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O Conceito de Brand Experience
A Importância da Brand Experience
Exemplos de Experience de Sucesso
Estratégias para Construir uma Brand Experience Memorável

Brand Experience: Transformando Clientes em Fãs Leais

Explore as estratégias e práticas essenciais para criar um bom Brand Experience, que não apenas atrai clientes, mas os transformam em defensores da sua marca.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Brand Experience: Transformando Clientes em Fãs Leais

Brand Experience, ou experiência de marca, é uma abordagem estratégica que engloba a interseção entre a identidade da marca e as percepções, emoções e interações dos consumidores em todos os pontos de contato.

Desde o primeiro contato com a marca até a experiência pós-compra, cada interação desempenha um papel fundamental na formação da percepção e lealdade do consumidor.

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo e influenciado pela rápida evolução digital, o investimento em experiências de marca autênticas e memoráveis é essencial para garantir a diferenciação e o sucesso a longo prazo.

Neste contexto, compreender e aprimorar a brand experience é fundamental para as organizações que almejam não apenas sobreviver, mas prosperar em um ambiente de mercado dinâmico e exigente.

Com isso, existem técnicas e métodos de formar laços emocionais com os clientes, que vão desde o contato remoto em e-commerces a atendimentos presenciais de qualidade, além de produtos bem desenvolvidos e uma identidade de marca autêntica.

Ficou interessado em entender mais sobre Brand Experience? Continue a leitura do texto que se desenvolverá através dos seguintes tópicos:

  • O Conceito de Brand Experience
  • A Importância da Brand Experience
  • Exemplos de Brand Experience de Sucesso
  • Estratégias para Construir uma Brand Experience Memorável

Tenha um excelente aprendizado!

O Conceito de Brand Experience

Definição

Brand experience é uma técnica utilizada para fidelizar e aumentar a interação entre uma marca e um público-alvo, fazendo com que exista uma consolidação da imagem desejada pela corporação, indo além do momento da compra ou aquisição de produtos.

A criação de um bom brand experience gerar ou fortalecer os laços com consumidores, fazendo com que os mesmos se tornem promotores da marca ao realizar a indicação para outras pessoas.

Um ponto importante, é que Brand Experience não pode ser confundido com Customer Experience, visto que este se preocupa com a venda de produtos e com a experiência que o cliente adquire quando recebe o mesmo.

Elementos-Chave

Existem alguns elementos-chave importantes para criação e permanência de um Brand Experience de sucesso, confira:

  • Identidade de marca: é todo processo de criação do design da marca, desde a paleta de cores, fontes e estilo visual que representa a marca. Uma boa identidade visual tende a fortalecer o reconhecimento da marca pelos consumidores;
  • Proposta de valor: esse elemento nada mais é que todos os benefícios que sua marca pretende entregar aos usuários. A proposta de valor deve atrair mais clientes e diferenciar sua marca das concorrentes; 
  • Qualidade de produtos e serviços prestados:  os produtos ou serviços oferecidos devem possuir extrema qualidade, isso fará com que a experiência do cliente seja muito mais proveitosa e satisfatória, dessa forma, eles tendem a indicar os produtos para mais pessoas;
  • Atendimento ao cliente: um atendimento rápido e eficiente ao cliente é de muita importância para consolidação de uma marca no mercado, seja presencialmente ou em um e-commerce;
  • Comunicação: a comunicação assertiva da marca através dos meios comunicativos, também influenciam na percepção do cliente a respeito da marca. O ideal é apostar em mensagens claras e relevantes, que passem a autenticidade da marca;
  • Experiência de compra: o investimento em um sistema de vendas eficaz e intuitivo é outro pilar fundamental para um bom Brand Experience, além de formas de pagamentos flexíveis e a garantia de entrega segura e rápida;
  • Experiência pós: garantir uma boa experiência de pós compra ao cliente também é um dos elementos do Brand Experience, dessa maneira, investir em suporte caso necessário e programas de fidelização podem manter os clientes satisfeitos e engajados cada vez mais com a proposta da marca;

Agora que você já conferiu como dar os primeiros passos no brand experience, confira qual a importância de colocá-lo em prática em seu negócio.

A Importância da Brand Experience

Confira a seguir o que torna o Brand Experience uma ótima oportunidade para fidelização e humanização de marca no mercado, gerando consumidores que reconheçam valor na relação marca-consumidor.

Fidelização de Clientes

Ao investir fortemente em uma boa experiência de marca, pode-se criar um senso de pertencimento aos clientes, além de laços emocionais e consequentemente gerando a fidelização.

Outro ponto positivo, é que quanto mais satisfeitos estejam os clientes, mais chances existem de continuarem comprando e recomendarem a marca para seus amigos e familiares.

Diferencial Competitivo

O diferencial competitivo é outro motivo que torna o desenvolvimento de um bom brand experience fundamental para consolidação de marca. Isso ocorre devido a saturação do mercado em relação a produtos e serviços similares.

Dessa forma, investir em diferenciais para sua marca é fundamental para ultrapassar a concorrência e se destacar positivamente.

Melhoria do Desempenho Financeiro

Empresas que investem na criação de experiências de marca positivas geralmente experimentam um melhor desempenho financeiro. Isso pode se manifestar em aumento das vendas, margens mais altas, maior participação de mercado e valorização da marca.

O valor obtido vai muito além do monetário, visto que quanto melhor o investimento no brand experience, maior será o valor agregado aos produtos vendidos.

Engajamento do Cliente

A experiência de marca envolvente é memorável e pode aumentar o engajamento do cliente. Isso pode se traduzir em interações mais frequentes com a marca, maior participação em eventos, mídias sociais e outras atividades relacionadas à marca.

Exemplos de Experience de Sucesso

Confira alguns exemplos de Brand Experience que são um sucesso para se inspirar:

Apple


A famosa marca da maçã é um ótimo exemplo de brand experience de sucesso. Isso porque a Apple garante muito mais que qualidade de produtos, toda experiência antes e pós aquisição de produtos se aproximam emocionalmente dos consumidores.

Apple

Durante a visita em lojas físicas, a Apple faz com que seus consumidores tenham uma experiência diferenciada, visto que podem utilizar os produtos antes de realizarem a compra, além de todo atendimento personalizado.

Outro ponto importante, é que até mesmo as embalagens do produto são pensadas para que os clientes tenham uma experiência premium.

Starbucks

O Starbucks é uma marca de cafés conhecida em todo mundo, o que muitos não sabem é que toda experiência criada pela marca, que vai desde as decorações das lojas, pedidos personalizados, programas de fidelidade e produtos (como copos por exemplo), fazem parte de um Brand Experience de sucesso.

Starbucks


Essa estratégia adotada pela queridinha dos amantes de café, possui como objetivo criar laços emocionais e gerar senso de pertencimento aos consumidores. Ou seja, ao consumirem os produtos, os clientes se sentem valorizados pela marca.

Para manter essa consolidação no mercado, o Starbucks está constantemente investindo em ideias inovadoras, treinamento para colaboradores e parcerias que se aproximam do perfil da persona do grupo.


Outros Exemplos

Além dos exemplos citados acima, existem outros cases de sucesso que podem servir como estímulo para te auxiliar no processo de criação de um Brand Experience.

Ray Ban

A marca de óculos já investe em tecnologia e inovação em seus produtos há muitos anos, porém, a nova loja de Nova Iorque agora conta com uma impressora 3D para que os clientes tenham a oportunidade de criar suas próprias armações, totalmente personalizadas.

Ray-Ban


Além de ativar a criatividade dos consumidores, é um grande marketing da marca. Como uma forma de se aproximar ainda mais dos clientes, a marca disponibiliza um oftalmologista em que as consultas são agendadas pelo site, e após a consulta já saem com o diagnóstico e indicação personalizada dos melhores produtos para cada caso.

Coca-Cola

Consolidada no mercado há décadas, a Coca-Cola é um exemplo clássico de marcas que se aproximam de seus consumidores através de boas lembranças e experiências.


Coca-Cola


Mas como uma marca consegue chegar onde a Coca Cola chegou? O sucesso da marca de refrigerantes começa com um bom posicionamento e comunicação com seus consumidores.

Uma campanha que fez muito sucesso foi as latas personalizadas com nomes, incentivando os consumidores a postarem suas latinhas e contarem suas histórias. O sucesso foi tão grande que em muitos locais o estoque acabou em menos de 24 horas.

Estratégias para Construir uma Brand Experience Memorável

Para construir uma brand experience memorável, é essencial adotar estratégias que envolvam todos os aspectos da interação entre a marca e o consumidor. Confira alguns deles:

Defina um Público Alvo

Antes do lançamento da marca ou, até mesmo, se a marca já for consolidada no mercado, é necessário conhecer a fundo a persona envolvida. Por isso, trace o perfil ideal do seu público alvo.

Defina os gostos, costumes, quais as necessidades e os desejos do cliente ideal e através disso, será possível definir outros pontos importantes que levarão sua marca ao sucesso.

Consistência da Marca


Como abordado anteriormente, uma marca bem consolidada necessita de consistência. Dessa forma, existem alguns pontos que são fundamentais para o sucesso, confira:

  • Identidade de Marca:  O desenvolvimento de uma identidade de marca marcante e que possua criatividade auxilia no processo de criação e cativação de novos leads. A identidade de marca se trata de todos os elementos visuais apresentados ao público, por exemplo: o logotipo, tipografia, tom de conversa e etc. 
  • Experiências Personalizadas:  proporcionar experiências personalizadas para cada cliente é uma ótima forma de criar laços emocionais. Além disso, com o avanço tecnológico se tornou possível algumas estratégias como:  recomendação de produtos, envio de mensagens e e-mails personalizados, cupons de desconto e até mesmo programas de fidelização;

Personalização do Atendimento

O atendimento ao cliente é uma ótima estratégia de fidelização. Seja no atendimento presencial ou remotamente, isso porque, quanto melhor for a experiência do cliente em determinadas situações, maiores as chances de promoção da marca.

Além disso, um atendimento humanizado  e personalizado se torna ainda mais importante. Para isso, é necessário o investimento em treinamento para os colaboradores como uma forma de garantia de que o contato com o cliente se torne uma boa experiência.

Avaliação Contínua dos Métodos

Para ter certeza que as estratégias adotadas estão dando certo, é necessário realizar um acompanhamento contínuo de todo processo e além disso, realizar avaliações periódicas.

Isso porque, através das avaliações será possível identificar os ajustes necessários às técnicas aplicadas e desenvolver uma constante evolução, fazendo com que a Brand Experience fidelize a longo prazo os consumidores, sempre com relevância e eficácia.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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