O que é um sistema de avaliação?
Quais são os tipos de sistema de avaliação?
Dicas de como escolher um sistema de avaliação eficiente!
Melhore seu sistema de avaliação!

Descubra qual o melhor sistema de avaliação para medir o processo de aprendizagem

Os setores da educação passam por desafios quando o assunto são os métodos didáticos e a análise do aprendizado. Entenda como os sistemas de avaliação podem ajudar a superá-los.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra qual o melhor sistema de avaliação para medir o processo de aprendizagem

Independentemente do nível de escolaridade, um dos principais desafios do setor é relacionado ao sistema de avaliação. Seja no ensino fundamental ou no superior, o Brasil encontra uma dificuldade muito grande em moldar os critérios de análise da aprendizagem.

O mundo moderno se tornou mais dinâmico. Com isso, os modelos antigos de provas e trabalhos muitas vezes já não são mais suficientes para preparar uma pessoa para o mercado de trabalho.

Sendo assim, é imprescindível buscar a atualização do sistema de avaliação e também dos métodos didáticos. Se você quer entender como é possível adotar um processo de aprendizagem moderno e eficaz, leia esse conteúdo até o final! Aqui você encontrará:

●     O que é um sistema de avaliação?

●     Quais são os tipos de sistema de avaliação?

●     Dicas de como escolher um sistema de avaliação eficiente!

O que é um sistema de avaliação?

Um sistema de avaliação é a forma adotada por entidades para analisar o desempenho de algo ou alguém. No ramo da educação, essa é a maneira de quantificar a aprendizagem de um aluno.

No entanto, por outro lado, o sistema de avaliação também pode ser um termômetro para analisar os processos didáticos. Afinal, por meio dele é possível diagnosticar a melhora do rendimento escolar em diferentes metodologias de ensino.

Pensando nisso, é fundamental que a gestão escolar se volte para entender estrategicamente como fazer com que o sistema de avaliação seja uma forma que condiz realmente com o que os alunos precisarão no futuro.

Para isso, descubra a seguir quais são os principais tipos de sistema de avaliação.

Quais são os tipos de sistema de avaliação?

Antes de aprender a como adaptar os modelos de sistema de avaliação à realidade do seu contexto, é necessário conhecer os tipos aceitos no Brasil. Para te ajudar com isso, preparamos um resumo com as principais modalidades. Confira!

Sistema de avaliação somativa

Esse é o sistema de avaliação mais comum no Brasil. No modelo somativo são atribuídas notas aos alunos periodicamente. As atividades podem ser pontuadas de forma bimestral, trimestral, semestral ou anualmente.

Nesse modelo, o processo de avaliação é contínuo. Por isso, há um conteúdo pensado de maneira cronológica para a construção do conhecimento. Esse sistema conta com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Em termos práticos, o sistema de avaliação somativa segue o modelo tradicional de aulas com cobrança de notas mínimas em provas e trabalhos.

Sistema de avaliação formativa

O sistema de avaliação formativa possui uma proposta diferente da anterior. Nele é possível demonstrar ao aluno todos os seus erros e acertos, como uma maneira de dar feedbacks em diferentes quesitos.

Nesse sentido, se esse sistema de avaliação da educação básica à avançada for implementado, permite com que o aluno saiba exatamente os seus pontos de melhoria e suas características mais fortes.

Sendo assim, esse sistema de avaliação é mais personalizado para a realidade de cada indivíduo. Assim, o processo de ensino para de comparar uma pessoa com a outra e passa a comparar com ela mesma, mostrando a sua evolução ao longo do tempo.

Para isso, comumente são utilizados meios de avaliação de desempenho onde:

●     O aluno avalia e é avaliado o professor;

●     O aluno se avalia;

●     O aluno e o aluno avaliam o processo de ensino.


Já pensou em como seria mais fácil conseguir analisar os dados dos colaboradores da sua empresa? Ou até mesmo do seu ambiente de trabalho? Por isso, preparamos essa planilha exclusiva para te ajudar na hora de elaborar equipes e também conhecer as competências do seu time! Acesse agora mesmo e aproveite!

Clique aqui e faça o download!

Sistema de avaliação diagnóstica

O sistema de avaliação diagnóstica, por sua vez, tem como objetivo identificar as causas de dificuldades pontuais do aluno. Sendo assim, normalmente não é utilizada de maneira isolada.

Esse modelo pode ser aplicado no início do ano letivo, por exemplo. Com ele, será possível entender o nível dos estudantes e fazer eventuais aulas de reforço para que todos partam do mesmo ponto de conhecimento.

De maneira prática, é possível exemplificar a sua utilização em matemática. No início do período de aulas aplica-se uma prova que exige conhecimentos de anos anteriores. Caso haja alguma defasagem, o professor já poderá atuar através de conteúdos que supram esses GAPs.

Sistema de avaliação comparativa

Por fim, há o sistema de avaliação comparativa. Esse modelo também costuma ser utilizado em conjunto com outros tipos.

Uma das provas mais comuns que aplicam esse tipo de avaliação é o  Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nele uma amostra de estudantes do ensino superior é escolhida para testar seus conhecimentos no início e ao final da graduação.

Sendo assim, esse é um modelo que pode ser utilizado de dois em dois anos, a cada ano ou até mesmo no início e no final de um ciclo de aprendizagem.

Vale lembrar que cada nicho possui diferentes necessidades. Por isso, o primeiro passo é entender como as instituições de ensino podem moldar os sistemas de avaliação para a educação infantil, fundamental, ensino médio e superior. Confira agora dicas de como escolher o melhor sistema de avaliação para o seu contexto!

Dicas de como escolher um sistema de avaliação eficiente!

A qualidade de ensino está diretamente ligada às atividades dentro de sala de aula, mas, além disso, também às avaliações externas.

Além disso, pensar em um sistema de acompanhamento do processo de aprendizagem, é também uma maneira de quantificar a eficiência das estratégias de ensino.

Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga adequar a metodologia didática junto a um sistema de avaliação eficiente. Veja a seguir!

Explore as tecnologias

O uso da tecnologia da educação antes era visto como um diferencial. No entanto, hoje em dia é uma obrigação para as instituições de ensino.

Pensando nisso e na educação 4.0, explorar os recursos digitais como jogos, filmes, livros e até mesmo grupos de interações deve ser uma forma de aprendizado.

Com esses meios diversificados, é possível desenvolver competências nos alunos que embasam avaliações formativas também de soft skills. Como por exemplo:

●     Criatividade;

●     Comunicação;

●     Trabalho em grupo;

●     Pensamento crítico.

Além disso, existem inúmeras iniciativas de edtechs que podem ser analisadas como possíveis alternativas para incrementar os modelos de ensino e os sistemas de avaliação.

Dê autonomia para os alunos

Uma das grandes diferenças entre os modelos de ensino dos países desenvolvidos e do Brasil é o processo de aprendizagem. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que os alunos tenham que estudar o conteúdo e as aulas servem apenas para tirar dúvidas.

Além de tornar a aprendizagem mais efetiva, também gera a capacidade dos alunos serem autodidatas.

Essa é uma das melhores maneiras de reduzir defasagens de ensino que podem ser observadas em avaliações diagnósticas. Afinal, os alunos serão capazes de recapitular conteúdos já aprendidos pela sua própria maneira de aprender.

Busque diversificar os modelos de avaliações

Hoje em dia a própria psicologia já traz à tona os diferentes tipos de inteligência. Isso faz com que o setor de ensino tenha a necessidade de saber desenvolver cada um deles e potencializar talentos.

Pensando nisso, além das tradicionais provas, é necessário diversificar os modelos de avaliação. Entre algumas alternativas, estão:

●     Seminários;

●     Apresentações teatrais;

●     Trabalhos manuais como maquetes.


Gostou desse conteúdo? Então continue a acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse, e ainda, não se esqueça de verificar nossa super dica final para você!

Melhore seu sistema de avaliação!

Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.