O que são Custos Variáveis?
Qual a diferença entre Custo e Despesa?
Qual a importância de saber os Custos Variáveis?
Exemplos de Custos Variáveis
Custos variáveis em finanças pessoais
Como calcular Custos Variáveis?

Você sabe quais são os custos variáveis? Aprenda a calculá-los na prática!

Mapear custos variáveis é fundamental para que pessoas e empresas consigam ter sucesso financeiro e uma gestão eficiente. Por isso, saiba aqui tudo sobre o tema

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe quais são os custos variáveis? Aprenda a calculá-los na prática!

As maiores preocupações comuns a todas as empresas são quanto às questões financeiras, à lucratividade e à eficiência. Afinal, só através de indicadores e números positivos que as organizações podem prosperar. Por isso, é fundamental conhecer a fundo os resultados da operação, inclusive os custos variáveis.

Como o próprio nome já sugere, esses são os valores que se alteram de acordo com algumas variáveis, como o volume de vendas e de produção. Por isso, é preciso ter um controle de diversos aspectos para uma estimativa assertiva.

O conhecimento dos custos variáveis é essencial para as empresas determinarem seus pontos de equilíbrio e para tomarem decisões importantes relacionadas à estratégia de preços, orçamento e produção. Por isso, você precisa saber a fundo acerca desse conceito!

Mas não se preocupe, aqui você encontrará tudo sobre o tema através dos seguintes tópicos:

  • O que são Custos Variáveis?;
  • Qual a diferença entre Custo e Despesa?;
  • Qual a importância de saber os Custos Variáveis?;
  • Exemplos de Custos Variáveis;
  • Custos Variáveis em finanças pessoais;
  • Como calcular Custos Variáveis?;

O que são Custos Variáveis?

Antes de mais nada, é preciso entender a fundo qual o conceito de custo. Essa é a classificação dada a todos os recursos a serem desembolsados para que uma companhia consiga exercer sua atividade fim, ou seja, produzir bens ou prestar serviços.

Já os custos variáveis, mais especificamente, são aqueles valores a serem pagos que se alteram de forma proporcional ao nível de produção ou ao volume de vendas de uma organização. Ou seja, é impossível inferir que quanto mais a empresa produz ou vende, maior será o custo variável.

Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis?

Os termos fixo e variável já sugerem quais são as diferenças de cada uma dessas classificações.

O primeiro designa aqueles  valores que permanecem iguais independentemente do volume de produção ou vendas.

Um exemplo de custo fixo é o aluguel do espaço de trabalho. Afinal, o valor será o mesmo para meses com mais ou menos horas trabalhadas. Inclusive, em caso de férias coletivas de fim de ano, há a incidência desse valor.

Agora que você já sabe sobre todos os custos fixos e variáveis, é o momento de entender também a diferença entre esses conceitos e as despesas. Confira a seguir!

Descomplique a forma de organizar suas finanças! 

Gerenciar as finanças de uma empresa pode ser uma tarefa complexa, mas é essencial para garantir seu sucesso.

Pesando nisso, a Voitto desenvolveu a Planilha de Gestão Financeira para ajudá-lo nessa missão. Com ela, você poderá ter uma visão clara e organizada de todas as despesas e receitas do seu negócio, o que permitirá tomar decisões estratégicas e evitar prejuízos.

Baixe agora e comece a aplicar os conceitos de gestão financeira para maximizar seus ganhos e ter uma melhor utilização dos seus recursos!

Saiba mais clicando no link:

Kit de Planilhas de Gestão Financeira

Qual a diferença entre Custo e Despesa?

Ao realizar a gestão financeira e organizar o fluxo de caixa de uma companhia, alguns conceitos serão fundamentais. Entre eles estão o custo e a despesa. A classificação correta nesses dois tipos é fundamental para o controle financeiro e de indicadores, como por exemplo da margem de contribuição.

A principal diferença entre os custos e as despesas é a finalidade do gasto. Os custos estão diretamente relacionados com a produção ou aquisição de um bem ou serviço vendidos ou utilizados como atividade-fim.

Já as despesas estão associadas aos desembolsos necessários para manter a empresa funcionando.

Pensando em uma fábrica de roupas é possível considerar o seguinte:

  • Custos: aluguel da fábrica, as matérias-primas (tecidos, por exemplo), a mão-de-obra, os equipamentos e outros materiais necessários para produzir as peças;
  • Despesas: aluguel da sede administrativa, salários e encargos trabalhistas das pessoas alocadas na área de recursos humanos e ações de marketing.

Sendo assim, é comum que todas as organizações tenham tanto custos, quanto despesas. Por isso, é preciso atenção na classificação entre eles.

Além disso, vale ressaltar que ambos os conceitos são importantes na gestão financeira de uma empresa e precisam ser considerados em conjunto para determinar o resultado financeiro das organizações.

Qual a importância de saber os Custos Variáveis?

Saber os custos variáveis é extremamente importante para uma empresa. Afinal, esses valores impactam diretamente na lucratividade e no sucesso do negócio.

Mas, apesar de esse ser o objetivo final, conhecer os custos variáveis também impactam em aspectos como:

Tomada de decisões

Ter uma boa gestão de custos é um dos pontos primordiais para qualquer tomada de decisão estratégica. Afinal, assim os decisores terão em mãos informações fidedignas a respeito de aspectos como:

  • Preço de venda ideal;
  • Custo de produção por unidade produzida;
  • Possibilidade de escalar frentes de negócio;
  • Dados para planejamento financeiro e de produção;
  • Expectativas de gastos em diferentes cenários.

Controle de custos

Saber quais são os custos variáveis permite que a empresa identifique quais atividades ou produtos são mais caros de produzir. Essas são informações essenciais para a otimização da gestão financeira, fazendo com que seja possível:

  • Traçar ações para redução de custos sem comprometer a qualidade;
  • Avaliar processos produtivos mais eficientes;
  • Conhecer os gargalos e encontrar maneiras de reduzir desperdícios.

Determinação do ponto de equilíbrio

Para evitar um dos erros mais comuns na gestão financeira, o conhecimento sobre os custos variáveis é essencial.

As companhias para terem sucesso e poderem garantir a saúde financeira precisam calcular o ponto de equilíbrio. Ou seja, é necessário encontrar a quantidade de vendas necessárias para se alcançar o ponto em que a empresa não está nem lucrando e nem perdendo dinheiro com a operação.

Sendo assim, em um cenário ideal, é o mínimo que a companhia deve possuir de receita para arcar com seus gastos.

Avaliação da rentabilidade

Saber em detalhes quais são os custos variáveis de uma empresa também é fundamental para avaliar a rentabilidade dos produtos e serviços comercializados.

Afinal, só assim, será possível:

  • Conhecer a margem de contribuição de cada produto;
  • Identificar oportunidades para aumentar a rentabilidade geral;
  • Investir em ações que fomentem produtos mais lucrativos;
  • Calcular retornos considerando projeções, inclusive o valor do dinheiro no tempo.

Em resumo, conhecer os custos variáveis é importante para que a empresa possa tomar decisões mais informadas, aumentando assim as chances de que ela seja mais eficiente, competitiva e lucrativa no longo prazo.

Exemplos de Custos Variáveis

Os custos variáveis podem ser diferentes de acordo com o ramo de atuação e com a estrutura de cada empresa. Afinal, esses são pontos que irão direcionar os gastos e estratégias adotados.

No entanto, é possível destacar alguns custos variáveis mais comuns. São eles:

Matérias-primas

Esse é um dos exemplos mais clássicos de custos variáveis. Afinal, o valor gasto em matérias-primas aumenta à medida que a produção aumenta.

Mão-de-obra direta

Outro custo variável é referente aos horários dos colaboradores que trabalham diretamente na produção de um produto ou na prestação de um serviço ligado à atividade-fim da organização.

Quanto mais produtos forem produzidos, maior será esse custo. Inclusive, vale ressaltar que aqui também se encaixam os valores pagos para mão-de-obra temporária.

Comissões de vendas

As comissões de vendas também se enquadram como custo variável. Afinal, elas são pagas de acordo com o volume de vendas. Ou seja, são proporcionais.

Frete

O custo de envio de produtos para os clientes é outro exemplo de custo variável. Ele está diretamente relacionado ao número de encomendas, por isso, quanto mais volumes tivermos, maior será o valor despendido com esse tipo de transporte.

Embalagem

O custo das embalagens dos produtos também é considerado como variável, pois aumenta à medida que o volume de produção aumenta, serão demandadas mais caixas ou outras formas de armazenamento.

Energia elétrica

O custo da energia elétrica utilizada para alimentar a produção ou as operações da empresa é um exemplo de custo variável. Mas, vale ressaltar, que para ser considerado como custo, e não despesa, a utilização deve ser diretamente relacionada aos meios de produção ou prestação de serviços tidos como atividade-fim.

Você sabia que existem custos variáveis também no âmbito de finanças pessoais? Descubra detalhes a seguir!

Custos variáveis em finanças pessoais

Para realizar uma boa gestão das finanças pessoais é necessário conhecer quais são os custos variáveis que podem impactar o seu orçamento.

Nesse âmbito, os custos variáveis são aqueles que se alteram de acordo com o nível de consumo. Alguns exemplos são:

  • Despesas com alimentação;
  • Gastos com transporte;
  • Despesas com lazer;
  • Gastos com vestuário. 

Finalmente, chegou a hora de aprender a como calcular os custos variáveis. Por isso, no tópico abaixo separamos exemplos práticos para que você possa começar hoje mesmo a ter uma gestão financeira mais eficiente na sua organização e na sua vida pessoal. Vamos lá?

Como calcular Custos Variáveis?

O cálculo dos custos variáveis varia de acordo com o tipo de empresa e dos custos específicos envolvidos. No entanto, no geral utiliza-se as seguintes fórmulas para calcular esses valores:

1) Custos Variáveis = Custo Total - Custos Fixos

Ou seja, encontra-se os custos variáveis subtraindo os custos fixos do custo total. Por exemplo, se uma empresa tem um custo total de R$ 100.000 e seus custos fixos são R$ 30.000, tem-se:

Custo Variável = R$ 100.000,00 - R$ 30.000,00 = R$ 70.000,00

No entanto, o uso dessa fórmula pode ser um bom começo, mas é necessário mais detalhamento para se alcançar uma gestão de custos eficiente. Por isso, também é possível utilizar a seguinte fórmula:

2) Custo Variável = Quantidade Produzida x Valor do Custo Variável Por Unidade

Com essa opção, é mais fácil uma visão micro e a avaliação de cada um dos custos variáveis que envolvem a produção.

Como por exemplo, uma companhia produziu em um mês 100 unidades de determinado produto. Cada uma delas possui custo de matéria-prima de R$70,00. Sendo assim, o custo variável de matéria-prima desse mês foi de:

Custo Variável Total de Matéria-Prima: 100 x R$ 70 = R$ 7.000,00.

Outro exemplo que podemos elencar é quando a companhia chega ao seu custo total de variável e depois divide pelo número de quantidades produzidas. Vamos supor um custo de energia elétrica de R$ 20.000 para a produção das 100 unidades. Com isso, temos:

Custo Variável Unitário de Energia Elétrica: R$ 20.000 / 100 = 200/unidade.

Invista no seu futuro!

Um dos principais pilares da gestão eficiente, é a tomada de decisões e previsão de cenários através dos dados. E isso só é possível se a organização utiliza os parâmetros certos em consideração.

Pensando nisso, criamos a Planilha Indicadores Financeiros para as empresas e profissionais que desejam analisar os dados corretos e de forma prática.

Nela, você terá quais indicadores priorizar para as empresas pequenas e de médio porte, além de gráficos gerados para facilitar a visualização e análise dos dados inseridos na ferramenta.

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o download!

planilha indicadores financeiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.