home
Logo Voitto
  • Home do Blog

  • Materiais Educativos

  • Segmentos

  • Lean Seis Sigma

  • Metodologia Ágil

  • Microsoft Excel

  • Power BI

  • Liderança

  • Gestão

  • Finanças

  • Empreendedorismo

  • Tecnologia e Inovação

  • Carreira

  • Cursos

  • Colunistas

  • Sobre Nós

  • Voitto Casts

  • Seja um colunista

Thiago Coutinho 22/11/2017 - 3 mins de leitura

Curva de Valor: o que é e pra que usar?

Aprenda a utilizar o Excel para calcular a curva de valor da sua empresa e saia na frente dos concorrentes!

A Curva de Valor é uma poderosa ferramenta para análise comparativa dos valores do seu negócio com exemplos e informações simples e objetivas baseadas na metodologia do livro “Business Model Generation”.

Para quem tem uma empresa ou é empreendedor e reconhece a importância de se diferenciar dos seus concorrentes, a Curva de Valor permite visualizar qual é a oferta de valor e benefícios dos concorrentes e qual inovação vai permitir fazer a diferença nos pontos que ainda não estão sendo atendidos! É uma ferramenta essencial para encontrar um nicho de mercado diferente do que já existe e permite navegar em oceanos azuis, onde a concorrência não chega.

 

Vamos praticar juntos? 

 

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Para facilitar sua vida, estamos disponibilizando uma planilha incrível para que você possa colocar todo conhecimento adquirido em prática! Está esperando o que? Baixa logo a planilha, leia os estudos e aproveite!

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Encontrando o seu Diferencial

 

O primeiro passo para utilizar a planilha é personalizá-la. Na primeira coluna, é preciso colocar o nome de sua empresa e das empresas concorrentes que serão analisadas. A curva de valor é feita através da comparação entre as empresas. O Segundo passo é adicionar à primeira linha da tabela as principais características que geram valor para negócios do seu setor.

 

 

Abaixo temos algumas dicas que auxiliarão no preenchimento da planilha de valor e criação da curva de valor:

  1. Selecione sempre os valores mais importantes para o seu mercado e segmento de clientes alvo! Só coloque valores realmente importantes, mas não esqueça nenhum!

  2. Os atributos selecionados são benefícios ou são apenas características do seu negócio? Não esqueça que benefício é algo que seu cliente deseja! Foque na necessidade que você atende em seu segmento!

  3. Verifique se seu negócio proporciona redução de custo ou aumento de receitas em relação ao que já existe no mercado!

  4. O padrão da sua curva de valor está muito parecido com o padrão do mercado? Então tente fazer diferente! Pense fora da caixa!

  5. Use o Google, faça pesquisas de mercado! Procure saber se tem alguém ou alguma empresa que já tenha o que você precisa!

  6. Não reinvente a RODA.

  7. O que verdadeiramente importa é estar oferecendo um padrão de valor diferente dos já existentes!

  8. Lembrando que não existem respostas certas ou erradas. O importante é você identificar se de fato está oferecendo valor para o mercado que quer atingir e ter certeza que está oferecendo um padrão de valor diferente dos já existentes.

Após personalizar a planilha e colocar as características de valor, é preciso preenchê-la dando uma nota de 1 a 10 para cada característica de cada empresa analisada. Como você pode ver na tabela exemplo abaixo, nós fizemos a comparação entre as lanchonetes MC Donalds e Papas.

 

Gráfico da Análise da Curva de Valor

 

Após preencher a tabela inicial, o próximo passo é analisar o gráfico de curva de valor, onde a comparação entre as empresas fica mais visível, possibilitando ao empreendedor enxergar onde é preciso melhorar ou fazer diferente do que já é feito. Volte às 8 dicas acima para ajudar nesta análise.

No nosso exemplo, podemos ver onde o MC Donalds é mais forte e onde a lanchonete Papas precisa melhorar para se tornar mais competitiva.

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!