O que é Taxa Mínima de Atratividade?
Como funciona o cálculo da Taxa Mínima de Atratividade?
Vantagens e desvantagens do TMA
Dica bônus

Como a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) pode ajudar no seu processo tomada de decisão?

Entenda o conceito de Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e como ela pode ser aplicada no seu negócio na avaliação de investimentos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) pode ajudar no seu processo tomada de decisão?

Nos noticiários é comum ouvir reportagens e entrevistas com especialistas dizendo: a taxa básica de juros está muito baixa, por isso os investimentos em renda variável estão atrativos e vice versa. Mas como isso é calculado? Por meio da Taxa Mínima de Atratividade!

Esse indicador tem um importante papel na vida daquelas pessoas que buscam projetos e produtos financeiros arriscados para aplicar o seu capital. Afinal, é comum que elas tenham como expectativa receber mais por eles do que se aplicassem em renda fixa, por exemplo.

Mas se você está curioso para entender mais sobre a Taxa Mínima de Atratividade, o que é esse indicador, como é calculado e quais as suas vantagens e desvantagens, não deixe de acompanhar esse conteúdo até o final!

O que é Taxa Mínima de Atratividade?

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é obtida por meio do cálculo do valor mínimo que um investimento deve remunerar para que a escolha dele, em comparação aos demais, signifique ao investidor uma decisão economicamente viável, tendo em vista o custo de oportunidade e o custo de capital.

Em termos práticos, por exemplo, quando alguém escolhe uma aplicação financeira em tipos de investimento de renda variável ao invés de renda fixa, essa pessoa espera que a TMA de atratividade dele seja maior do que os rendimentos dos investimentos mais seguros.

Caso isso não aconteça, significa que a aplicação não é atrativa. Afinal, o risco é maior e a taxa de retorno não compensa esse fator. Assim, a Taxa Mínima de Atratividade serve justamente para de tipos de investimentos.

Para ter sucesso com as finanças é imprescindível que você conheça conceitos básicos que rondam a vida financeira de qualquer pessoa ou empresa, como por exemplo lucro, despesas, gastos e custos.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Mas afinal, o que é custo de oportunidade?

O custo de oportunidade significa que é preciso avaliar não só o que se escolhe, mas também aquilo que se perde por fazer essa escolha.

Afinal, ao optar por um investimento arriscado que tem como taxa de retorno o valor de 10% em detrimento de um não arriscado que possui 6% de rendimento ao ano, deixa-se de ter a certeza desse valor pela possibilidade de um aumento de 4%.

E o que é custo de capital?

Já o custo de capital é, comumente, mais aplicável na realidade de empresas do que nas escolhas financeiras de pessoas físicas. Esse valor se refere ao quanto custa a captação de recursos para financiar os investimentos em novos projetos.

Vale lembrar que aqui não se pode avaliar só a captação externa, por meio de empréstimos e financiamentos. Também deve-se levar em consideração os aportes de sócios ou até mesmo a emissão de novas ações, para empresas de capital aberto.

Agora que você já entendeu o que é exatamente a Taxa Mínima de Atratividade, provavelmente quer também quer saber como ela é calculada. Mas não se preocupe! Confira o tópico abaixo e aprenda com um caso prático.

Como funciona o cálculo da Taxa Mínima de Atratividade?

O cálculo da Taxa Mínima de Atratividade leva em consideração algumas variáveis principais que devem ser entendidas. A primeira delas é o custo de oportunidade, como você já pôde entender no tópico anterior.

Outro fator importante é o risco do negócio. Afinal, em projetos e investimentos com alto risco, espera-se que o retorno também seja elevado e por isso para que essa opção seja viável é exigido que o projeto tenha uma alta Taxa Mínima de Atratividade.

Além disso, mais um ponto importante para o cálculo é considerar o tempo em que o investimento irá demorar para dar retorno financeiro em forma de conversão em caixa. Não é interessante uma alta Taxa Mínima de Atratividade quando o tempo de resgate também é muito alto.

Exemplo prático

Para calcular a TMA em uma situação real, pense na seguinte situação:

A taxa Selic está em 6% ao ano, por exemplo. Assim, é possível encontrar diversos investimentos que possuem esse retorno e atrelado a ele existe pouquíssimo risco. No entanto, surge uma oportunidade mais arriscada para uma aplicação no curto prazo.

Para que essa seja a melhor alternativa, é necessário que o mínimo que esse novo investimento pague a quem está aplicando o dinheiro seja 6%.

Mas por que esse valor?

Existe uma opção com retorno financeiro de 6% ao ano que não envolve muitos riscos na sua aplicação. Caso a nova alternativa não exceda esse valor, já é visível que não é uma opção.

No entanto, vale sempre lembrar que outras variáveis também podem e devem ser incluídas nessa análise. Entre elas estão além, dos ganhos financeiros, o prazo de vencimento da aplicação e até mesmo os impostos cobrados por ela.

Só essa análise já é suficiente para fazer a melhor escolha?

Mas para saber se um investimento ou projeto é viável realmente, é recomendável que sejam analisados outros indicadores financeiros, como:

A combinação desses fatores além de tornar mais embasada a decisão, também traz mais segurança e confiabilidade na comparação entre duas ou mais opções de aplicação do recurso, seja para empresas ou para pessoas físicas.

Como a maior parte dos indicadores financeiros, a Taxa Mínima de Atratividade possui vantagens e desvantagens. Por isso, acompanhe o próximo tópico para entender melhor todos esses pontos.

Vantagens e desvantagens do TMA

A Taxa Mínima de Atratividade pode ser tida por muitos gestores e investidores como um termômetro para entender se a aplicação de recurso em determinada alternativa é a melhor escolha. Afinal, ela tira as ideias do campo do achar e leva para números na prática.

No entanto, a Taxa Mínima de Atratividade é uma expectativa e como muitos cálculos financeiros depende de projeções que podem falhar. Por isso, é necessário que esse indicador não seja o único a ser avaliado no momento da escolha.

Cabe também ressaltar que muitas vezes é importante separar um capital para projetos e investimentos mais arriscados, mesmo aqueles que a TMA seja diferente nos cenários pessimista, realista e otimista.

Afinal, a máxima ainda é válida: quando maior o risco, maior o retorno. E para projetos com maior índice de inovação é comum que o cálculo da TMA seja normalmente elevado. Afinal, as projeções ainda são muitas incertas.

Dica bônus

Você sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros possuem despesas mensais superiores aos rendimentos e que, além disso, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e com restrição no CPF? Para que você não faça parte dessa estatística, é importante aprender como gerir melhor seu dinheiro.

Pensando em resolver essa situação tão comum em nosso país, desenvolvemos o curso Gestão Financeira Pessoal. Com ele, você será capaz de estruturar sua vida financeira, sair das dívidas, se organizar com antecedência para declarar seu imposto de renda e entender melhor sobre investimentos.

Se você quer fazer as pazes com o seu dinheiro, clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre o curso!

Curso Gestão Financeira Pessoal

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.