa ou dados calculados, informações estas que não devem ser alteradas por estes usuários.

Para realizar tal atividade, em sua planilha de controle selecione o intervalo em que se quer permitir a edição por parte dos usuários, neste caso a coluna “Quantidade”. Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e escolha a opção Formatar Células.

A caixa de diálogo formatar células irá se abrir, assim acesse a Guia Proteção e desmarque a opção Bloqueadas, clicando em OK em seguida, como apresentado a seguir.

 

 

Protegendo a Planilha Inteira

 

Clique na guia Revisão selecione a opção Proteger Planilha, nela irá aparecer outras três possibilidades de bloqueio de planilha como mostrado a seguir.

 

 

Vamos passar por cada uma delas, e para começar iremos colocar uma senha de fácil memorização para aprender o conceito. Na janela a seguir, digite a senha 1234:

 

 

Você pode simplesmente proteger a planilha, sem a utilização de senha. Veja que você pode editar o que será permitido que o usuário faça com as células bloqueadas. Em nosso caso, permitiremos que o usuário apenas selecione as células.

Portanto, clique em “OK”, redigite a mesma senha e clique em “OK” novamente. Pronto, sua planilha está protegida, tente agora editar as células que não foram desbloqueadas e a células que foram desbloqueadas.

Protegendo uma planilha de modo que usuários específicos possam alterar campos específicos

Outro recurso bastante interessante é o de bloquear a planilha e permitir que apenas alguns usuários possam editar certos intervalos, ou seja, é como se criássemos usuários para um arquivo com senhas diferentes.

Hoje em dia, grande parte das empresas possuem um sistema intranet, em que vários usuários acessam o mesmo arquivo.

Em alguns casos, nem todos os departamentos devem possuir acesso a todas as informações e ainda poder editar essas. Portanto, este tipo de recurso pode ser utilizado para criar uma senha para cada departamento (financeiro, comercial, recursos humanos e outros).

Nesse nosso case, poderíamos deixar uma senha com os colaboradores da área comercial da empresa para modificar o preço, enquanto os colaboradores do chão de fábrica editariam apenas a quantidade de produtos, por exemplo.

Consideremos que a coluna “Preço de Venda” possa ser editada apenas pelo escritório de vendas. Para isso, criaremos uma senha de edição que será disponibilizada apenas para esse escritório.

Ainda na guia Revisão clique no botão Permitir que os Usuários Editem Intervalos;

 

 

Na tela a seguir, clique em Novo e preencha os campos conforme a figura abaixo, colocando a senha 123:

 

 

Clique em OK, redigite a senha e OK novamente. Veja que a permissão foi criada:

 

 

Clique em Proteger planilha e coloque a senha 1234 e finalize a proteção.

Agora, tente modificar qualquer célula da coluna “Preço de Venda”. Percebeu a diferença?

Agora o Excel permite que o usuário modifique a célula apenas com a senha criada para o intervalo. Legal, não é mesmo?

 

Protegendo uma pasta de trabalho

 

Além do que já mencionei para você, também é possível proteger toda sua pasta de trabalho.

Ao proteger uma pasta de trabalho, você estará bloqueando a estrutura da pasta, de modo que as planilhas não possam ser excluídas, movidas, ocultas, reexibidas, renomeadas e novas planilhas não possam ser incluídas.

Você pode também impedir que as janelas de uma pasta de trabalho sejam movidas, redimensionadas, reexibidas ou fechadas.

Para fazer isso, selecione a guia Revisão > Proteger Pasta de Trabalho > Proteger Pasta de Trabalho, como mostrado abaixo.

 

 

Coloque a senha 1234 novamente e dê OK.

 

 

Agora, tente modificar a estrutura da pasta de trabalho, criando uma nova planilha ou nova coluna por exemplo.

 

Protegendo um arquivo com senha

 

Ainda temos uma última opção de proteção, a proteção do arquivo inteiro com senha. Esse é o formato de proteção mais seguro, o qual limita o acesso ao arquivo. Vejamos!

Selecione o menu Arquivo > Informações > Proteger Pasta de Trabalho > Criptografar com Senha

 

 

Criptografar o conteúdo com a senha 123.

Dê um OK confirmando as senhas e salve o arquivo por cima do arquivo existente. Feche o arquivo e tente abri-lo novamente para testar. Agora, o Excel pede que seja inserida a senha para abrir o arquivo.

Para desproteger a planilha com a retirada da senha de proteção, basta ir ao mesmo lugar, apagar a senha e salvar novamente por cima do arquivo existente.

 

Saiba mais!

 

Agora que você já sabe tudo sobre como proteger planilha no Excel, que tal aprender a criar planilhas incríveis?

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Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas.

 

 

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