Qual é o conceito de agronegócio?
Como é o cenário do agronegócio no Brasil?
Quais são os setores que se destacam no agronegócio em nosso país?
Quais são as contribuições e importâncias do agronegócio?
Super dica para você!

Qual é a importância do agronegócio para o Brasil? Veja agora mesmo!

Entenda como é o agronegócio no Brasil, como anda a sua participação na economia brasileira, e quais são suas propriedades e desempenho!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Qual é a importância do agronegócio para o Brasil? Veja agora mesmo!

A economia brasileira tem seu giro marcado pelo agronegócio, que encerrou o ano de 2021 com quase 10% de taxa de crescimento, e tem se mostrado cada vez mais forte, estruturado, e presente no mercado.

Os números do agronegócio são bastante expressivos, embora algumas áreas tenham apresentado uma desaceleração no ritmo do crescimento por diversos fatores, outras ainda registram as altas, como Agropecuária por exemplo.

A participação total no agronegócio brasileiro no PIB (produto interno bruto) girou em torno de 28% no último ano. Isso mostra o quão importante é a área para o desenvolvimento do país, setores de exportações brasileiras, importações e abastecimento.

Ao contrário do que muitos relacionam e imaginam, o agronegócio é muito mais amplo, e não se refere apenas aos conceitos rurais, mas inclui também toda a dinâmica de negócios que acontecem nas cidades!

Se você deseja entender melhor como funciona tudo isso, fique conosco! Nesse artigo, vamos discutir um pouco melhor sobre o tema, através dos seguintes tópicos:

  • Qual é o conceito de agronegócio?
  • Como é o cenário do agronegócio no Brasil?
  • Quais são os setores que se destacam no agronegócio em nosso país?
  • Quais são as contribuições e importâncias do agronegócio?
  • Super dica para você!

Prontos para começar? Bora lá!

Qual é o conceito de agronegócio?

Ao falarmos de agronegócio, devemos ter em mente que ele está relacionado às atividades econômicas que se dão através da produção e também comercialização dos produtos agrícolas, insumos e matérias primas!

Você já parou para reparar que ele está presente no nosso dia a dia desde as coisas simples? Seja no bolo que você come no seu café da manhã, ou na planta que você plantou no jardim novo da sua casa!

Relacionamos atividades que estão entrelaçadas tanto à produção agrícola como também ao seu comércio, e inclui áreas como: os agrotóxicos e agroquímicos,  reprodução, e o segmento de máquinas e equipamentos e agropecuária brasileira!

Agora a nível de curiosidade você sabia que os cinco principais produtos do agronegócio na categoria grãos são: arroz, milho, soja, trigo e feijão? Quantas vezes ele aparece na sua mesa?

Por isso, já podemos perceber toda essa dimensão do ramo agrícola!

E você sabe como é o cenário do agronegócio no Brasil? Continue a leitura para entender!

Como é o cenário do agronegócio no Brasil?

O Brasil tem como pilar a economia fundamentada no agronegócio e agroindústria,  e todo esse processo que envolve a produção, processamento e distribuição, tem como objetivo, disponibilizar o produto agrícola ao mercado, para ele chegar à sua mesa.

Devido a essa relação de crescimento e desenvolvimento, os governos costumam disponibilizar alguns auxílios aos negócios agrícolas, como melhores formas de créditos, o auxílio agricultor, e o programa nacional de fortalecimento da agricultura, e com o regimento da confederação da agricultura e pecuária do Brasil.

Cada vez mais, tem-se registrado o desenvolvimento do agronegócio, os valores são significativos! Em 2019, por exemplo, foram registradas 236,7 milhões de toneladas produzidas na safra de grãos, gerando a segunda maior alta.

Estudos estimam que em 2029 a projeção seja de 300 milhões de toneladas, e que haja um aumento de 15,3% de toda a área plantada, passando a totalizar mais de 10 milhões de hectares!

Devemos mencionar também, os efeitos negativos para o meio ambiente! Existem algumas atividades agrícolas, que ainda tem como consequência a emissão de gases do efeito estufa (GEE), e isso contribui diretamente para o aquecimento global.

Bom, agora que já conhecemos mais sobre o cenário e um pouco mais das influências que setores da economia recebem,  vamos descobrir quais são os principais setores da área?  Veja a seguir.

Quais são os setores que se destacam no agronegócio em nosso país?

Existe uma grande variedade de setores que participam do agronegócio e que estão presentes em todo o país! O mercado de exportação também é bem forte,  5 a cada 10 dólares exportados foram do agronegócio, segundo a superintendente do CNA.

De acordo com a fundação Instituto de administração ( FIA), da Universidade de São Paulo (USP), o agronegócio pode ser dividida em três etapas:

  1. Primário, que é composto pelos produtores rurais pecuaristas e agricultores;
  2. Secundário, no qual fazem parte as agroindústrias e os produtores de insumo;
  3. Terciário, que relacionam-se as cadeias de distribuição e também o comércio e exportações.

E seguindo essas fases poderíamos elencar diversos setores dentro delas Afinal existe uma infinidade de especialistas e negócios que englobam mais de uma atividade!

Mas falando de modo grosseiro os setores que mais se destacam seriam:

  • Produção de alimentos: como a carne vinda de aves, bovinos ou peixes, e a produção de leite e derivados;
  • Produção de biocombustíveis: como o etanol ou biodiesel por exemplo;
  • Produção Têxtil: como as roupas feitas de algodão couro ou lã por exemplo.

Além dos setores os 15 produtos que ganham maior destaque são:

  • Açúcar;
  •  Café;
  •  Arroz;
  •  Algodão;
  •  Citrus;
  •  Etanol;
  •  Florestal;
  •  Ovinos;
  •  Ovos;
  •  Suínos;
  •  Trigo;
  •  Frango;
  •  Mandioca;
  •  Hortifruti.

Continue a leitura para entender como tudo isso contribui para o mercado brasileiro!

Quais são as contribuições e importâncias do agronegócio?

O agronegócio brasileiro é vantajoso pois ele se beneficia da disponibilidade de uma vasta região/ território para área de cultivo, afinal menos de 10% desse território é utilizado com essa finalidade.

Além disso, possuímos um dos ambientes mais favoráveis que conta com abundantes recursos naturais, como a distribuição de água e solo fértil para o plantio. Por isso os produtores estão investindo cada vez mais na tecnologia de expansão e agricultura de precisão.

O empenho e trabalho desenvolvido para o setor é cada vez maior, ele foi caracterizado como um dos pilares da economia brasileira e considerado o propulsor!

Além disso, é um dos setores que mais empregam e isso gera consequências que beneficiam toda uma cadeia,  levando melhores condições e colocando comida na mesa de diversas famílias.

E quais são os impactos?

Os benefícios impactam todos na esfera global e apresentam formas quantitativas e qualitativas! De acordo com os pesquisadores da Cepea, o PIB tem compactuado para impulsionar o Setor denominado primário (ou “ dentro da Porteira” antes da produção).

É válido ressaltar também que o agronegócio tem um super aliado que maximiza a produtividade e otimiza o tempo e os requisitos para a produção, que é a tecnologia!  e tudo isso tem motivado os produtores a investirem cada vez mais na área.

Isso propicia aumento da qualidade e quantidade de produção, a atua também na melhora na qualidade de vida dos colaboradores que trabalham nas agriculturas e nas cadeias produtivas como um todo!

E você já sabia de tudo isso? Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar o blog!

Super dica para você!

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

[KIT] Calendario e Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendario E Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.