Você provavelmente já ouviu falar em certificado digital e, para entender o impacto deste modelo de certificação, pense um pouco sobre as perguntas a seguir.

Já teve que estar presente em algum lugar para assinar um documento importante, mas não pôde comparecer?

Sua empresa já perdeu uma boa negociação — com empresas de outro estado ou até mesmo de outro país — por motivos similares?

Já precisou trocar arquivos por meio digital, mas você ou a outra parte ficaram receosos em relação à legitimidade dos documentos?

Se você já passou por alguma das situações acima, certamente vai entender a importância e a utilidade da certificação digital para empresas. Se ainda não passou por nada semelhante, saiba que o número de transações online tem aumentado a cada ano e o seu negócio pode ficar para trás se não se adaptar.

Quer entender os motivos disso e o porquê a sua empresa necessita de um certificado digital? Neste post, apresentamos tudo o que é preciso saber, confira!

 

Afinal, o que é certificado digital?

 

Imagine que exista uma forma de comprovar a identidade eletrônica da sua  empresa, uma identidade semelhante ao CPF ou ao CNPJ que não deixe dúvidas sobre a legitimidade de um documento fiscal importante, como a  emissão notas fiscais, ou de contratos. Imaginou? Basicamente, isso é um certificado digital.

Os tipos mais comuns de certificado são o A1 e o A3, que se diferenciam principalmente pela data de validade e tipo de uso/armazenamento.

Com ele, é possível garantir:

 

  • a identidade da empresa;

  • a integridade e a confidencialidade dos conteúdos;

  • a segurança relacionada à assinatura de documentos via Internet.
     

Por meio de um sistema de criptografia e da validade conferida por uma Autoridade Certificadora (responsável por emitir os certificados), a assinatura digital assegura a autenticidade de qualquer arquivo ou transação, e os documentos passam a ter validade jurídica.

 

Como funciona e para que serve o certificado digital?

 

De modo geral, a pessoa jurídica é associada a um par de chaves criptográficas (pública e privada) por meio da certificação digital para empresas, a qual é assinada por uma Autoridade Certificadora (AC) que garante a autenticidade das informações. Vale ressaltar que a AC deve ser devidamente habilitada pela Receita Federal.

Dentre as Autoridades Certificadoras mais conhecidas, podemos destacar: Serasa, Autoridade Certificadora Brasileira de Registros e Fenacon. Alguns dos documentos necessários para atestar os dados empresariais são o Contrato Social, o CNPJ e os documentos pessoais do responsável pela empresa.

Pela segurança ocasionada por tudo isso, podemos afirmar que o certificado digital serve para desburocratizar processos e torná-los mais rápidos. A assinatura digital torna muito mais fácil liberar documentos oficiais para órgãos do governo, parceiros da empresa ou até para  clientes, sem a necessidade de ter alguém presente em determinado local somente para assinar um papel.

A certificação é um meio de fazer com que as  negociações remotas sejam reconhecidas e tenham validade jurídica. Ao mesmo tempo, ainda reduz custos e economiza tempo dos empresários, gestores e colaboradores da empresa. Ou seja, esse tipo de  tecnologia serve para facilitar e otimizar processos.

 

Por que a certificação digital para empresas é necessária?

 

Depois de observar as vantagens mencionadas no tópico anterior, fica fácil saber o porquê a sua empresa precisa ter um certificado digital, não é?

Mas queremos ressaltar outros aspectos importantes da certificação digital para empresas. Já vimos a utilidade geral dos certificados, então agora confira finalidades específicas:

 

  • Enviar declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, entre outras;

  • Assinar contratos via Internet;

  • Garantir a legitimidade de notas fiscais e escriturações;

  • Realizar transações bancárias;

  • Poupar tempo e dinheiro em razão de não precisar se deslocar para assinar documentos, por exemplo;

  • Aumentar a rapidez em diferentes processos, como firmar parcerias com  fornecedores ou prestadores de serviços;

  • Vincular o certificado A1 ou A3 no  sistema ERP para conseguir realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas.
     

Percebe a importância dessa solução para o seu negócio?

Em uma época pautada pela tecnologia, na qual a Internet é utilizada diariamente em empresas de pequeno, médio e grande porte, é imprescindível contar com a solução da certificação digital para empresas, a qual garante a autenticidade de documentos e a segurança das transações online.

Quando o assunto é sobre as tendências da transformação digital, sua empresa não pode ficar de fora. O certificado digital você já conheceu, então agora  conheça mais 6 requisitos essenciais para o futuro do trabalho!

 

Construa um negócio de sucesso!

 

A emissão do certificado digital é um diferencial que pode tornar o seu negócio mais competitivo quando analisamos as tendências de transformação do mercado. Para isso, sua empresa deve estar bem estruturada para atingir os resultados esperados.

Então, é essencial que você conheça todos os passos que envolvem a construção de um negócio de sucesso, desde a criação de uma proposta de valor e um MVP até o controle, gerenciamento e expansão. Para te ajudar nisso, nós temos um curso completo de formação empreendedora, no qual você vai aprender tudo que envolve a construção de uma empresa de sucesso!

Pronto para alavancar seu negócio? É só clicar no botão abaixo e conferir o curso!

Este post foi criado pelo GestãoClick, software de gestão empresarial online. Com o GestãoClick, você otimiza processos, elimina erros e retrabalhos em um único lugar, focando no que realmente importa, as vendas!