O que é Antítese?
Qual a diferença entre Antítese e Paradoxo?
O que é Figura de Linguagem?
Como identificar uma Antítese?
Qual a função da Antítese nos textos?
Quer melhorar a sua capacidade de se comunicar?

Aprenda o que é a Antítese e como causar maior ênfase em sua escrita!

Entenda o que é a Antítese, sua diferença para o paradoxo e como esta figura de linguagem te ajudará a dar um maior destaque em sua escrita!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é a Antítese e como causar maior ênfase em sua escrita!

Você sabe o que é, como identificar e como aplicar a Antítese?

Existem várias figuras de linguagem na língua portuguesa e algumas delas são bem parecidas, como é o caso da antítese e paradoxo.

Para solucionar suas dúvidas a respeito da antítese, separamos alguns tópicos para auxiliar você a compreender melhor e solucionar suas questões a respeito dela:

  • O que é Antítese?
  • Qual é a diferença entre Antítese e Paradoxo?
  • O que é Figura de Linguagem?
  • Como identificar uma Antítese?
  • Qual a função da Antítese nos textos?

Vamos à leitura?

O que é Antítese?

A antítese é uma figura de linguagem que tem o objetivo de expor ideias com sentidos opostos, a fim de despertar um efeito de interpretação no leitor, por exemplo: amor e ódio ou a vida e a morte.

É de entendimento de todos que tanto amor e ódio quanto a vida e a morte são palavras contrárias e que representam uma oposição de ideias.

Através da criatividade, as figuras de linguagem, em geral, podem ser utilizadas em diversos lugares para causar maior ênfase e destaqueao texto, como no marketing digital, em redações publicitárias, copywriting, músicas e até mesmo na oratória para conquistar o seu público alvo.

Da mesma forma que a oposição de sentidos pode ser dada entre palavras, também ocorre entre expressões e entre orações.

Exemplos de Antítese

Abaixo separamos alguns exemplos de frases com antítese, onde as ideias opostas serão representadas por palavras em negrito:

  • Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais
  • Não existiria som se não houvesse o silêncio
  • Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
  • O que o berço só a cova tira
  • Onde queres prazer, sou o que dói
  • Ela está entre a vida e a morte
  • Duas verdades e três mentiras

Também é possível encontrar a antítese na linguagem não verbal, através da aproximação de elementos contrastantes, gerando assim um destaque.

Qual a diferença entre Antítese e Paradoxo?

A diferença entre essas duas figuras de linguagem é que a antítese faz a aproximação de termos de sentidos opostos, enquanto o paradoxo faz a união de ideias opostas entre si.

Vejamos alguns exemplos de paradoxo.

Exemplos de Paradoxo

Abaixo, será apresentado um soneto de Luís de Camões que apresenta, ao longo dele, diversos paradoxos:


“Amor é fogo que arde sem se ver

É ferida que dói e não se sente

É um contentamento descontente

É dor que desatina sem doer.”

(Luís de Camões)


Acima podemos ver as ideias inconciliáveis. Como é possível um fogo arder e você não ver? Como é possível uma ferida doer e você não sentir?

Confira outros exemplos de paradoxo:

  • O prazer é doloroso para aqueles que amam
  • Havia uma inocência maliciosa em seu olhar
  • Estou cego e vejo
  • Ele demonstrava sua humildade arrogante em palavras de suposta sabedoria

O que é Figura de Linguagem?

A figura de linguagem é um recurso estilístico utilizado para criar algum tipo de efeito na expressão.

Em outras palavras, ela busca transmitir de maneira mais eficiente ideias e sensações que não seriam possíveis através da linguagem “comum”.

Além disso, existem vários tipos de figuras de linguagem, podendo ser:

  • Figuras de palavras ou semânticas: São usadas para empregar as palavras no sentido conotativo, podemos encontrar em metáforas, perífrase e comparação
  • Figuras de pensamento: É responsável por alterar o sentido das palavras, como é o caso da ironia, hipérbole, paradoxo e apóstrofe
  • Figuras de sintaxe ou construção: Interferem na estrutura gramatical da oração e é utilizada na elipse, hipérbato, assíndeto e pleonasmo
  • Figuras de som ou harmonia: Possui uma relação com o som das palavras, como é o caso da onomatopéia que busca reproduzir sons através de palavras

Como identificar uma Antítese?

Para identificar uma antítese, basta buscar pela presença de palavras, expressões e até mesmo orações com sentidos opostos.

Além de tudo é necessário que a antítese apresente ao leitor ideias distintas.

Onde a Antítese pode ser encontrada?

A antítese pode ser encontrada em diversos lugares, é um recurso linguístico muito utilizado tanto na fala quanto na escrita. Além disso, é muito utilizada na poesia e também na música.

E por ser tão utilizada na música e você já saber o que estas figuras de linguagem significam, aqui vai um desafio para você!

O desafio consiste em buscar pela letra da música Certas Coisas do Lulu Santos e identificar quais são as antíteses e também quais são os paradoxos presentes nela.

Qual a função da Antítese nos textos?

O objetivo e função principal da antítese em um texto é de realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala através de termos com sentidos opostos. Pode ser usada em diversos lugares, até mesmo para vender através das redes sociais.

Além disso, pode ser empregada até em sua oratória para conseguir maior atenção de seu público.

Mas cuidado para não confundir a antítese com o paradoxo na hora de criar seus textos para a internet, em alguns casos, utilizar um paradoxo pode causar um efeito contrário ao de realçar a mensagem, pois ele apresenta uma contradição não lógica de ideias e não somente de palavras, como é o caso da antítese.

Como a Antítese pode melhorar um texto web?

É claro que, mesmo sem saber, muitas vezes utilizamos diversas figuras de linguagem em nossos textos ou até mesmo falas do dia a dia. Mas ter o domínio de saber quando utilizá-las pode ser muito benéfico para melhorar os textos web.

A antítese pode impressionar o leitor, causando sensações tristes ou alegres nele, através do jogo de palavras.

Use a sua criatividade para inserir antíteses no título de seu texto, subtítulo e no CTA (Call to Action) para destacar o tema, prender a atenção do leitor e criar empatia.

Através da utilização de figuras de linguagem nos textos, é possível se conectar emocionalmente com o leitor e direcionar sua atenção para o texto, ou seja, uma estratégia ideal para utilizar dentro do marketing digital.

Quer melhorar a sua capacidade de se comunicar?

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!

Ebook Storytelling, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.