O que é um CNPJ?
Como abrir um CNPJ para a sua empresa?
Como abrir um CNPJ MEI gratuito?
Qual o valor para se abrir um CNPJ?
Dica de Empreendedor!

Aprenda o que é CNPJ e o que é preciso para abrir o da sua empresa!

Saiba como o CNPJ pode beneficiar o seu negócio e compreenda o motivo de não ser indicado somente para grandes empresas.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Aprenda o que é CNPJ e o que é preciso para abrir o da sua empresa!

O CNPJ é o essencial para quem deseja pagar menos impostos que uma pessoa física e poder emitir nota fiscal, além de abrir várias possibilidades de recebimento dos clientes.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é um CNPJ?
  • Como abrir um CNPJ para a sua empresa?
  • O que é preciso para ter um CNPJ? 
  • Como fazer CNPJ MEI gratuito? 
  • Qual o valor para se abrir um CNPJ?

Quer saber mais sobre o CNPJ e o que é preciso para abrir um? Então, continue a leitura desse artigo!

O que é um CNPJ?

CNPJ é a sigla utilizada para o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, é desta maneira que a Receita Federal controla e identifica as organizações e suas finanças.

Assim como o CPF ( Cadastro de Pessoa Física) ,obrigatório a todos os cidadãos, o CNPJ é obrigatório a todas as empresas. Através desses 14 dígitos seu negócio é identificado no banco de dados, onde é possível gerenciar as informações cadastrais das pessoas jurídicas.

As informações contidas neste documento são:

  • Nome fantasia;
  • Endereço;
  • Data de abertura;
  • Razão social;
  • Descrição da atividade;
  • Natureza jurídica;
  • Telefone e e-mail.

Como abrir um CNPJ para a sua empresa?

O CNPJ faz parte das prioridades quando o assunto é a  abertura de uma empresa, sem ele a  sua empresa não existe em meios legais. O processo é realizado presencialmente ou online, no portal da própria Receita.

A seguir mostraremos o passo a passo!

1- Conheça o formato da sua empresa

O primeiro passo é saber se você se encaixa como MEI ou não. Caso seu faturamento anual seja menor que R$ 60 mil, você é um Micro Empreendedor Individual e poderá criar com maior facilidade seu CNPJ, explicaremos mais sobre neste artigo.

2- Preparar os documentos e definir sua atividade principal

O segundo passo para solicitar um CNPJ é definir a natureza jurídica do seu negócio, posteriormente, com a ajuda de um profissional de Contabilidade, é necessário definir o regime tributário da empresa, a área de atuação segundo o CNAE e a elaboração do Contrato Social.

Para abrir um CNPJ para uma empresa com grande faturamento e um CNPJ MEI são necessários alguns documentos. A documentação essencial para o primeiro grupo é:

  • Documentação original e cópia da carteira de identidade e CPF de todos os sócios; 
  • IPTU com o endereço da empresa;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação do documento de arrecadação da Receita Federal ( DARF) e do documento de arrecadação estadual ( DARE);
  • Contrato Social registrado na Junta Comercial e assinado por duas testemunhas e pelos sócios ( se você tiver sócios). 

Mas não para por aí. É bom lembrá-lo que em seu contrato social deve constar as informações referentes ao dono da empresa, além do capital social dela e a sua jurisdição e o regime tributário, bem como as responsabilidades econômicas dos sócios para com o negócio.

Por mais que você pense que essa é uma burocracia desnecessária, é ela quem permite que a sua empresa se encontre dentro da lei e que seu patrimônio seja respaldado, caso o negócio sofra alguma acusação na justiça.

E aí, já separou seus documentos? Entenda que essa tomada de decisão fará total diferença para a sua empresa. Mas você já tem o seu empreendimento? Ainda não? Então, baixe a nossa planilha sobre Investimentos Iniciais para a abertura de negócios.

Com ela, você irá calcular todo o valor inicial investido na consolidação do seu sonho e, assim, criará o hábito de manter uma boa gestão financeira na sua empresa. Baixe já!

Planilha Investimentos Iniciais para abertura de Negócios

3- Fazer a solicitação à Receita Federal

Você pode fazer a solicitação do CNPJ presencialmente ou online através do aplicativo Coletor Nacional. No aplicativo terá um formulário cadastral a ser preenchido, onde será solicitado todos os documentos necessários de acordo com a natureza jurídica do seu negócio.

Como abrir um CNPJ MEI gratuito?

Atualmente, existem milhares de pessoas que trabalham por conta própria e desejam saber como fazer o CNPJ MEI para pequenas empresas. Assim, abrir esse tipo de CNPJ é muito mais tranquilo.

Nesse sentido, para ter o MEI basta que você vá ao site do Portal do Empreendedor e faça seu cadastro. É bem simples. Já no site, você irá clicar na aba empreendedor, no lado esquerdo da sua tela e após isso, dará o próximo clique na parte em que consta a seguinte legenda: "Quero ser MEI”.

No entanto, não se esqueça, é de grande importância separar a documentação necessária para se tornar um microempreendedor individual mei:

  • Ter cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal;
  • RG, Título de eleitor, endereço residencial e contato 
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Informações do seu negócio, como qual a atividade econômica desempenhada, a atuação e a localidade dele;

Assim, o próximo passo será clicar na aba “Formalize-se” e crie a sua conta, caso esse seja o seu primeiro acesso e nunca o tenha realizado antes.

Desse modo, serão solicitadas algumas informações, como o número do recibo da declaração do Imposto de Renda, entre outras. Então, é só preencher o que lhe foi pedido e concluir a inscrição.

Fique atento sobre o fato de seu negócio estar ou não nas ocupações que o MEI pode realizar. Para isso, há uma lista a qual você pode acessar sobre essas atividades permitidas.

Esse passo a passo foi útil a você? Então espere até o próximo tópico, nele iremos informar os valores gastos para a criação do CNPJ MEI.

Qual o valor para se abrir um CNPJ?

O valor para se abrir um CNPJ MEI varia até R $53,00 por mês, não mais que isso. Porém, lembre-se: você só pode fazer um se faturar até R $6.700,00 por mês.

Além disso, abre portas para diversos benefícios como o salário maternidade e a aposentadoria. No entanto, é bom não esquecer de declarar o faturamento do empreendimento.

Isso se enquadra nas obrigações do MEI, que são muitas e devem ser seguidas à risca, como as obrigações trabalhistas e tributárias.

Nesse sentido, pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional e as Declarações Anuais de Faturamento são obrigações que não devem ser esquecidas. Ao contribuir de maneira certa, o maior beneficiado é você.

Outro ponto a ser mencionado é o fato de que a pessoa jurídica CNPJ MEI pode firmar contrato de trabalho só com um funcionário. Então você não poderá contratar vários colaboradores, apenas um.

No caso de optar pela contratação de alguém, é necessário ficar atento às obrigações trabalhistas dessa pessoa, como contribuir mensalmente com FGTS e o INSS, além de ter que apresentar todo ano a Relação Anual de Empregados ao Ministério Público do Trabalho.

Entendeu quais são as obrigações do MEI e como o seu negócio pode melhorar com ele? Então vamos para a próxima dica.

Dica de Empreendedor! 

Nesse artigo, você aprendeu um pouco mais sobre como criar um CNPJ e como ele pode beneficiar tanto o grande como o microempreendedor.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.