O que é o ciclo operacional?
A importância do ciclo operacional
Como calcular o ciclo operacional?
Dica bônus

Entenda como o ciclo operacional funciona em um negócio

Aprenda o conceito de ciclo operacional, como medir o seu e como ele pode ser utilizado de forma benéfica para o seu negócio.

João Henrique
Por: João Henrique
Entenda como o ciclo operacional funciona em um negócio

Alguns conceitos podem ser muito importantes para o desenvolvimento dos seus negócios, o ciclo operacional é um deles.

Ele pode auxiliar na visualização da sua operação de uma forma mais clara e ser um ponto de apoio essencial na tomada de decisão, quanto aos investimentos a serem realizados.

Neste artigo iremos esclarecer mais esse assunto por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o ciclo operacional?
  • A importância do ciclo operacional;
  • Como calcular o ciclo operacional?

Então, antes de mais nada, vamos ao conteúdo!

O que é o ciclo operacional?

O ciclo operacional é o período que compreende o intervalo de tempo necessário para que a empresa consiga realizar suas tarefas operacionais, desde o recebimento dos insumos passando por todas as etapas necessárias para o produto ser vendido ao cliente final e a empresa receber o pagamento acordado.

Essencialmente, quanto menor for esse ciclo operacional, melhor para a empresa, pois assim ela chegaria ao recebimento em menor tempo. Isso acontece por conta da influência que o tempo para realizar essas atividades têm sobre os custos da organização.

O ciclo operacional pode ser um importante fator na tomada de decisão acerca de investimentos, mas também não é o único. Para ter sucesso com as finanças é imprescindível que você conheça os conceitos básicos que rondam a vida financeira de qualquer empresa, como exemplo lucros, despesas, gastos e custos.


O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Agora que você já conhece o conceito de ciclo operacional e alguns tópicos principais da gestão financeira, que tal saber mais sobre a importância desse ciclo?

A importância do ciclo operacional

Saber o ciclo operacional da sua organização pode ser importante em vários aspectos. Um dos mais importantes é que, ao conhecer o ciclo operacional, você saberá qual o prazo médio de recebimento.

Esse quesito permite que você tenha a noção de quando será possível realizar investimentos, ter necessidade de capital, comprar materiais e mais informações sobre o capital de giro, análise do fluxo de caixa, contratação de serviços e outros.

Além disso, você também poderá avaliar se esse período está adequado e assim trabalhar nas causas da extensão do mesmo, diminuindo-o

Como calcular o ciclo operacional?

Para calcular o ciclo operacional de uma empresa existe uma fórmula matemática muito conhecida e aplicada no mundo dos negócios:


Para realizar esse cálculo, é necessário saber o Prazo Médio de Estocagem (PME), que seria o tempo gasto estocando o produto ou parte dele. Ele compreende desde o início da aquisição da matéria-prima até a resposta positiva do cliente, finalizando a compra.

Já o Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR), leva em conta o momento que o cliente deu a resposta afirmativa até o momento em que você recebe o pagamento feito pelo mesmo. Nesse caso, não entra o prazo de pagamento a fornecedores.

Nos casos de o negócio só trabalhar com produtos vendidos à vista, o cálculo do ciclo operacional leva em conta apenas o Prazo Médio de Estocagem.

Dica bônus

Para se desenvolver melhor no mundo das finanças e fortalecer o negócio em que você trabalha, adquirir mais conhecimentos nunca é demais!

Pensando nisso, que tal dar um passo a mais rumo a uma educação financeira de qualidade?

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.