O que é curva de valor?
Aqui vai um presente para você!
Veja na videoaula o funcionamento da planilha curva de valor
Encontrando o seu Diferencial
Gráfico da Análise da Curva de Valor
Quer conhecer mais funções do Excel?

Curva de Valor: avalie seu negócio

Aprenda a utilizar o Excel para calcular a curva de valor da sua empresa e fazer análise comparativa do seu negócio com dos concorrentes para sair na frente!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Curva de Valor: avalie seu negócio

Para quem tem uma empresa ou é empreendedor e reconhece a importância de se diferenciar dos seus concorrentes, a Curva de Valor permite visualizar qual é a oferta de valor e benefícios dos concorrentes e qual inovação vai permitir fazer a diferença nos pontos que ainda não estão sendo atendidos!

Mas o que seria exatamente a curva de valor?

O que é curva de valor?

A Curva de Valor é uma poderosa ferramenta para análise comparativa dos valores do seu negócio com exemplos e informações simples e objetivas baseadas na metodologia do livro "Business Model Generation".

É uma ferramenta essencial para encontrar um nicho de mercado diferente do que já existe e permite navegar em oceanos azuis, onde a concorrência não chega.

E então, preparado para aprender a fazer a curva de valor de uma empresa e saber como aplicar a estratégia do oceano azul? Continue lendo o artigo.

Aqui vai um presente para você!

Gostaria de uma ferramenta com a capacidade de fazer a análise comparativa dos valores do seu negócio? Então a Curva de Valor é para você!

Pensando nisso, criamos a Planilha de Curva de Valor, que permite visualizar qual é a oferta de valor e benefícios dos concorrentes e qual inovação vai permitir fazer a diferença nos pontos que ainda não estão sendo atendidos!

Preparado para levar o seu negócio a um outro nível? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!


planilha curva de valor

Veja na videoaula o funcionamento da planilha curva de valor

Agora que você já assistiu uma prévia do funcionamento da planilha, vamos ao passo a passo para que você fique mais próximo da curva de valor do oceano azul.

Encontrando o seu Diferencial

O primeiro passo para utilizar a planilha é personalizá-la.

Na primeira coluna, é preciso colocar o nome de sua empresa e das empresas concorrentes que serão analisadas. A curva de valor é feita por meio da comparação entre as empresas.

O segundo passo é adicionar à primeira linha da tabela as principais características que geram valor para negócios do seu setor.

Personalização da Curva de Valor


Abaixo temos algumas dicas que auxiliarão no preenchimento da planilha de valor e criação da curva de valor:

  1. Selecione sempre os valores mais importantes para o seu mercado e segmento de clientes alvo! Só coloque valores realmente importantes, mas não esqueça nenhum!
  2. Os atributos selecionados são benefícios ou são apenas características do seu negócio? Não esqueça que benefício é algo que seu cliente deseja! Foque na necessidade que você atende em seu segmento!
  3. Verifique se seu negócio proporciona redução de custo ou aumento de receitas em relação ao que já existe no mercado!
  4. O padrão da sua curva de valor está muito parecido com o padrão do mercado? Então tente fazer diferente! Pense fora da caixa!
  5. Use o Google, faça pesquisas de mercado! Procure saber se tem alguém ou alguma empresa que já tenha o que você precisa!
  6. Não reinvente a RODA.
  7. O que verdadeiramente importa é estar oferecendo um padrão de valor diferente dos já existentes.
  8. Lembrando que não existem respostas certas ou erradas. O importante é você identificar se de fato está oferecendo valor para o mercado que quer atingir e ter certeza que está oferecendo um padrão de valor diferente dos já existentes.

Após personalizar a planilha e colocar as características de valor, é preciso preenchê-la dando uma nota de 1 a 10 para cada característica de cada empresa analisada.

Como você pode ver na tabela exemplo abaixo, nós fizemos a comparação entre as lanchonetes MC Donald's e Papas.

Notas para as empresas

Gráfico da Análise da Curva de Valor

Após preencher a tabela inicial, o próximo passo é analisar o gráfico de curva de valor, onde a comparação entre as empresas fica mais visível, possibilitando ao empreendedor enxergar onde é preciso melhorar ou fazer diferente do que já é feito. Volte à 8 dicas acima para ajudar nesta análise.

No nosso exemplo, podemos ver onde o MC Donald's é mais forte e onde a lanchonete Papas precisa melhorar para se tornar mais competitiva.

Gráfico Análise entre concorrentes


E então, conseguiu aprender a como analisar a curva de valor?

Quer conhecer mais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Curva De Valor

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.